A Maria Beatriz Fernandes e a Maria João Ferreira, alunas do 11C/D, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias foram finalistas do Prémio FAQtos 2025, um concurso nacional direcionado aos alunos do ensino secundário que avalia projetos que abordam o impacto da radiação eletromagnética na sociedade, bem como os potenciais efeitos na saúde e no ambiente.
A aventura teve início em outubro de 2024 quando a professora de Física e Química A, Paula Pereira, apresentou aos alunos o concurso Explora as Radiofrequências, uma iniciativa do Projeto FAQtos, e partilhou toda a informação que dispunha sobre a temática.
E o sonho começou!
As “Marias”, formaram a equipa “Marias em onda”, pesquisaram sobre iniciativas de anos anteriores e decidiram avançar com uma candidatura, denominada “SENSIX – Sexto Sentido”. O protótipo funcional consiste numa bengala inteligente, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pessoas com deficiência visual. O sistema baseia-se em sensores ultrassónicos HC-SR04, que emitem ondas sonoras de alta frequência para detetar obstáculos. Essas ondas são refletidas pelos objetos e interpretadas por uma placa Arduino Uno, que ativa um buzzer piezoelétrico para alertar o utilizador da presença de obstáculos.
Os professores António Cabral (Orientador) e Paulo Águas deram o apoio técnico e ajudaram-nas a chegar à final da 12.ª edição do concurso escolar, ultrapassando diversas fases eliminatórias de avaliação, incluindo a realização de vários relatórios de progresso e de vídeos de apresentação e do projeto.
Na cerimónia final que ocorreu hoje, dia 5 de julho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o projeto foi brilhantemente defendido através de um cartaz A0 e de uma apresentação de 10 minutos o que valeu um 5.º lugar.
Talento, criatividade e energia. Parabéns Maria Beatriz Fernandes e a Maria João Ferreira!
Um agradecimento à autarquia pela disponibilização de transporte para a deslocação a Lisboa.
O Prémio FAQtos 2025 recebeu candidaturas de 36 equipas, o equivalente a 137 alunos e 32 professores de 29 escolas secundárias de 11 distritos do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. O prémio é organizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV-INESC) e pelo IST, com o apoio da Direção-Geral da Educação.
5.º lugar nos Prémios FAQtos 2025 para alunas de Resende
A Maria Beatriz Fernandes e a Maria João Ferreira, alunas do 11C/D, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias…