Início

Projeto Fénix: Formação

Imprimir

No dia 24 de Janeiro decorreu no Auditório Municipal de Resende, a Ação de Formação: Programa Mais Sucesso, Tipologia Fénix, pela Drª Luísa Moreira, Dfenixiretora do Agrupamento de Escolas de Campo Aberto e Coordenadora Nacional do Programa Mais Sucesso Escolar e pelo Dr. José Matias Alves, docente da Universidade Católica e responsável pelo acompanhamento científico do PMSE – Tipologia Fénix.

A Sessão de Abertura contou com as presenças do Presidente da Câmara do município de Resende, Engº António Borges e o Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Resende, Engº Manuel Tuna.

Neste momento de formação, estiveram presentes todos os docentes do 1º, 2º e 3º Ciclos, assim como os do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Resende. A Escola de Mogadouro, perante a impossibilidade de serem contemplados com a visita da Equipa Ama à sua escola, fez-se representar em Resende por uma equipa constituída por seis elementos.

A Ação de Formação iniciou-se com a explicação dos objetivos e metodologias inerentes ao Programa Mais Sucesso Escolar, tipologia Fénix, pela sua própria mentora, Drª Luísa Moreira, que apresentou, ainda, o Eixo II do Projeto Fénix, que surge como uma tentativa de preencher as lacunas verificadas na implementação do Eixo I.

Antes de se dar por encerrado os Trabalhos, o Professor José Matias Alves teceu umas notas para reflexão:

- é necessário aumentar a eficácia do tempo de aprendizagem;

- as escolas Fénix experimentam uma tripla exigência que consiste em todos os alunos obterem melhores resultados, gestão equilibrada de meios e consecução de maior qualidade;

- é imperioso clarificar as metas de aprendizagem nos anos de transição dos ciclos, através do diagnóstico dos problemas e a procura das soluções mais adequadas;

- compreender e conhecer as múltiplas razões que conduzem à resistência à aprendizagem;

- evoluir para um modo mais colaborativo em termos do trabalho docente;

- as turmas de nível poderão ser sustentáveis se significarem mais aprendizagens para todos.

A Coordenadora do Projeto +Cincos, professora Berta Santos, agradeceu a disponibilidade dos ilustres palestrantes, assim como os momentos profícuos de enriquecimento profissional que possibilitaram as suas intervenções.

fenix1

FreshJoomlaTemplates.com
Sunday the 19th. Agrupamento de Escolas de Resende