Aviso
  • Lack of access rights - File '/images/phocagallery/OPE_2018/logo_0bbeacdb8a7fa72c317ae9c0049b43b1_1x.png'
  • Lack of access rights - File '/images/phocagallery/OPE_2018/logo_0bbeacdb8a7fa72c317ae9c0049b43b1_1x.png'

Revista Escolar - Junho 2018

Já se encontra disponível, no menu principal, separador lateral esquerdo -"Revista Escolar", a 3ª edição da Revista Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende.

Convite

"Mercado Antigo" 2018

MA 2018.jpg

Medalhas de honra para o Desporto Escolar

 

As equipas do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Resende de Boccia e Ténis de Mesa confirmaram, nos Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis, realizados em Viseu, entre os dias 18 e 20 de maio, os excelentes resultados obtidos, nas provas do CLDE Tâmega e no Regional DSR Norte.A equipa de Boccia, constituída pelos alunos António Silva, Cláudia Miranda, Cristiana Bernardo, Francisco Correia e Tatiana Rodrigues, foi vice campeã no Nacional. Os alunos estão de parabéns, assim como o árbitro Ricardo Rodrigues, pelo seu excelente desempenho, e os seus Professores Alfredo Ferreira, Marisa Marado e Sandra Sousa.A equipa de Ténis de Mesa, formada pelos alunos Luís Inácio, Daniel Ribeiro, Leandro Loureiro, Rafael Sousa e Rui Paulo, obtiveram um honroso 3.º lugar, por equipas. O Luís Inácio obteve um meritório 6.º lugar, individual, sendo o melhor aluno da zona norte e vice campeão nacional de pares. A todos eles os nossos parabéns assim como ao Professor Sérgio Sousa que liderou a equipa!

 

1º lugar no desporto escolar – Fase Regional - Boccia e Ténis de Mesa

As equipas de Desporto Escolar – Boccia E2 e Ténis de Mesa – juvenis masculinos, da Escola Secundária de Resende, Dom Egas Moniz, classificaram-se em 1º lugar na fase regional apurando-se para os nacionais que decorrerão em Viseu.

Parabéns a todos os participantes, alunos e professores responsáveis, por mais estas conquistas. Todos estamos orgulhosos pela brilhante conquista que é o resultado do empenho, dedicação e esforço dos atletas e professores. Boa sorte para os nacionais.

IMG 20180508 152356IMG 4340IMG 20180508 152433DE-1

Divulgação

Informa-se a comunidade educativa que o acesso ao 6º ebook do projeto, "Escrita em 3 ciclos", se encontra no seguinte link: https://pt.calameo.com/read/0021554195e642eaa1193

Provas: Ensino Secundário Recorrente e Ensino Profissional

Informam-se os alunos que, no período compreendido entre os dias 7 e 11 de maio de 2018, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Resende, irão decorrer as inscrições para a realização:

das provas de avaliação nos módulos das disciplinas em regime de frequência não presencial do Ensino Secundário Recorrente;

- das provas de recuperação dos módulos em atraso dos Cursos Profissionais.

 

Visita de Estudo a Coimbra (30 de abril)

Visita de estudo dos alunos do 3º ciclo e ensino secundário.

Comunicação do Sr Diretor.

Matrículas - Ano Letivo 2018/19

De acordo com a legislação em vigor, informam-se os Pais/Encarregados de Educação que decorre entre o dia 15 de abril e o dia 15 de junho o período normal de  matrículas para ingresso, pela primeira vez, na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. A matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro 2018 é aceite a título condicional, dependendo a sua aceitação da existência de vaga. As que completam 6 anos de idade, em igual período, podem efetuar matrícula no 1º Ciclo se tal for requerido pelo Encarregado de Educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga.

A matrícula é feita via internet, na aplicação informática disponível no Portal das Escolas (https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/07_matriculasnet/289), ou presencialmente nos Serviços Administrativos da Escola Sede ou nos Centros Escolares de Resende, S. Martinho de Mouros e S. Cipriano.

Documentos obrigatórios apresentar no ato da matrícula:

  • Cartão de cidadão do(a) aluno(a), do pai e da mãe;
  • 2 fotografias tipo passe;
  • Cópia do boletim de vacinas actualizado;
  • Documento comprovativo de residência (recibo água, luz, renda…);
  • Declaração da Segurança social com a indicação do escalão de abono de família;
  • Exame global de saúde com a periodicidade de 5-6 anos (os pais deverão marcar consulta no Centro de Saúde e solicitar informação médica para posterior entrega no estabelecimento de ensino).
  • Documento sobre a composição do agregado familiar validado pela autoridade tributária - (Despacho Normativo nº 6/2018 Artigo 2 ponto 3). 

 

Documentos a preencher no ato da matrícula:

  • Ficha de identificação do aluno;
  • Requerimento ao Diretor (autorização de matrícula para crianças que completam 6 anos após 15 setembro);
  • Requerimento de transporte escolar (se necessita);
  • Requerimento de auxílios económicos (se beneficia).

O Diretor,
Manuel Luís da Silva Pereira Tuna

Quinas de Ouro - Prémio Escolar

 

29571358 1797804943859885 4195051767002885434 n   29683547 1797804813859898 157868230551531032 n   Afonsinhos

É com muito orgulho que divulgamos a conquista do prémio Quinas de Ouro, Prémio Escolar, atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol à equipa dos Afonsinhos e ao centro escolar de S. Martinho de Mouros (CESMM).
Quero em meu nome e em nome de toda a Comunidade Educativa do Agrupamento enaltecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Clube “Os Afonsinhos”, em estreita colaboração com os professores e funcionários do centro escolar de S. Martinho Mouros, promovendo o desenvolvimento de valores ligados ao desporto e potenciando o sucesso educativo dos alunos que participam nas atividades do clube.
Muitos parabéns a todos os alunos participantes e, em especial, ao Presidente do clube, Marcos Antunes, e ao Coordenador do CESMM, António Azevedo.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende,

Manuel Tuna 

 

Revista Escolar

 

 

imagem rev A18

 

 

 

 

Novo Projeto Erasmus+ na Escola Secundária

"Take a Chance" é o título do novo projeto Erasmus+ que irá ser desenvolvido na Escola Secundária D. Egas Moniz, nos próximos dois anos, com parcerias da Grécia e da Polónia.

Centra-se nas necessidades das três escolas, tendo por base os dados funcionais do PISA - com destaque para as dificuldades a nível de compreensão da leitura, Ciências e Matemática – e em problemas advindos de enquadramentos sociais e económicos pouco favoráveis.

Os objetivos da cooperação assentam em três níveis: nos professores, nos alunos e na escola. Em relação ao primeiro, pretende-se obter um reforço do perfil profissional dos professores através da participação em cursos de curta duração e oficinas destinadas a melhorar as suas competências e metodologias de trabalho, com ênfase na motivação/competências sociais dos alunos, compreensão de leitura, Matemática e Ciências. No que diz respeito ao segundo, o objetivo será ajudar os alunos na resolução de problemas na sua aprendizagem, na melhoria da sua autoestima e capacidade de integração no grupo. Relativamente à escola, procurar-se-á obter uma equipa enriquecida com novos conhecimentos, habilidades e competências que permitam melhorar o nível de qualidade do trabalho escolar.

O projeto será desenvolvido no âmbito da cooperação internacional, atendendo a que as três escolas têm problemas semelhantes, ainda que diferentes formas de lidar com eles.

 


 

 

Convite à Comunidade Educativa

 

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende convida a comunidade escolar a assitir à peça de teatro "À procura do morto", levada à cena pelo clube de teatro de Escola Secundária de Resende.
A peça será representada no polivalente da Escola Secundária de Resende, no dia 23 de março pelas 21 horas.

 

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende,
Manuel Luís de Silva Pereira Tuna

Nota: Os interessados em assistir à peça de teatro deverão contactar a direção do Agrupamento de Escolas de Resende para adquirirem o bilhete de entrada que é gratuito, até às 17h:30min.

 

O meu futuro ...começa agora

O Meu Futuro 2           cartaz futuro1 

De 26 a 29 de março irá decorrer na escola secundária de Resende o programa “O meu futuro começa agora”.

Durante quatro dias alunos do ensino secundário terão oportunidade de conversar com jovens estudantes universitários de diversas áreas: artes, ciências, direito, engenharias, saúde, etc, em fóruns informais e também de redescobrir o melhor do concelho.
O transporte e a alimentação estarão assegurados, bastando apenas que indiques que os pretendes no ato da inscrição. As refeições terão de ser pagas por ti.
Durante a realização de todas as atividades estarás abrangido por um seguro de acidentes pessoais.
Para te inscreveres tens apenas de preencher o formulário, disponível na direção da escola, e entregares a autorização do teu encarregado de educação até dia 21 de março. As inscrições decorrem até ao dia 21 de março e estão limitadas a 40 participantes.
Podes consultar o programa no site e facebook da escola, bem como no site da câmara municipal.
Se tens dúvidas quanto ao teu futuro e não sabes aquilo que gostavas de fazer na tua vida? Entra nesta aventura e nós mostramos-te!
Uma certeza podes ter: “TU serás quem TU quiseres!”
Consulta o programa.


26 de março - PATRIMÓNIO, CULTURA E TURISMO
09:30h – 10:15h - Acolhimento
10:30h – 12:30h - Conversas de “Café”
12:30h – 13:30h - Almoço
13:30h – 16:00h – Caminhada pelo S. Cristóvão
Apresentação do projeto – “Vivenciar Montemuro”
Visita ao Centro Interpretativo do Montemuro (Feirão)


27 de março - A NATUREZA, O HOMEM, E OS ANIMAIS
09:30h – 10:15h - Acolhimento
Conversas de “Café”
10:30h – 12:00h - Caminhada até Porto de Rei
12:00h – 13:30h - Almoço
13:30h – 16:00h – Conversas de “Café”
Divulgação da Associação de Valorização e Desenvolvimento Rural do Vale do Cabrum – “Bolota”


28 de março - DA TEORIA À PRÁTICA
09:30h – 10:15h - Acolhimento
Conversas de “Café”
10:30h – 12:30h - Conversas de “Café”
12:00h – 13:30h - Almoço
13:30h – 16:00h – Peddy paper em Caldas de Aregos


29 de março - FESTEJAR
(Fórum, educação, sonhos, trabalho, experiência, juventude, amanhã, realização)
09:30h – 10:15h - Acolhimento
Conversas de “Café”
10:30h – 12:30h - Partilha de experiências
12:00h – 13:30h - Almoço partilhado
13:30h – 15:30h - Tempo livre – preparação de uma partilha
15:45h – 19:30h - Preparação do espaço da festa
19:30h – 20:30h – Jantar
20:30h – Festa de encerramento (atuações, partilhas) 

       

Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Resende

Programa: de 19 a 23 de março de 2018

s leitura.programa

Encontros Erasmus+ na Escola Secundária de Resende

Entre 17 e 21de fevereiro, decorreram, em Resende, dois encontros internacionais do projeto “Take a Chance“.Com a duração de três dias, as reuniões de coordenadores contaram com a participação de três professores de cada escola da parceira. As sessões de trabalho incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, na escolha das datas apropriadas para os próximos encontros e na distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira.As atividades de formação decorreram durante cinco dias, tendo incidido na aplicação de novas metodologias ao ensino das ciências e da Matemática.Os forasteiros tiveram ainda oportunidade de realizar visitas de caráter cultural às cidades de Lisboa, Coimbra e Porto.

Ensino Recorrente de nível secundário - Época de Abril

Informam-se os alunos que as inscrições para a realização das provas de avaliação nos módulos das disciplinas frequentadas em regime não presencial do Ensino Secundário Recorrente irão decorrer no período compreendido entre os dias 2 de março de 2018 e 7 de março de 2018, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Resende.
As matrizes das provas de avaliação poderão ser consultadas a partir do dia 19 de março de 2018, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Resende.
Em horário pós laboral, ficará disponível para consulta um dossiê com as matrizes acima mencionadas, na receção da Escola Secundária de Resende.
As provas de avaliação decorrerão entre os dias 16 de abril de 2018 e 20 de abril de 2018.

Comunicação: Alteração da visita de estudo

Por razões logísticas (impossibilidade de conseguir transporte para todos os alunos inscritos) não é possível efetuar a visita de estudo na data programada (23 de março). A visita será efetuada no 3º período, em data a anunciar, depois de serem confirmados os respetivos transportes.

O Diretor, Manuel Luís da Silva Pereira Tuna

A Escola de todos, para todos e com todos!

Esta semana iniciou-se a implementação do Includ-ed no Agrupamento de Escolas de Resende. Acreditar, arriscar, diversificar, implementar, aprofundar, potenciar, educar, incluir… são ações que definem o projeto.
Um enorme obrigado a todos os voluntários que abdicando do seu tempo, contribuem para que os nossos alunos vivenciem novas experiências.
Uma menção de agradecimento aos professores, que estando ou não na implementação das ações de sucesso educativo, acreditam nas mesmas não como um simples show off de autopromoção, mas sim como uma real mais valia em todo o processo de ensino-aprendizagem.
Finalmente, para os destinatários de toda a nossa ação educativa, aqueles que nos motivam a dar o nosso melhor a cada dia, os nossos alunos: intervenham, participem, aumentem as vossas capacidades, construam o vosso conhecimento, diversifiquem as vossas competências potenciando assim o vosso futuro.


Equipa Includ-ed

Lista ordenada de candidatos - H42 Português

Encontra-se disponível para consulta, a lista ordenada dos candidatos admitidos ao horário nº 42, do grupo de recrutamento 300 (Português). 

Consulte aqui

Exames Nacionais do Ensino Secundário e acesso ao Ensino Superior

Informa-se a comunidade educativa que podem consultar nesta página, no item do menu lateral esquerdo "Provas e Exames Nacionais" as seguintes informações:

a) Instruções para a realização de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário, para o ano letivo 2017/2018 - NORMA 1/JNE/2018

b) Guia para a aplicação de condições especiais na realização de provas e exames (necessidades educativas especiais, problemas de saúde, incapacidades físicas temporárias - GUIA para aplicação de CERPE

c) Exames Nacionais do Ensino Secundário e acesso ao Ensino Superior - GUIA geral de Exames

d) Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário - Despacho Normativo nº4-A/2018, de 14 de fevereiro

 

 

“Diferentes olhares” lembram a II Guerra Mundial

Há 73 anos o mundo era bem diferente…

A II Guerra Mundial estava prestes a terminar e o Homem começava a tomar conhecimento da realidade que acabara de criar. Nunca tamanha tragédia tinha assolado a Humanidade.

Por iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, os professores de História promoveram na nossa escola uma exposição, denominada "II Guerra Mundial, diferentes olhares", que esteve patente na Biblioteca entre os dias 29 de janeiro e 9 de fevereiro. Destinou-se a toda a comunidade escolar, tendo sido visitada por alunos de todos os ciclos de ensino do AER, por encarregados de educação, por funcionários, por professores e por elementos da Autarquia. Todos tiveram oportunidade de conhecer melhor fotografias, relatos e testemunhos, filmes, livros que se foram escrevendo e alguns objetos que entre 1939 e 1945 fizeram parte dessa história. Globalmente, a comunidade educativa mostrou-se muito interessada e agradada com a atividade, deixando o seu testemunho num mural elaborado pelos alunos dos nonos anos, sob orientação dos professores de Educação Visual, onde registaram curtas mensagens relativas à temática.

As turmas envolvidas na exposição, fazendo jus ao lema "lembrar para não esquecer", elaboraram mensagens de PAZ que, servindo para decorar o espaço exterior da Biblioteca, também lembram que «a humanidade tem de acabar com a guerra antes que a guerra acabe com a humanidade». – John F. Kennedy

Os Professores de História

 

 

Orçamento Participativo das Escolas

logo 0bbeacdb8a7fa72c317ae9c0049b43b1 1x

Informa-se que se encontra aberto o procedimento para a apresentação de propostas no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas (OPE).
O OPE pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.
Para participar deves escrever um texto com a tua ideia, identificando, claramente, uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possam beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar, com um máximo de 1000 palavras – com ou sem imagem.
A tua ideia pode ser apresentada só por ti ou por um grupo de colegas, no máximo de 5 estudantes, mas terás que recolher o apoio de 5% dos colegas da tua escola, ou seja, eles têm que se identificar na tua ideia escrevendo o nome, número de estudante e assinar.

Estamos a contar com a tua imaginação!

Anexos: link / Regulamento / Modelo de propostas / Apoiantes


Os prazos definidos no âmbito do calendário do OPE são os seguintes

 

  • Desenvolvimento e apresentação de propostas – até 28 de fevereiro, nos serviços administrativos da Escola Secundária de Resende, dirigidas ao Sr. Diretor.
  • Reunião entre o Sr. Diretor e/ou coordenador, professor Sérgio Matos, e os proponentes, sendo possível o aperfeiçoamento, a fusão ou a desistência de propostas – 07 de março 2018 (quarta-feira);
  • Aprovação de propostas – até 12 de março (segunda-feira)
  • Divulgação e debate das propostas – 12 a 20 de março, garantindo que não haja perturbação do funcionamento das atividades letivas;
  • Votação das propostas – 21 de março (quarta-feira);
  • Apresentação de resultados – até cinco dias úteis após a votação - 28 de março (quarta-feira);
  • Planeamento da execução – até fim de maio.
  • Execução – até ao final do ano de 2018.

 

Exposição “II Guerra Mundial: diferentes olhares”

Exp  História JAN

De 29 de janeiro a 9 de fevereiro estará patente, na Biblioteca da nossa Escola, a exposição “II Guerra Mundial: diferentes olhares”, organizada pelos professores de História. Esta é uma exposição evocativa do maior conflito alguma vez travado no nosso planeta.
De 1939 a 1945, o mundo transformou-se. A nossa Europa, em particular, foi severamente castigada. Depois da rendição alemã e do fim do III Reich, o cenário era de um continente destruído: cidades arrasadas, economias debilitadas, pessoas com fome, doentes, sem futuro e sem esperança e milhões de mortos, muitos deles espalhados por ruas e em lugares que cheiravam a morte. A tragédia foi enorme e ainda hoje é difícil avaliar a sua verdadeira dimensão.
Os números são apenas estimativas, mas cada um deles contará uma história e todos esses milhões de pequenas estórias poderão mostrar-nos, no presente, como devemos abraçar a paz e mantê-la como bem mais preciso nas relações entre países e entre nós próprios. Na exposição há olhares de fotógrafos, de escritores, de vítimas, de realizadores, de historiadores, entre outros.

Para lembrar e não esquecer…

 

OCDE, TALIS 2018: Participação no estudo principal

TALIS-18

O Inquérito Internacional de Ensino e Aprendizagem Teaching and Learning International Survey 2018 (TALIS 2018), no qual o Agrupamento de Escolas de Resende irá participar, integra o terceiro ciclo de um estudo desenvolvido no âmbito da OCDE, e constitui a única pesquisa internacional sobre ambientes de aprendizagem nas escolas e condições de trabalho, crenças e expetativas de diretores e docentes.
É docente ou diretor de um agrupamento de escolas ou de uma escola e quer melhorar as aprendizagens dos alunos?
Gostaria que a sua opinião fosse ouvida pelos decisores das políticas educativas?
O TALIS pede aos professores e diretores de escolas que falem sobre as suas experiências, as suas escolas e as suas condições de trabalho.
Em Portugal a coordenação do estudo é da responsabilidade da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, do Ministério da Educação (DGEEC/ME), onde funciona o Centro Nacional TALIS, e o trabalho de campo decorrerá de março a maio de 2018.
Assista ao vídeo TALIS 2018 para obter mais informações ou aceda ao link, phtts://www.youtube.com/watch?v=LJFcfLtZyYk.

Informações-Prova 2017-18

Informa-se a comunidade educativa que o IAVE já disponibilizou as informações-prova (Provas de Aferição; Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário) para o ano letivo 2017/2018. Estas podem ser consultadas, nesta página, no item do menu lateral esquerdo “Provas e Exames Nacionais”.

Ensino Recorrente de nível secundário

Informa-se que se encontram disponíveis para consulta, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Resende, as matrizes das Provas de Avaliação da época de janeiro, referentes ao Ensino Recorrente de nível secundário.
Em horário pós laboral, encontra-se disponivel para consulta um dossiê com as matrizes acima mencionadas, na receção da Escola Secundária de Resende.

Contratação de Escola

Lista de candidatos -Técnico Especializado de Turismo
Disciplina Projeto: TIAAT,TAA,Apoio PAP,FCT
Número de horas: 15
Horário nº 36

Consulte a lista aqui.

Aviso de abertura nº 6/2017 - Contratação de Escola

Informam-se todos os interessados que se encontra aberto, na aplicação informática da DGAE - Direção Geral da Administração Escolar, em http://wwdgae.mec.pt/, o procedimento de seleção e recrutamento de pessoal técnico especializado, em regime de substituíção, para formação no ano letivo de 2017/18.

Designação: Técnico especializado de Turismo

Habilitações: Licenciatura no curso de turismo

Nº de horas: 15

Pode consultar aqui o aviso de abertura.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito da comemoração do dia 3 de Dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizam-se no Agrupamento de Escolas de Resende e durante a semana de 04 a 07 de dezembro de 2017, várias atividades de sensibilização para os direitos da igualdade de oportunidades e não discriminação das pessoas com deficiência.

1cartaz 3-12-2017

Concurso de Ideias da 5.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”

Está a decorrer a Fase 1 - Concurso de Ideias, da 15.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, este ano dedicado ao tema “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”. A fase de candidatura termina no próximo dia 30 de Novembro de 2017.

O Formulário de Candidatura está disponível na plataforma eletrónica específica, a partir do sítio de internet da (DGEstE), acessível através da seguinte hiperligação: http://www.dgeste.mec.pt/fip1718/index.aspx

O prémio visa motivar todos os alunos, Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas. 

 

'Semana da Reflorestação Nacional"

O Agrupamento de Escolas de Resende em parceria com a Câmara municipal irá dinamizar um conjunto de atividades, integradas no projeto "Vamos! Plantar Portugal". Essas atividades realizar-se-ão, em todas as escolas, entre os dias 23 e 29 de novembro.

Segundo intercâmbio de grupos de alunos do projeto "Take a Chance"

Entre os dias 24 e 29 de outubro, decorreu, em Konopiska, na Polónia, o segundo intercâmbio de grupos de alunos do projeto "Take a Chance “. 

Um total de vinte e quatro participantes, de nacionalidade portuguesa, grega e polaca, realizaram atividades respeitantes à temática da compreensão, leitura e escrita de textos. Os alunos resendenses foram brindados com um jantar oferecido por famílias de alunos da escola de acolhimento e tiveram ainda a oportunidade de realizar visitas de carácter cultural ao Museu–Casa Familiar de João Paulo II, em Wadowice, ao complexo de campos de concentração de Auschwitz, bem como aos principais pontos de interesse das cidades de Varsóvia e Cracóvia. 

Erasmus+

Escola D. António José de Castro (EB2)

 

 

 

 

   

 


 

 

Escola Secundária Dom Egas Moniz 

 

 

 

 


 

 

 

Subcategorias

Monday the 18th. Agrupamento de Escolas de Resende