Início

Meeting em Itália

Entre os dias 25 e 27 do passado mês de junho, decorreu em Mazara Del Vallo, Sicília, Itália, o segundo Meeting Transnacional para professores que integram o projeto Erasmus + F.I.L.M., implementado na Escola EB2 e onde estiveram presentes nas sessões de trabalho, a Coordenadora do Projeto, a Professora Paula Lobão e o Sr. Diretor, Manuel Tuna.
Neste último encontro, foi elaborado o relatório final do projeto, atualizada a página Web do mesmo e a plataforma etwinning, entre outros.
Todos os parceiros foram unânimes em considerar que este projeto permitiu alargar o conhecimento dos alunos e de todos os intervenientes na área do cinema, conhecer e aplicar as novas tecnologias apps ao serviço do tema abordado. Além disso, deu a oportunidade a todos os participantes de tomarem consciência que o mundo é mais amplo do que o meio ambiente onde estão inseridos e, ainda, do facto de que somos cidadãos europeus.
Continuaremos a envidar esforços para que a nossa escola e os nossos alunos venham a participar em projectos similares no futuro.

  A Coordenadora, Paula Lobão

I 1 2     IT1 1

Meeting na Lituânia

             

Entre os dias vinte e um e vinte e sete de janeiro, decorreu o meeting em Mazeikiai, na Lituânia, no âmbito do projeto F.I.L.M. do Erasmus + da EB2 de Resende.
A comitiva de Portugal constava de duas professoras e de três alunos envolvidos no projeto que cumpriram um programa de atividades muito variado e interessante. Desde logo, os alunos foram integrados em famílias de acolhimento dos alunos lituanos do nível secundário da escola organizadora: Gabija Gymnasium.
Todos os participantes de nacionalidade italiana, polaca, estoniana e portuguesa puderam apreciar uma calorosa e cultural receção na escola e visitar as suas instalações.
Os trabalhos apresentados diziam respeito às profissões relacionadas com o cinema e às bandas sonoras criadas para o efeito, recorrendo à utilização das novas Apps e programas para edição de músicas.
Houve oportunidade de visitar a capital, Vilnius, e de experimentar a sensação térmica de 15 graus negativos de temperatura. Os alunos portugueses foram ainda protagonistas em gravações cinematográficas com efeitos especiais num estúdio de cinema ao ar livre na Letónia.
Além de serem recebidos na Câmara Municipal da cidade de Mazeikiai, os parceiros frequentaram um workshop numa fábrica de chocolate, visitaram o Museu do Mar em Klaipeda, junto ao Mar Báltico e assistiram a um show de golfinhos e focas que deliciou todos os presentes.
Foi uma experiência única e fria, num país frio de gente muito acolhedora, simpática e bem organizada.

A Coordenadora, Paula Lobão

 2   5

 4   1

Meeting de Portugal

 

Entre os dias 24 e 30 de setembro, realizou-se o Meeting de Portugal, no âmbito do Projeto Erasmus + da Escola EB2.
Todos os países parceiros marcaram presença num total de 26 elementos: 9 professores e 17 alunos da Itália, Polónia, Estónia e Lituânia. Todos os alunos ficaram hospedados nas famílias dos 14 alunos do Clube Erasmus+ e, em conjunto, cumpriram um programa de atividades previsto para essa semana.
Toda a comitiva, acompanhada por dois professores da EB2, visitou o Museu da Imagem e do Movimento em Leiria, passou por Fátima e Coimbra. Além desta viagem, houve um dia dedicado a conhecer o Pinhão e desfrutar de um passeio de barco pela bela paisagem do rio Douro, seguindo-se, na Régua, a partilha de um «picnic» que cada um preparara, após o qual se visitou o Museu do Douro.
O grupo foi ainda recebido nos Paços do Concelho e fez uma visita ao Museu Municipal para melhor conhecer as raízes, tradições e costumes das nossas gentes.
Houve também lugar para frequentarem vários workshops na escola e, no último dia, o Workshop «Dentro da Televisão» realizado na Alfândega do Porto, onde os alunos tiveram a oportunidade de eles próprios dinamizarem um programa televisivo.
Deixo aqui uma palavra de agradecimento a todas as famílias de acolhimento, pela disponibilidade, apoio e participação, nomeadamente no jantar de despedida e ao longo de toda a semana.
Estou certa que foi um Meeting inesquecível que ficará na memória de todos, especialmente dos alunos portugueses, pelos momentos partilhados, pelas trocas culturais e linguísticas e pela amizade que continuará a ser «sustentada» através das redes sociais. 

 

A Coordenadora, Paula Lobão

 Meeting of Portugal

 

The meeting of Portugal of the Erasmus+ Project of the EB2 School of Resende took place from 24th to 30th September.
All the partners were presented in a total of 26 members: 9 teachers and 17 students from Italy, Poland, Estonia and Lithuania.
All the students stayed in the host families of 14 students of the Erasmus+ Club and all together participated in all activities programmed for this week.
The staff were followed by two teachers of our school.
They visited the Image and Movement Museum in Leiria, the Sanctuary of Fátima and Coimbra city.
Another travel took place to the Oporto Wine region more exactly in Pinhão and Régua. Once there they made a trip by boat so that they could see the beautiful countryside of both riverbanks.
In the afternoon everybody shared a picnic by the river Douro and then they visited the interesting Douro Museum.
The group was welcomed at the Town Hall and visited the local museum of Resende where they get in touch with the traditions and ways of living of our people and their roots.
They also took part in different workshops at school and on the last day everybody participated in the workshop «Inside on TV» at Alfândega of Oporto where students had the opportunity to make a TV programme.
All my thanks to all the host families for their disponibility, support and their participation on the farewell dinner as well as during the week.
I believe that this meeting will be unforgettable and will be in our memory for a long time especially on the portuguese students’ minds for the shared moments, exchange of culture and language and friendship that I’m sure it will be sustained through the social networks.

 

Erasmus+ da EB2 na Polónia (maio 2017)

Entre os dias 22 e 26 de maio, decorreu em Tychy, na Polónia, o segundo meeting de alunos com a presença de quatro alunas e professores da EB2 de Resende envolvidos no projeto F.I.L.M..

O grupo partilhou os trabalhos com as escolas parceiras da Estónia, Polónia, Itália e Lituânia. A nossa escola apresentou a curta metragem realizada, cujos atores foram os alunos inscritos no Clube Erasmus+, bem como as Apps elaboradas.

Ao longo dos vários dias, decorreram diversas atividades. destacando-se em Cracóvia a visita a St Mary's Church, a Praça Principal, o Castelo, espaços públicos, a Fábrica de Schindler e locais onde foi rodado o filme «A lista de Schindler». Tendo em conta que esta cidade foi altamente destruída pelas tropas nazis na II Guerra Mundial, foram observados os Guetos para onde eram deslocados os Judeus.

Em Katowice, todos os parceiros visitaram o bairro mineiro de Nikiszowiec e ainda uma mina de carvão a mais de 300 m de profundidade, proporcionando uma experiência invulgar e única.

No âmbito do tema do projeto foi realizada uma visita a uma produtora de desenhos animados e aí o grupo contactou com as várias etapas da realização de um «cartoon», assistindo depois a alguns filmes do género.

Todos ficaram maravilhados com o aspeto arquitetónico e decorativo do Castelo Museu em Pszczyna na Província de Silesia. Seguiu-se uma entrada num Parque onde contactaram com bisontes e outros animais.

Ao longo dos vários dias, as alunas ficaram em famílias de acolhimento, possibilitando-lhes os contactos com a língua, a cultura e hábitos diferentes que permitiram o enriquecimento cultural, social, comunicativo e pessoal.

O próximo país anfitrião será Portugal em setembro.

 


 

Erasmus+ EB2 na Sicília, Itália

 De 29 de janeiro a 4 de fevereiro realizou-se um meeting de trabalho em Mazara Del Vallo, na Sicília, Itália, no âmbito do projeto Erasmus + da EB2 denominado «F.I.L.M.».

A nossa escola fez-se representar pela coordenadora do mesmo, três professores e quatro alunos. Os alunos ficaram alojados em casa das famílias de alunos da escola visitada, tendo a oportunidade de comunicar em inglês e ter contacto com a língua, usos e costumes do país visitado. Participaram em diferentes atividades na escola e fora de Mazara, juntamente com os alunos oriundos da Polónia, Estónia, Lituânia e Itália.

Realizaram-se várias reuniões de trabalho onde foram apresentadas os diferentes trabalhos elaborados pelas diferentes equipas que espelharam o trabalho desenvolvido anteriormente com os alunos no âmbito do referido projeto.

Posteriormente, as equipas dos diferentes países reuniram para preparar os próximos meetings e os trabalhos a apresentar.

O grupo anfitrião recebeu todos os participantes de uma forma calorosa e hospitaleira dando a conhecer a sua escola e os vários pontos de interesse locais.
Este projeto, para além de facilitar o contacto com a língua inglesa, proporciona, aos alunos e professores envolvidos, um contacto com diferentes realidades culturais, escolares e é imprescindível para que cada um se sinta cidadão europeu.

 

EB2 Erasmus + MEETING IN SICILY

The Erasmus+ club visited Mazara Del Vallo in Sicily from 29th January to 4th February. The meeting of work took place there in order to present and prepare works done at schools by the students.

Our school was represented by our coordinator of the project, Paula Lobão, three other teachers and four students. Our boys and girls stayed among families of two Italian students and had the opportunity to practice their English and get in touch with Italian costumes and way of living. Our children participated all along the different activities in and out of Mazara's school with the Polish, Lithuanian, Estonian and Italian students.

Several meetings took place during this period of time where the different works made by all the partners were presented.

The Italian team welcomed all the visitors in a warm way showing their school and city.

This school project is a good way to improve English skills and gives the opportunity to students and teachers to get in touch with other cultural realities which are very important for each one to feel an European citizen.

 

 


 

 

 

Meeting na Estónia

A Escola EB2 integra, durante dois anos, um projeto europeu Erasmus+, em parceira com a Estónia (país coordenador), Lituânia, Itália e Polónia, cujo tema é F.I.L.M. – Fantasy, Illusion, Learning, Making, é o objetivo conhecer todas as etapas que permitem a realização de um filme.

Entre os dias 18 e 22 de outubro, decorreu na Estónia o primeiro meeting transnacional de coordenadores, onde estiveram presentes os professores Paula Lobão, João Figueiredo e o Sr. Diretor Manuel Tuna.

Neste encontro foram estabelecidas as linhas orientadoras do projeto, a calendarização dos próximos meetings e atividades, bem como a criação de uma página weebly e etwinning, onde os parceiros poderão partilhar os seus materiais, trabalhos e aplicações informáticas.

Na escola EB2 está a funcionar o Clube Erasmus+, onde estão inscritos cerca de 20 alunos, que acompanharão e realizarão as atividades previstas.

EB2 School of Resende makes part of a European Erasmus+ Project having as partners Estonia (coordinator of the programme), Lithuania, Italy and Poland. The theme of the project is F.I.L.M. – Fantasy, Illusion, Learning, Meaning, and the Project goal is knowing how to make a film from the beginning up to the end.

From the 18th to 22nd of October, took place the first transnational meeting of coordinators of the Project. The teachers Paula Lobão, João Figueiredo and Manuel Tuna, the headmaster of the school, were there.

On this meeting were established the main headlines of the Project, the calendar of the next meetings and activities, as well the building of a page via webbly and etwinning, where all the partners will share their tools and works.

In our school the Eramus+ club is working with 20 students that will follow and will make the different asked activities.


 

 

FreshJoomlaTemplates.com
Saturday the 17th. Agrupamento de Escolas de Resende