Erasmus+ (Novo projeto)

 

“Citizen 3.0: Empowering students with digital literacy" é o título do novo projeto multidisciplinar Erasmus+ que irá ser desenvolvido na Escola Secundária D. Egas Moniz, nos próximos dois anos, com parcerias da Hungria, Espanha, França, Letónia e Eslováquia.
Centrar-se-á na análise de procedimentos corretos a ter pelos alunos no que diz respeito ao acesso à informações online, riscos potenciais (cyberbullying, predadores na internet, informações inadequadas, dependências …), segurança na web, regras de uso da informação de um ponto de vista legal e produção de trabalhos originais e bem documentados.Através do desenvolvimento do projeto, procurar-se-á também melhorar a competência digital dos professores, através da análise e teste de aplicativos, recursos, técnicas e metodologias, por forma a haver uma maior implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aulas.

 

Erasmus+: Grécia 2017

De 22 a 28 de março, cinco professores da Secundária Dom Egas Moniz participaram em mais um meeting do Erasmus+, que decorreu na cidade grega de Kavala, uma bela cidade da Macedónia grega, situada à beira do mar Egeu.

O primeiro e o último dias foram inteiramente para as deslocações.

As sessões de trabalho incidiram sobre diversos temas: os problemas com que os gregos se defrontam ao nível do ensino; o ensino do Inglês - motivação de professores e alunos; o cansaço dos professores, tecnicamente denominado pelo termo inglês burnout; a história recente de cada um dos três países participantes – Portugal, Grécia e Polónia; o ensino da matemática; novas tecnologias.
Houve ainda tempo para a visita à cidade de Kavala, à escola anfitriã e alguns locais nos arredores, bem como à ilha de Tassos e, já no regresso, à cidade de Salónica, perto da qual se situa o aeroporto daquela região.

Após a receção pelas autoridades locais, o grupo trouxe na bagagem, além das tarefas a desenvolver na nossa escola, a admiração pelo patriotismo e religiosidade do povo grego, bem como a gratidão pela simpatia e hospitalidade dos nossos anfitriões.

 


 

Reunião de coordenação Erasmus+ em Resende

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, decorreu, em Resende, a primeira reunião transnacional de coordenadores do projeto "Take a Chance", uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Grécia e da Polónia.

Os trabalhos incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, na escolha das datas apropriadas para os próximos encontros e na distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira. Os visitantes puderam ainda visitar as instalações da escola anfitriã e contactar com os seus alunos. No último dia, houve ainda lugar a uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende.

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado com o montante de 28. 460 euros.

 


 

Saturday the 18th. Agrupamento de Escolas de Resende