Projeto Comenius em meeting na Suécia

 

Entre 24 a 28 de março de 2014 , um grupo de três professores e duas alunas da Escola Secundária de Resend participou no 4º Encontro do Projeto Comenius "Living near the water, aspects of life", realizado em Byske, na Suécia, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.

O primeiro dia de meeting iniciou-se com as boas-vindas por parte do diretor anfitrião. De seguida, professores e alunos dos vários países participantes realizaram uma visita às instalações da escola e acolhimento. Ao final da manhã e durante a tarde, decorreram apresentações de trabalhos dos alunos, designadamente textos criativos relacionados com a temática do projeto e com uma figura lendária da região de cada escola participante.

Ler mais... Projeto Comenius em meeting na Suécia

Projeto Comenius em meeting em Guadalupe

De 1 a 5 de dezembro de 2013 , os alunos William Dias e Rafael Sousa, acompanhados pelo professor Dionísio Ferreira, participaram no 4º Encontro do Projeto Comenius "Living near the water, aspects of life", realizado em Guadalupe, uma ilha francesa das Caraíbas, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.

 

Ler mais... Projeto Comenius em meeting em Guadalupe

Atividades comenius no 1º período escolar

Entre os meses de setembro e novembro, os alunos inscritos no projeto Comenius realizaram três atividades que irão apresentar no próximo "meeting", em Guadalupe, ilha francesa das Caraíbas.
A primeira atividade constou da elaboração de uma apresentação em powerpoint subordinada ao tema "Hábitos alimentares, componentes da comida e efeitos dos desportos aquáticos no corpo"; a segunda, de uma apresentação multimédia sobre uma atividade de canoagem realizada no rio Douro; finalmente, a terceira, da elaboração de receitas com alimentos oriundos do mar.
O próximo "meeintg" acontecerá entre os dias dois e seis de dezembro.

Dionísio Ferreira, Coordenador do Projeto Comenius

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 22.000 euros.

 

Fórum Permanente: novembro

No dia 13 de novembro, o William e o Rafael, da turma A do oitavo ano de escolaridade, foram os pioneiros na implementação da ação "Fórum Permanente" prevista no Plano de Melhoria TEIP do Agrupamento de Escolas de Resende (AER).

Sob a moderação da professora Emília Fonseca, apresentaram um trabalho que realizaram no âmbito do Projeto Comenius, sobre "Os efeitos do desporto aquático no corpo" e "Hábitos alimentares". De referir que este último tema foi explorado tendo em consideração o questionário aplicado numa amostra de alunos do AER.

Nesta atividade participaram, exemplarmente, os alunos das turmas do sétimo C e do oitavo A, acompanhados pelas respetivas Diretoras de Turma.

Parabéns a todos, em particular ao William e ao Rafael, pela sua apresentação e pela disponibilidade manifestada para dinamizarem nova sessão do Fórum Permanente, na qual pretendem partilhar experiências e saberes adquiridos no âmbito do Projeto Comenius.

Comenius: Alemanha

Projeto Comenius em meeting na Alemanha
De 23 a 27 de setembro de 2013, um grupo de dois professores e quatro alunas da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende , participou no 3º Encontro do Projeto Comenius " Living near the water, aspects of life ", realizado na cidade de Neustadt in Holstein, na Alemanha, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.

alemanha

Ler mais... Comenius: Alemanha

Comenius: Finlândia

Projeto Comenius em meeting na Finlândia

 De 13 a 17 de maio de 2013 , um grupo de três professores   e três  alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz,  de Resende ,  participou no 2º Encontro do Projeto Comenius  Living near the water, aspects of life , realizado na cidade de Lappeenranta,  na Finlândia,  no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida  da Agência Nacional PROALV.

Ler mais... Comenius: Finlândia

Projetos Comenius e Eco-escolas

Projetos Comenius e Eco-escolas realizam atividades em conjunto

Entre os meses de dezembro e março, no âmbito dos projetos Comenius e Eco-Escolas , os alunos do 10º A realizaram entrevistas a dois emigrantes resendenses  e um ecotour aos moinhos de água, em Cárquere.

Para a realização da primeira atividade, procedeu-se à divisão da turma em grupos. Ao primeiro coube a elaboração de uma introdução do trabalho final, em parceria com alunos de uma escola de Trieste (Itália); ao segundo,  a elaboração  e  realização de entrevistas a dois resendenses que utilizaram os caminhos da água para emigrar; por fim, ao terceiro,  a pesquisa de informação sobre os subtemas abordados nas entrevistas  e tratamento multimédia de todo o trabalho realizado  pela turma.

A segunda atividade, que ocorreu na manhã do dia catorze de março, consistiu na realização de uma caminhada entre a escola e os moinhos de água situados na freguesia de Cárquere. No local da vista, os alunos foram informados de todo o processo de funcionamento dos referidos engenhos artesanais.

Estas atividades irão ser apresentadas por três alunos no próximo meeting Comenius, em maio, na Finlândia.

Dionísio Ferreira, Coordenador do Projeto Comenius

 

 Notas:

1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

2- Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 22.000 euros.

 


 

Projeto Comenius em meeting na Itália

De 5 a 10 de novembro de 2012 , um grupo de três professores   e dois alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende ,   participou no 1º Encontro do Projeto Comenius “ Living near the water, aspects of life “, realizado na cidade de Salerno, na Itália, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.           

Ler mais... Projeto Comenius em meeting na Itália

Novo projeto Comenius na Escola

 Living near the water, aspects of the life é o título do novo projeto Comenius já em desenvolvimento na Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, que se estenderá até 2014.

As primeiras atividades já desenvolvidas foram a realização de uma limpeza da praia de Porto de Rei, o estudo científico do habitat lá encontrado, a análise de amostras de água do rio Douro e a elaboração de peças artísticas  com o lixo recolhido. O alunos do 10º A têm sido os agentes destas atividades. Dois deles irão representar a escola no encontro com as escolas parceiras do projeto que irá decorrer de 4 a 10 de novembro na cidade italiana de Salerno.

comenius1

1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

2- Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 22.000 euros.

Comenius

 

Projeto Comenius em meeting na Áustria

De 23 A 27 de abril de 2012, um grupo de seis professores   e cinco alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende,   participou no 4º Encontro do Projeto Comenius, realizado na cidade de Wiener Neustadt, na Áustria, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.

      O primeiro dia foi apenas ocupado com a longa viagem até Wiener Neustadt, com o encaminhamento dos alunos às famílias de acolhimento e com a acomodação da comitiva de professores no hotel.

      O segundo dia iniciou-se com uma caminhada de 30 minutos por parte de todas a delegações até à escola anfitriã. Seguiram-se as boas vindas por parte do diretor local, exibições musicais e de dança por parte de um grupo de alunos e apresentações de trabalhos a cargo das delegações da Áustria, Dinamarca, Turquia e Roménia. A interação entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço. Da parte de tarde, realizou-se um “tour” a “Hohe Wand”, designadamente ao parque natural local. Ao fim da tarde, foi organizada uma visita guiada à “SchnapsDestillery “ para professores e alunos, onde foi possível saborear os sumos de fruta lá produzidos e as bebidas alcoólicas (“ schnaps “ ) obtidas por processo de destilação.

       O terceiro dia foi dedicado à apresentação de trabalhos por parte da delegação da Grécia. Durante a parte da manhã, as delegações dos vários países foram ainda brindadas com exibições de valsa por parte de alunos da escola anfitriã, seguidas de uma parte prática com intervenção das várias comitivas. A manhã terminou com uma sessão de zumba, participada também por todas as delegações. A parte de tarde foi dedicada à realização de um tour à cidade de Viena. À noite, os professores de todas as delegações realizaram um jantar convívio e os alunos ficaram acompanhados pelas famílias de acolhimento.

       O último dia foi dedicado apenas à longa viagem de regresso a casa.

 

Austria foto

 

Notas:

1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

2- Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 22.000 euros.

 


 

Rosa Mota lembrada pelos mais jovens

                Durante o mês de março, no âmbito do Projeto Comenius, um grupo de alunos orientados pela professora Sandra Costa realizou trabalhos subordinados ao tema " Atletas famosos no nosso país " .

                A melhor apresentação foi a da aluna Carla Isabel Monteiro, do 8º A, cuja escolha recaiu na atleta Rosa Mota. O trabalho aborda a carreira profissional da maratonista e o que a aluna mais admira na atleta.

                Os outros trabalhos tiveram como atletas mais escolhidos Eusébio, Figo e Cristiano Ronaldo.

rosamota

                Nota: O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.


 

Projeto Comenius promove estilos de vida saudáveis

            Na última semana de dezembro, afixou-se no pavilhão desportivo da nossa escola um jornal de parede subordinado à temática “ Estilos de vida e comportamentos saudáveis “.

            Esta iniciativa do Projeto Comenius foi orientada pelos professores Sérgio Sousa e Sandra Costa, ficando a cargo dos seus a alunos a realização do trabalho. O jornal de parede sensibiliza a comunidade discente para a necessidade de se praticar exercício físico e de se ter uma alimentação saudável , de modo a combater-se o sedentarismo e a obesidade crescentes nos jovens em idade escolar.

anigif1

            Este projeto da União Europeia foi financiado pelo Fundo Social Europeu, através da   Agência Nacional PROALV, com o montante de 22.000 euros. O conteúdo desta notícia é da responsabilidade exclusiva do seu autor, não refletindo o ponto de vista da União Europeia.

 


 

Secundária de Resende em Copenhaga

De 3 A 7 de outubro , um grupo de professores e alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende , participaram no 3º Encontro do Projeto PYSA, realizado na cidade de Copenhaga, na Dinamarca, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Agência Nacional PROALV. Este projeto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência com o montante de 22.000 euros.

Do grupo que viajou até à Dinamarca fizeram parte os professores António Miranda de Carvalho, Dionísio Ferreira e Sérgio Sousa, acompanhados por cinco alunos.

O primeiro dia foi ocupado com a longa viagem até Copenhaga e com a acomodação da comitiva num albergue.

O segundo dia iniciou-se com uma caminhada de 35 minutos do albergue até à escola anfitriã. Seguiram-se as boas vindas por parte do Diretor dinamarquês às delegações dos oito países visitantes (Áustria, Espanha, Itália, Roménia, Bulgária, Grécia, Portugal e Turquia) e a apresentação de uma dança por parte de um grupo de alunos da escola local. A interação entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço, que se realizou ao ar livre, no recinto escolar. Da parte de tarde, realizou-se um “tour” a pé pelas principais ruas de Copenhaga. Foi então possível observar, entre outros pontos turísticos da cidade, o Amalienborg Palace, onde reside a Rainha; o Christiansborg Palace, que abriga o Parlamento dinamarquês, o Supremo Tribunal e o Ministério de Estado; o Rosenborg Castle, que hoje é um museu, exibindo 400 anos de história real; por fim, a Pequena Sereia, uma estátua encantadora que proporciona um contraste suave com a monumental Opera House, no lado oposto do porto. No final do dia, houve ainda tempo para as delegações realizarem um cruzeiro pelos canais da cidade.

O terceiro dia foi dedicado às apresentações de trabalhos por parte das delegações da Itália e da Bulgária. Durante a manhã, determinaram-se também as datas do 4º meeting, que irá ocorrer na Áustria, em abril de 2012. A parte de tarde foi dedicada à realização de atividades físicas ao ar livre e em recinto fechado, tendo a organização local optado por inserir as várias comitivas em dois grandes grupos, o masculino e o feminino. À noite, os professores de todas as delegações realizaram um jantar convívio, o mesmo acontecendo num outro local com os alunos.

No quarto dia, logo ao início da manhã, os professores organizadores da escola anfitriã dividiram as delegações em vários grupos e encaminharam-nos para a observação de aulas de diferentes disciplinas. De seguida, ocorreram as apresentações de trabalhos de Portugal e de Espanha. A apresentação da escola portuguesa, subordinada ao tema “ Canoagem “, foi realizada pelo aluno Manuel Veloso. Esta apresentação foi considerada excelente por parte das delegações presentes. Da parte de tarde, foram realizadas atividades de “bodystorming” por parte dos alunos de todas as delegações, orientados por uma professora dinamarquesa. À noite, foi realizado um “barbecue” para professores e alunos na cantina da escola. As várias delegações foram ainda brindadas com uma atuação de música pop/ rock de uma banda de alunos da escola anfitriã.

O último dia foi dedicado à longa viagem de regresso a casa.

Nota: O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

Professor Dionísio Ferreira

Publicado em: 11/10/2011

 


 

Coordenador Comenius em formação na Inglaterra

O Coordenador do Projeto Comenius, professor Dionísio Ferreira, esteve em formação linguística e pedagógica na cidade de Bournemouth, Inglaterra, de 5 a 16 de setembro.

O curso, intitulado “Curso Bicomponente de Formação em Serviço “, iniciou-se com uma semana de preparação linguística e cultural. Durante essa semana, cujos trabalhos decorreram entre as 9.00 e as 16 horas de segunda a sexta-feira ( perfazendo 21 horas de formação ), foram fornecidos aos formandos noções de Inglês Geral, com sessões interativas de prática da língua e tutoriais envolvendo apoio linguístico e cultural. A metodologia de preparação linguística assentou também em trabalhos de casa e estudo privado.

Na segunda semana, o docente acompanhou professores de uma escola secundária local na sua prática letiva, tendo tido, assim, oportunidade de observar aulas de diferentes disciplinas e contactar de perto com a realidade escolar britânica.

A presença no curso só foi possível graças à subvenção financeira recebida no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

img5

Professor Dionísio Ferreira

Publicado em: 27/09/2011

 


 

2º Encontro Projeto PYSA: Konya 2011

De 13 a 17 de Abril , um grupo de professores e alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende , participaram no 2º Encontro do Projecto PYSA, realizado na cidade de Konya, na Turquia, em conjunto com delegações de escolas de mais oito países europeus, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Agência Nacional PROALV. Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência com o montante de 22.000 euros.

Do grupo que viajou até à Turquia fizeram parte o Diretor da Escola, a presidente do Conselho Geral, O Coordenador do Projecto Comenius, a Coordenadora do Departamento de Expressões, quatro alunos do Clube de Voleibol e o seu Coordenador.

O primeiro dia foi apenas ocupado com a longa viagem até Konia, com a acomodação dos professores no hotel e distribuição dos alunos por famílias de acolhimento pertencentes a estudantes da escola anfitriã.

O segundo dia foi destinado às apresentações de exemplos de logótipos do projecto por parte das escolas participantes e escolha do logótipo vencedor, tendo a escolha recaído sobre o modelo apresentado pela delegação romena. Determinaram-se também as datas do 3º meeting, que irá ocorrer na Dinamarca, em Outubro. O dia continuou com a apresentação de danças tradicionais turcas por parte dos alunos turcos, a que se juntaram também as delegações dos vários países, num ambiente de grande festividade . A interação entre as representações dos vários países continuou aquando do almoço, que se realizou ao ar livre, no recinto escolar, tendo os alunos turcos oferecido às delegações grande variedade da gastronomia local. Ao longo do dia, os alunos realizaram também algumas atividades desportivas, tendo a delegação portuguesa optado pela modalidade de voleibol. À noite, houve um jantar de convívio entre os professores das várias delegações, com música ao vivo, o que permitiu aos amantes da dança aprender mais uns passos dos ritmos turcos.

O terceiro dia foi dedicado a uma visita de carácter cultural à região da Capadócia. Ao longo do Tour, foi possível visitar o caravançarai de Zazadinhan; seguiu-se a visita ao vale de Ihlara, uma garganta com 16 km de comprimento, escavada na rocha vucânica pelo rio Melendiz; depois, foi visitado o Museu Göreme ( um museu ao ar livre ); por fim, as delegações dos nove países tiveram a oportunidade de visitar a Cidade subterrânea de Derinkuy e de ver um oleiro local a fazer uma demonstração da sua arte.

O quarto dia foi dedicado a um city tour na cidade de Konya, com visitas guiadas ao Müzesi Mevlana (Museu Mevlana), a Selimiye Camii (Mesquita), um exemplo do Otomano estilo de mesquita do grande período de arquitectura otomana, e à Mesquita Alaettin, a mais antiga, maior e mais venerada da cidade, construída nos séculos XII e XIII.

O último dia foi dedicado apenas à longa viagem de regresso a casa.

img3

img4

Publicado em: 30/04/2011

 


 

Projeto Comenius em Jornal de Parede

img2

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, procedeu-se a elaboração de um logótipo e de jornal de parede, relativos ao projecto multilateral Comenius que está a ser desenvolvido na nossa Escola, patrocinado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, e financiado pela Agência Nacional PROALV com o montante de 22.000 euros.

Dando cumprimento ao que ficou calendarizado no "meeting" de Sevilha, a elaboração do logótipo e do jornal de parede foram dinamizadas, respectivamente, pelas professoras Delfina Veloso e Gina Antas, em colaboração com alunos das turmas a que lecionam.

Na última semana de Fevereiro, procedeu-se a exposição do Jornal de Parede no Polivalente da Escola, disponível para consulta de toda a Comunidade Escolar.

O logótipo elaborado pelos nossos alunos irá concorrer com os logótipos que irão também ser apresentados pelos demais parceiros do projecto. A decisão do vencedor ocorrerá próximo "meeting" em Konya (Turquia), a realizar de 13 a 17 de Abril do corrente ano.

Publicado em: 23/03/2011


 

1º Encontro Projeto PYSA: Sevilha 2010

img1

No dia 26, 27, 28 e 29 de Outubro, o Director da Escola, prof. António Carvalho, o Coordenador do Projecto Comenius, professor Dionísio Ferreira, e o Coordenador do Desporto Escolar, prof. Alfredo Ferreira, participaram no 1º Encontro do Projecto PYSA, realizado em Sevilha, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, patrocinado pela Agência Nacional PROALV. Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius, foi financiado pela referida Agência com o montante de 22.000 euros.

Nesse encontro com os restantes parceiros do Projecto (escolas de Espanha, Áustria, Turquia, Grécia, Roménia, Bulgária, Dinamarca e Itália)
– cujo tema é "Actividades Físicas em Ambientes Diversos"
– cada delegação fez a apresentação do sistema de ensino do país de origem, da respectiva escola e da vila ou cidade a que pertence. Ficou também decidido que o país acolhedor do 3º "meeting" será a Dinamarca, em substituição da Grécia, devido a condicionalismos de alojamento das delegações. Decidiu-se ainda que cada escola participante deverá elaborar até Março um logótipo do projecto, vindo a ser seleccionado o melhor de todos no segundo “meeting” , a realizar na Turquia, em Abril. Caberá ainda a cada escola realizar até Abril um jornal de parede onde constem informações diversas sobre os parceiros do projecto.

As reuniões de trabalho decorreram no "Instituto Enseñanza Secundaria "Joaquín Romero Murube"", uma escola com cerca de 60% da população estudantil de origem cigana. Para além da presença nas apresentações atrás referidas por parte das diferentes delegações, grupos de alunos acompanharam as diferentes delegações de docentes num “tour” pela cidade, subordinado ao tema "Romantismo no Séc. XIX (com destaque pela passagem pela casa de Don Bartolo, onde vivia a amada do conde de Almaviva, da ópera "o Barbeiro de Sevilha", de Rossini), e numa prova de orientação no Parque Maria Luísa. No último dia, as delegações dos diferentes países participantes foram ainda brindadas pelos alunos com uma representação teatral, uma peça musical e uma dança de flamenco.

Para além destas actividades de carácter cultural coma presença de alunos, aconteceram outras só para professores: visita guiada da Catedral de Sevilha (onde se encontra o túmulo de Cristóvão Colombo), um show de flamenco e uma prova de orientação num bairro típico de Sevilha (Bairro de Santa Cruz).

Publicado em: 07/11/2010


 

Projeto Comenius na nossa Escola

Projecto Comenius na Nossa Escola

No dia 26, 27, 28 e 29 de Outubro, o Director, prof. António Carvalho, o Coordenador do Projecto Comenius da nossa escola, o professor Dionísio Ferreira e o Coordenador do Desporto Escolar, prof. Alfredo Ferreira, vão participar no 1º Encontro do Projecto PYSA, a realizar em Sevilha, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Agência Nacional PROALV. Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência com o montante de 22.000 euros.

Nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, o Coordenador do Projecto Comenius da nossa escola, o professor Dionísio Ferreira, deslocou-se a Palazolo, uma vila localizada no Norte de Itália, a 60 quilómetros de Milão, no âmbito de uma visita preparatória, com o objectivo de que sejam desenvolvidas mobilidades entre países da União Europeia.

Nesse "meeting" desenhou-se o projecto tendo aderido Escolas de Espanha, Áustria, Turquia, Grécia, Roménia, Bulgária,Dinamarca e Itália.

O tema do projecto é "Actividades Físicas em Ambientes Diversos".

Publicado em: 24/10/2010

Thursday the 21st. Agrupamento de Escolas de Resende