Encontro de alunos Erasmus+ em Resende

Entre os dias 23 e 28 de junho, decorreu, em Resende, o primeiro intercâmbio de grupos de alunos do projeto" Take a Chance ".

Um total de vinte e cinco participantes, de nacionalidade portuguesa, grega e polaca, realizaram trabalhos que incidiram na criação de dramatizações e de posters respeitantes à temática da motivação e autoestima discente em contexto escolar. Os visitantes visitaram as instalações da escola anfitriã e foram brindados com um jantar em que participaram também os professores envolvidos no projeto e os alunos do Clube Erasmus + da Escola Secundária de Resende.

As várias delegações internacionais foram também recebidas pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Resende e tiveram ainda a oportunidade de realizar visitas de carácter cultural aos principais pontos de interesse do concelho de Resende, das cidades do Porto e de Lamego e ao miradouro de S. Leonardo de Galafura.

 


 

 

Erasmus+: Grécia 2017

De 22 a 28 de março, cinco professores da Secundária Dom Egas Moniz participaram em mais um meeting do Erasmus+, que decorreu na cidade grega de Kavala, uma bela cidade da Macedónia grega, situada à beira do mar Egeu.

O primeiro e o último dias foram inteiramente para as deslocações.

As sessões de trabalho incidiram sobre diversos temas: os problemas com que os gregos se defrontam ao nível do ensino; o ensino do Inglês- motivação de professores e alunos; o cansaço dos professores, tecnicamente denominado pelo termo inglês burnout; a história recente de cada um dos três países participantes – Portugal, Grécia e Polónia; o ensino da matemática; novas tecnologias.
Houve ainda tempo para a visita à cidade de Kavala, à escola anfitriã e alguns locais nos arredores, bem como à ilha de Tassos e, já no regresso, à cidade de Salónica, perto da qual se situa o aeroporto daquela região.

Após a receção pelas autoridades locais, o grupo trouxe na bagagem, além das tarefas a desenvolver na nossa escola, a admiração pelo patriotismo e religiosidade do povo grego, bem como a gratidão pela simpatia e hospitalidade dos nossos anfitriões.

 


Reunião de coordenação Erasmus+ em Resende

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, decorreu, em Resende, a primeira reunião transnacional de coordenadores do projeto "Take a Chance", uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Grécia e da Polónia.

Os trabalhos incidiram na avaliação das atividades realizadas até ao momento, na escolha das datas apropriadas para os próximos encontros e na distribuição de tarefas específicas a realizar por cada escola parceira. Os visitantes puderam ainda visitar as instalações da escola anfitriã e contactar com os seus alunos. No último dia, houve ainda lugar a uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende.

Notas:
1-O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2- Este projeto da União Europeia, de parcerias entre escolas, foi financiado com o montante de 28. 460 euros.

 


 

Novo Projeto Erasmus+ na Escola Secundária

 

"Take a Chance" é o título do novo projeto Erasmus+ que irá ser desenvolvido na Escola Secundária D. Egas Moniz, nos próximos dois anos, com parcerias da Grécia e da Polónia.

Centra-se nas necessidades das três escolas, tendo por base os dados funcionais do PISA - com destaque para as dificuldades a nível de compreensão da leitura, Ciências e Matemática – e em problemas advindos de enquadramentos sociais e económicos pouco favoráveis.

Os objetivos da cooperação assentam em três níveis: nos professores, nos alunos e na escola. Em relação ao primeiro, pretende-se obter um reforço do perfil profissional dos professores através da participação em cursos de curta duração e oficinas destinadas a melhorar as suas competências e metodologias de trabalho, com ênfase na motivação/competências sociais dos alunos, compreensão de leitura, Matemática e Ciências. No que diz respeito ao segundo, o objetivo será ajudar os alunos na resolução de problemas na sua aprendizagem, na melhoria da sua autoestima e capacidade de integração no grupo. Relativamente à escola, procurar-se-á obter uma equipa enriquecida com novos conhecimentos, habilidades e competências que permitam melhorar o nível de qualidade do trabalho escolar.

O projeto será desenvolvido no âmbito da cooperação internacional, atendendo a que as três escolas têm problemas semelhantes, ainda que diferentes formas de lidar com eles.

 


 

 

Thursday the 21st. Agrupamento de Escolas de Resende