Erasmus+ Take a Chance

Imprimir

Encontro de alunos Erasmus+ na Grécia


Entre os dias 28 de junho e 4 de julho , decorreu, em Kavala, na Grécia, o último intercâmbio de grupos de alunos do projeto" Take a Chance “.
Acompanhados por professores envolvidos no projeto, os oito participantes portugueses visitaram as instalações do estabelecimento de ensino de acolhimento, a “ Torre Branca “ de Salónica, os mosteiros ortodoxos do Monte Athos e o “ Museu Arqueológico “ da ilha de Thassos.

      

Encontros Erasmus+ na Secundária de Resende

Entre 17 e 21de fevereiro, decorreram, em Resende, dois encontros internacionais do projeto “ Take a Chance “.
Com a duração de três dias, as reuniões de coordenadores contaram com a participação de três professores de cada escola da parceira. As sessões de trabalho incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, na escolha das datas apropriadas para os próximos encontros e na distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira.
As atividades de formação decorreram durante cinco dias, tendo incidido na aplicação de novas metodologias ao ensino das ciências e da Matemática.
Os forasteiros tiveram ainda oportunidade de realizar visitas de caráter cultural às cidades de Lisboa, Coimbra e Porto.

 

 

Segundo intercâmbio de grupos de alunos do projeto "Take a Chance"

Entre os dias 24 e 29 de outubro, decorreu, em Konopiska, na Polónia, o segundo intercâmbio de grupos de alunos do projeto"Take a Chance". 

Um total de vinte e quatro participantes, de nacionalidade portuguesa, grega e polaca, realizaram atividades respeitantes à temática da compreensão, leitura e escrita de textos. Os alunos resendenses foram brindados com um jantar oferecido por famílias de alunos da escola de acolhimento e tiveram ainda a oportunidade de realizar visitas de carácter cultural ao Museu–Casa Familiar de João Paulo II, em Wadowice, ao complexo de campos de concentração de Auschwitz, bem como aos principais pontos de interesse das cidades de Varsóvia e Cracóvia. 


 

Reunião transnacional de coordenadores do projeto "Take a Chance"

Ente os dias seis e oito de setembro, decorreu, em Kavala, a segunda reunião transnacional de coordenadores do projeto "Take a Chance", uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Grécia e da Polónia.

Os trabalhos incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, na escolha das datas apropriadas para os próximos encontros e na distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira, relacionados com a compreensão da leitura em contexto escolar.
Os visitantes puderam ainda visitar as instalações da escola anfitriã, o Museu Arqueológico e o Museu do Tabaco , ambos em Kavala. o Balneário de Banhos com Lamas, em Krinides, e o Teatro Antigo de Philippi.

 

 


 

Primeiro intercâmbio de grupos de alunos do projeto "Take a Chance"

Entre os dias 23 e 28 de junho, decorreu, em Resende, o primeiro intercâmbio de grupos de alunos do projeto "Take a Chance".
Um total de vinte e cinco participantes, de nacionalidade portuguesa, grega e polaca, realizaram trabalhos que incidiram na criação de dramatizações e de posters respeitantes à temática da motivação e autoestima discente em contexto escolar. Os visitantes visitaram as instalações da escola anfitriã e foram brindados com um jantar em que participaram também os professores envolvidos no projeto e os alunos do Clube Erasmus + da Escola Secundária de Resende.
As várias delegações internacionais foram também recebidas pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Resende e tiveram ainda a oportunidade de realizar visitas de carácter cultural aos principais pontos de interesse do concelho de Resende, das cidades do Porto e de Lamego e ao miradouro de S. Leonardo de Galafura.

 

Reunião de coordenação Erasmus+ em Resende

2017-02-23- orig

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, decorreu, em Resende, a primeira reunião transnacional de coordenadores do projeto” Take a Chance", uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Grécia e da Polónia.
Os trabalhos incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, na escolha das datas apropriadas para os próximos encontros e na distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira. Os visitantes puderam ainda visitar as instalações da escola anfitriã e contactar com os seus alunos. No último dia, houve ainda lugar a uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende.

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado com o montante de 28. 460 euros.

 


 

ERASMUS + GRÉCIA

 

De 22 a 28 de março, cinco professores da Secundária Dom Egas Moniz participaram em mais um meeting do Erasmus+, que decorreu na cidade grega de Kavala, uma bela cidade da Macedónia grega, situada à beira do mar Egeu.
O primeiro e o último dias foram inteiramente para as deslocações.
As sessões de trabalho incidiram sobre diversos temas: os problemas com que os gregos se defrontam ao nível do ensino; o ensino do Inglês- motivação de professores e alunos; o cansaço dos professores, tecnicamente denominado pelo termo inglês burnout; a história recente de cada um dos três países participantes – Portugal, Grécia e Polónia; o ensino da matemática; novas tecnologias.
Houve ainda tempo para a visita à cidade de Kavala, à escola anfitriã e alguns locais nos arredores, bem como à ilha de Tassos e, já no regresso, à cidade de Salónica, perto da qual se situa o aeroporto daquela região.
Após a receção pelas autoridades locais, o grupo trouxe na bagagem, além das tarefas a desenvolver na nossa escola, a admiração pelo patriotismo e religiosidade do povo grego, bem como a gratidão pela simpatia e hospitalidade dos nossos anfitriões.

 


 

Novo Projeto Erasmus+ na Escola Secundária

" Take a Chance " é o título do novo projeto Erasmus + que irá ser desenvolvido na Escola Secundária D. Egas Moniz, nos próximos dois anos, com parcerias da Grécia e da Polónia. 
Centra-se nas necessidades das três escolas, tendo por base os dados funcionais do PISA - com destaque para as dificuldades a nível de compreensão da leitura, Ciências e Matemática – e em problemas advindos de enquadramentos sociais e económicos pouco favoráveis. 
Os objetivos da cooperação assentam em três níveis: nos professores, nos alunos e na escola. Em relação ao primeiro, pretende-se obter um reforço do perfil profissional dos professores através da participação em cursos de curta duração e oficinas destinadas a melhorar as suas competências e metodologias de trabalho, com ênfase na motivação/competências sociais dos alunos, compreensão de leitura, Matemática e Ciências. No que diz respeito ao segundo, o objetivo será ajudar os alunos na resolução de problemas na sua aprendizagem, na melhoria da sua autoestima e capacidade de integração no grupo. Relativamente à escola, procurar-se-á obter uma equipa enriquecida com novos conhecimentos, habilidades e competências que permitam melhorar o nível de qualidade do trabalho escolar. 
O projeto será desenvolvido no âmbito da cooperação internacional, atendendo a que as três escolas têm problemas semelhantes, ainda que diferentes formas de lidar com eles.

 

 

Saturday the 17th. Agrupamento de Escolas de Resende