Início

Erasmus+: Itália 2017

Imprimir

Alunos da Secundária de Resende em Itália

Entre os dias 17 e 25 de março, decorreu em Lucca, na Itália, o quinto "workshop" do projeto "MOVIEing through art into the future".

Cada delegação contou com a participação de quatro alunos, acompanhados por professores envolvidos no projeto. Apenas a delegação alemã esteve representada por seis discentes, em virtude de ter substituído a escola turca na realização do encontro anterior.

No primeiro dia, ocorreu uma sessão de boas vindas por parte da Diretora da escola anfitriã, visitas a aulas, realização de um cortejo pelas ruas da cidade de Lucca e um "buffet" dançante com produtos levados pelas várias delegações internacionais. No segundo dia, realizou-se uma cerimónia de entrega de sementes de camélia por parte de todas as escolas envolvidas, no Jardim de Sant Andrea di Compito, e uma competição de "selfies " com a camélia mais bonita encontrada no local. No terceiro dia, decorreram reuniões de coordenadores, atividades desportivas e uma visita ao centro histórico de Lucca. No quarto dia, realizou-se uma visita à cidade de Florença. No quinto dia, os alunos portugueses foram entrevistados pela turma 3C e realizou-se uma visita ao "Parque do Pinóquio ", em Collodi. No sexto dia, ocorreram vistas à " Cittadella del Carnevale " , em Viareggio, e à cidade de Pisa. O último dia dia foi dedicado a um "workshop" de pinturas em cerâmica e a uma visita às caves de extração de mármore, em Carrara.

"A viagem a Itália realizada pelo grupo Erasmus + foi muito produtiva, pois proporcionou-me experiências que jamais viveria em Portugal ,alargou os meus conhecimentos culturais e linguísticos e pude fazer novos amigos. Ao viver com uma família de acolhimento estrangeira, pude ver até onde a minha capacidade de resolução e compreensão de situações chegava. Com esta viagem sinto-me mais comunicativa ,mais tolerante e europeia " referiu a aluna Maria Cardoso quando questionada sobre a avaliação da sua primeira experiência Erasmus+ . Por sua vez, o aluno Fábio Pimenta afirmou que viagem a Itália contribuiu bastante para o seu enriquecimento cultural . " Foi a melhor semana da minha vida devido ao facto de ter conhecido novas pessoas e conhecer lugares fantásticos. Fomos recebidos de braços abertos por todos os professores, alunos e funcionários do Instituto "Don Aldo Mei" e pela nossa família acolhedora, que era simpática, divertida e maravilhosa. Espero voltar a viajar com o programa Erasmus+ para voltar a ter outras experiências únicas ", acrescentou.

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros

FreshJoomlaTemplates.com
Thursday the 21st. Agrupamento de Escolas de Resende