5.º lugar nos Prémios FAQtos 2025 para alunas de Resende

A Maria Beatriz Fernandes e a Maria João Ferreira, alunas do 11C/D, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias…
Partilhar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

A Maria Beatriz Fernandes e a Maria João Ferreira, alunas do 11C/D, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias foram finalistas do Prémio FAQtos 2025, um concurso nacional direcionado aos alunos do ensino secundário que avalia projetos que abordam o impacto da radiação eletromagnética na sociedade, bem como os potenciais efeitos na saúde e no ambiente.
A aventura teve início em outubro de 2024 quando a professora de Física e Química A, Paula Pereira, apresentou aos alunos o concurso Explora as Radiofrequências, uma iniciativa do Projeto FAQtos, e partilhou toda a informação que dispunha sobre a temática.
E o sonho começou!
As “Marias”, formaram a equipa “Marias em onda”, pesquisaram sobre iniciativas de anos anteriores e decidiram avançar com uma candidatura, denominada “SENSIX – Sexto Sentido”. O protótipo funcional consiste numa bengala inteligente, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pessoas com deficiência visual. O sistema baseia-se em sensores ultrassónicos HC-SR04, que emitem ondas sonoras de alta frequência para detetar obstáculos. Essas ondas são refletidas pelos objetos e interpretadas por uma placa Arduino Uno, que ativa um buzzer piezoelétrico para alertar o utilizador da presença de obstáculos.
Os professores António Cabral (Orientador) e Paulo Águas deram o apoio técnico e ajudaram-nas a chegar à final da 12.ª edição do concurso escolar, ultrapassando diversas fases eliminatórias de avaliação, incluindo a realização de vários relatórios de progresso e de vídeos de apresentação e do projeto.
Na cerimónia final que ocorreu hoje, dia 5 de julho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o projeto foi brilhantemente defendido através de um cartaz A0 e de uma apresentação de 10 minutos o que valeu um 5.º lugar.
Talento, criatividade e energia. Parabéns Maria Beatriz Fernandes e a Maria João Ferreira!
Um agradecimento à autarquia pela disponibilização de transporte para a deslocação a Lisboa.
O Prémio FAQtos 2025 recebeu candidaturas de 36 equipas, o equivalente a 137 alunos e 32 professores de 29 escolas secundárias de 11 distritos do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. O prémio é organizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV-INESC) e pelo IST, com o apoio da Direção-Geral da Educação.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Agrupamento