Erasmus+: Workshop na Alemanha (maio)

 

Entre os dias 5 e 13 de maio, decorreu em Hagenow, na Alemanha, o último "workshop" de alunos do projeto "MOVIEing through art into the future".

As delegações das várias escolas contaram com dois alunos cada, acompanhados por professores envolvidos no projeto.

Ao longo dos nove dias decorreram inúmeras atividades , com destaque para a  receção oficial das várias delegações na  Câmara Municipal de Hagebow , canoagem, escalada, jogos na floresta,   “workshops”  de cerâmica e dança  , bem como visitas às  cidades de  Berlim , Hamburgo e  Schwerin. Na capital alemã, destacou-se a visita ao “Museu Pergamon”  , à “East Side Gallery “e um passeio de barco junto aos  principais pontos da cidade; na segunda maior cidade do país,  as várias delegações tiveram a oportunidade de assistir ao musical   “ The Lion King “, por fim, na capital  do Estado  de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, puderam observar o   lago Pfaffenteich, o Palácio da cidade e os seus maravilhosos jardins.

No último dia, foram apresentados filmes relativos aos encontros realizados ao longo dos três anos do projeto.

De uma forma geral, este encontro proporcionou experiências únicas, uma vez que ajudou a alargar os horizontes culturais de cada um dos participantes.

 


 

 

Erasmus+: Itália 2017

Alunos da Secundária de Resende em Itália

Entre os dias 17 e 25 de março, decorreu em Lucca, na Itália, o quinto "workshop" do projeto "MOVIEing through art into the future".

Cada delegação contou com a participação de quatro alunos, acompanhados por professores envolvidos no projeto. Apenas a delegação alemã esteve representada por seis discentes, em virtude de ter substituído a escola turca na realização do encontro anterior.

No primeiro dia, ocorreu uma sessão de boas vindas por parte da Diretora da escola anfitriã, visitas a aulas, realização de um cortejo pelas ruas da cidade de Lucca e um "buffet" dançante com produtos levados pelas várias delegações internacionais. No segundo dia, realizou-se uma cerimónia de entrega de sementes de camélia por parte de todas as escolas envolvidas, no Jardim de Sant Andrea di Compito, e uma competição de "selfies " com a camélia mais bonita encontrada no local. No terceiro dia, decorreram reuniões de coordenadores, atividades desportivas e uma visita ao centro histórico de Lucca. No quarto dia, realizou-se uma visita à cidade de Florença. No quinto dia, os alunos portugueses foram entrevistados pela turma 3C e realizou-se uma visita ao "Parque do Pinóquio ", em Collodi. No sexto dia, ocorreram vistas à " Cittadella del Carnevale " , em Viareggio, e à cidade de Pisa. O último dia dia foi dedicado a um "workshop" de pinturas em cerâmica e a uma visita às caves de extração de mármore, em Carrara.

Ler mais... Erasmus+: Itália 2017

Erasmus+: Workshop na Alemanha

Alunos da Secundária de Resende em Workshop na Alemanha

Entre os dias 24 de novembro e 1 de dezembro, decorreu em Hagenow, na Alemanha, o quarto "workshop" de alunos do projeto"MOVIEing through art into the future".

Cada delegação contou com a participação de dois alunos, acompanhados por professores envolvidos no projeto. A escola italiana pôde duplicar o número de discentes, em virtude da ausência da escola inglesa.

O "workshop" assentou essencialmente no desenvolvimento de atividades de formação para o filme que terá como título "A Escola Ideal Europeia". Houve também lugar a sessões de expressão dramática, música e defesa corporal. As delegações presentes procederam à apresentação dos filmes que realizaram com o título "Arte e arquitetura notáveis na minha região".

Os professores envolvidos no projeto participaram várias reuniões, tendo procedido à avaliação dos trabalhos efetuados até ao momento.

Ao longo dos oito dias, a delegação portuguesa teve a oportunidade de participar num torneio de "bowling" e em visitas às cidades de Hagenow, Hamburgo, Schwerin, Lüneburg e Wismar.

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros


 

Reunião de Coordenadores Erasmus+ em Resende

Entre os dias 23 e 28 de setembro, decorreu, em Resende, a terceira reunião transnacional de coordenadores do projeto"MOVIEing through art into the future".

Os trabalhos incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, escolha das datas apropriadas para os próximos encontros e distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira nos próximos meses.

Os visitantes visitaram as instalações da escola anfitriã, contactaram com os alunos e foram brindados com um jantar em que participaram também os encarregados de educação dos discentes que fazem parte do Clube Erasmus+.

Os professores das várias delegações internacionais tiveram a oportunidade de realizar visitas de carácter cultural aos principais pontos de interesse do concelho de Resende, à Quinta do Seixo, ao miradouro de S. Leonardo de Galafura e às cidades do Porto e de Lamego.

Houve ainda lugar a uma receção das várias delegações pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Resende.

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 Euros.

 


 

 

Coordenador Erasmus + em formação na Roménia

O Coordenador do Projeto Erasmus+, professor Dionísio Ferreira, participou numa atividade de cooperação transnacional, na cidade de Bucareste, entre 5 e 11 de julho .

A atividade de formação , intitulada "Connector 2016", insere-se num conjunto de ferramentas ao dispor das Agências Nacionais na sua missão de melhorar a qualidade na implementação do Programa Erasmus+ e de desenvolver impactos a nível sistémico. Em termos específicos, tratou-se de um encontro de profissionais interessados n a aprendizagem de uma forma participativa e interativa, com um foco na experiência prática.

O primeiro dia foi dedicado à troca de ideias, práticas e experiências entre os participantes com o objetivo de identificar as atividades de conexão , projetos que pudessem ser desenvolvidos de forma colaborativa e para apresentação dos métodos de aprendizagem a utilizar ao longo da formação.

O segundo e terceiro centraram-se na aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Foi a altura para a aprendizagem de métodos e ferramentas , como o teatro de improvisação, a animação de rua, percussão, entre outros, que foram compartilhados por facilitadores experientes em workshops paralelos. Cada formando pôde fazer parte de uma oficina de formação.

Nos dois últimos dias, os participantes colocaram em prática os métodos que experimentaram durante os dias 2 e 3 . Fizeram-no através de shows, performances ou outro tipo de atividades interativas.

Nota: O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.


 

Primeira Newsletter do Projeto

Primeira Newsletter do Projeto

newsletter


NotíciaTV: Martinica

Notícia na TV local sobre o workshop ERASMUS+ na Martinica. 

 noticia tv martinica

 


Erasmus+ na Martinica

Entre os dias dezoito e vinte e sete de fevereiro, decorreu em Ducos, na Martinica, o terceiro workshop de alunos do projeto MOVIEing through art into the future.

As delegações das várias escolas contaram com quatro alunos cada, acompanhados por professores envolvidos no projeto.

Ler mais... Erasmus+ na Martinica

Reunião de Coordenadores Erasmus+ em Itália

Entre os dias 20 e 24 de novembro, decorreu em Lucca, na Itália, a segunda reunião transnacional de coordenadores do projeto"MOVIEing through art into the future".

Os trabalhos incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, escolha das datas apropriadas para os próximos encontros, distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira nos próximos meses e discussão sobre as novas regras de financiamento da União Europeia no âmbito dos projetos Erasmus +.

Os visitantes puderam visitar as instalações da escola anfitriã, contactar com os seus alunos e ser brindados com um almoço oferecido pelos encarregados de educação.

Os professores das várias delegações internacionais tiveram também a oportunidade de realizar curtas visitas de caráter cultural aos principais pontos de interesse das cidades de Lucca, Pisa e Florença, organizadas pela coordenadora anfitriã.

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros.


 

Erasmus+: Workshop na Inglaterra

Secundária de Resende em " Workshop" Erasmus + na Inglaterra
Entre os dias dois e nove de outubro, decorreu em Trowbridge, na Inglaterra, o segundo "workshop" de alunos do projeto "MOVIEing through art into the future".

As delegações das várias escolas contaram com dois alunos cada, acompanhados por professores envolvidos no projeto.
Ao longo dos oito dias decorreram inúmeras actividades, com destaque para as visitas ao principais pontos de interesse das cidades de Londres ,Bath e Trowbridge. Foram feitas também excursões à Abadia de Lacock e aos estúdios dos filmes Harry Potter. A meio da semana, o Presidente da Câmara de Trowbridge fez uma receção oficial às comitivas internacionais. Na escola de acolhimento, decorreram workshops de arte (Photoshop), tecnologia de alimentos, percussão corporal, cerâmica, música, teatro, desporto e madeiras. No último dia, houve uma festa de despedida, com jantar oferecido pelas famílias de acolhimento dos alunos, seguido de um espetáculo do grupo Morris Dancing.

Segundo as alunas participantes, Jéssica Loureiro e Ana Rasinhas, "a atividade mais enriquecedora foi a prática de Workshops, pois englobou uma variedade de experiências bastante interessantes que promoveram a aprendizagem, a disciplina, a auto-estima e a motivação". Ainda de acordo com os testemunhos das alunas resendenses , este encontro proporcionou " experiências muito agradáveis", uma vez que lhes permitiu fazer novos amigos, alargar os seus horizontes culturais e melhorarem os seus conhecimentos da Língua Inglesa.

Clube Erasmus +

 Notas:

1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros


 

Erasmus+: Meeting em Hagenow, Alemanha

Entre os dias 17 e 24 de abril, decorreu em Hagenow, na Alemanha, o primeiro "workshop" de alunos do projeto "MOVIEing through art into the future".

As delegações das várias escolas contaram com quatro alunos cada, acompanhados por professores envolvidos no projeto.

 

Ao longo dos nove dias decorreram inúmeras atividades tais como canoagem, bowling, peddy-paper na cidade de Hagenow, teatro, workshops de filme, mosaico, dança e imprensa , bem como visitas às cidades de Hamburgo e Berlim.

Segundo os alunos participantes, a atividade mais enriquecedora foi a prática de Workshops, pois englobou uma variedade de experiências bastante interessantes.
É de referir que a estadia para os estudantes foi oferecida por famílias de acolhimento, que os receberam muito bem.

De uma forma geral, este encontro proporcionou experiências únicas, uma vez que ajudou a alargar os horizontes culturais de cada um dos participantes.

Erasmus + Team

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros

 


 

 

Atividades Erasmus + mais recentes

Entre janeiro e março de 2015, alunos e professores  da Escola Secundária de Resende participaram nas actividades Erasmus+ planificadas para o segundo período escolar.

Cerca de noventa alunos e dez professores participaram na votação para melhor logótipo do projeto, tendo por base os trabalhos previamente realizados  nas escolas parceiras. A votação foi feita online, tirando-se assim partido das potencialidades das novas tecnologias da comunicação. Os alunos que integram o projeto Eramus+ fizeram a apresentação oral das escolas parceiras do projeto à comunidade escolar.  Para o efeito, recorreram a apresentações em powerpoint . As reações dos colegas foram filmadas e serão apresentadas no próximo meeting, na Alemanha.  Por fim, foram ainda redigidos os scripts preparatórios para o filme The beauty of my territory, a realizar em maio do corrente ano.

Notas:

1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.

2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros.


ERASMUS+ em Istambul

 

Entre os dias 17 e 22 de janeiro, decorreu em Istambul, na Turquia, a primeira reunião transnacional de coordenadores do projeto"MOVIEing through art into the future".

Os trabalhos incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, na escolha das datas apropriadas para os próximos encontros, na distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira e na discussão sobre as novas regras de financiamento da União Europeia no âmbito dos projetos Erasmus +. Os visitantes puderam ainda visitar as instalações da escola anfitriã, contactar com os seus alunos e ser brindados com um almoço oferecido pelos encarregados de educação. A autarquia local também se associou ao evento através da oferta de um jantar a todos os visitantes.

No último dia, os professores da escola turca organizaram uma visita guiada aos principais pontos de interesse da cidade de Istambul.

 

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros.


 

 

Projeto Erasmus+ na Escola

"MOVIEing through art into the future" é o título do projeto Erasmus + que irá ser desenvolvido na nossa escola, nos próximos três anos, com parceiros da Alemanha, Turquia, Inglaterra, Itália e França.

Com o objetivo de aumentar a aprendizagem e motivação dos alunos, utilizando técnicas de ensino inovadoras, pequenos filmes serão criados com o objetivo de apresentar as regiões, as instituições, as características culturais e a arquitetura local de cada escola participante. Para facilitar o intercâmbio de filmes entre os parceiros, tudo será filmado em Inglês. Assim, os participantes aprenderão a planear projetos de filmes, lidando com a tecnologia digital e a sua apresentação pública. Um efeito colateral é o uso ativo da língua Inglesa. Os participantes vão aprender muito sobre as instituições e as características culturais das suas próprias regiões e têm a oportunidade de compará-las com as dos parceiros de projeto. Os resultados dos filmes, que se centrarão nos títulos "A beleza do meu território", "Lugares de lazer, cultura e instalações próprias da região", "Arte e arquitetura notável na minha região", serão difundidos via internet, onde todos os interessados poderão vê-los. A fim de aumentar a cooperação entre alunos e professores, um filme comum vai ser criado ao longo desde projeto, com o título "A escola ideal europeia".

erasmus logo 200x50

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 38. 210 euros.


Thursday the 21st. Agrupamento de Escolas de Resende