Comenius EB2: Hungria

MEETING PORTUGAL/HUNGRIA

Entre os dias 4 e 8 de maio, um grupo composto por duas professoras e seis alunos de uma escola de Budapeste, na Hungria, visitou Resende, no âmbito do Projeto Comenius.

Ao longo destes quatro dias, os alunos permaneceram em três famílias de acolhimento e durante o dia cumpriram um programa de atividades bastante diversificado e preenchido com o intuito de dar a conhecer a nossa escola e a nossa região, sendo acompanhados por seis alunos da Escola EB 2, inscritos no Projeto.

Comenius: Hungr...
Comenius: Hungria Comenius: Hungria
Comenius: Hungr...
Comenius: Hungria Comenius: Hungria
Comenius: Hungr...
Comenius: Hungria Comenius: Hungria
Comenius: Hungr...
Comenius: Hungria Comenius: Hungria

 

Ler mais... Comenius EB2: Hungria

Comenius: Eslovénia

Migrações, é o tema do projeto Comenius implementado na EB 2 de Resende. Nesse contexto uma delegação da escola deslocou-se às terras eslovenas de Velika Polana.

O município faz parte da rede Natura 2000, onde o sol nasce em primeiro lugar, onde as cegonhas brancas são um animal característico, onde o milho abunda...

Bem, o meeting decorreu entre os dias 6 e 10 de outubro, no qual participaram os países: Eslovénia, Hungria, Polónia, Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra e Turquia. Profissionalismo, empenho, responsabilidade, hospitalidade, educação, ensino, partilha são alguns termos que caracterizaram este encontro.

Todas as viagens servem para aprender e apreender, esta foi mais uma. A troca de ideias, de conhecimentos, de aprendizagens entre as diferentes comitivas reforçou a ideia da geminação entre escolas. Nesse sentido, a EB2 já estabeleceu algumas parcerias que futuramente partilharemos.

Prof. Paula Lobão e João Figueiredo

 


 

Comenius: Meeting de professores na Polónia

De 3 a 7 de março realizou-se um meeting de professores, na cidade de Katowice, Polónia, no âmbito do projeto Comenius da escola EB2.

Nele estiveram presentes as professoras: Paula Lobão, Isabel Moreira, Isolina Tuna e o Sr. Diretor Manuel Tuna.

Do programa previsto para o primeiro dia de visita constou uma receção a todos os parceiros do Comenius, na Câmara de Katowice, na qual o sr. Presidente deu as boas-vindas a todos os participantes e foi apresentado um powerpoint sobre a cidade e a região, no passado e presente.

No segundo dia, a sessão de trabalho começou bem cedo com uma visita à escola organizadora do encontro, onde os professores conheceram a realidade das salas de aula, biblioteca, sala de TIC, museu da escola, etc, e contactaram com os alunos. Estes presentearam-nos com atuações de canto e dança.

De seguida, cada país parceiro apresentou a sua mascote. A da escola EB2 é uma boneca chamada "Little Cherry" que se assemelha a uma cereja, produto de excelência na região, vestida com as cores da bandeira nacional e que transporta na mão uma mala de viagem, tendo em conta que o tema do projeto é as migrações.

Posteriormente, foram apresentados os trabalhos de cada escola e foi feito o ponto da situação relativamente ao jogo de tabuleiro que está a ser elaborado em conjunto, no qual é apresentado um circuito que passa por todos os países parceiros e que cada aluno/equipa terá de visitar, respondendo a perguntas de cultura geral sobre o respetivo país.

Foram ainda dadas orientações para o próximo meeting em Lancusi, Itália.

Todas as atividades decorreram num ambiente muito caloroso, de agradável convívio, sendo de destacar a simpatia e disponibilidade das parceiras polacas.

Belgium Day

No passado dia 29 de janeiro, a Escola EB2, dedicou mais um dia a um país europeu, no âmbito do Projeto Comenius. Desta vez foi a Bélgica o eleito.
Os alunos apresentaram os seus trabalhos e pesquisas onde foram abordadas várias áreas da cultura belga.
O que mais entusiasmou os alunos foi a descoberta da origem belga dos heróis de banda desenhada e desenhos animados famosos como o Tintin, Smurfs e Marsupilami entre outros.
Como habitual, os alunos assistiram, no auditório, a uma apresentação enviada pelo país parceiro e que muito interessou os alunos.
O próximo país a conhecer será a Hungria.


 

Polish Day

No passado dia 11 de dezembro, comemorou-se na Escola EB2, o dia da Polónia ( Polish Day), no âmbito do Projeto Comenius no qual a escola está integrada.
Durante algumas sessões semanais, alguns alunos pesquisaram na Internet sobre a localização, cultura, moeda, pratos tradicionais e pessoas célebres da Polónia país parceiro no projeto.
Os trabalhos foram expostos no átrio da escola e na parte da tarde, todos os alunos de 5º ano visualizaram um filme sobre a Polónia, enviado pelos respetivos parceiros.
Pediu-se a todos os alunos da escola que nesse dia vestissem roupa vermelha e branca, as cores da bandeira polaca.
Todos os alunos aderiram e participaram nesta actividade com muito entusiasmo.


 

Comenius: EB2 na Hungria:Budapeste

Meeting na Hungria: Budapeste

Neste ano letivo a Escola EB2 de Resende integra o Projeto Comenius, por um período de dois anos escolares, envolvendo as turmas do quinto ano de escolaridade.

Nele estão inseridas dez escolas, provenientes de nove países europeus: Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, Bélgica, Polónia, Eslovénia, Turquia e Hungria.

O tema do projeto é “As Migrações”. Pretende-se que os nossos alunos compreendam os motivos que levaram (e continuam a levar!) as pessoas a emigrar ao longo dos milénios, dando a conhecer as diversas consequências do fenómeno migratório.

O primeiro meeting decorreu na cidade de Budapeste, Hungria, de 25 a 29 de setembro, no qual apenas estiveram presentes docentes da Escola. No decurso do mesmo foi possível conhecermos os vários parceiros, bem como o Coordenador do Projeto Comenius, o qual deu orientações para a implementação e desenvolvimento das diversas atividades.

Posteriormente, realizar-se-ão novos meetings não só para professores, mas também para alunos, onde estes terão de apresentar os trabalhos realizados.

Com certeza será uma experiência enriquecedora e uma mais-valia pelo contacto com outras culturas e modos de vida e pela aquisição e prática da língua inglesa.

 


 

Sunday the 19th. Agrupamento de Escolas de Resende