9.º anos visitaram a Fábrica “Centro de Ciência Viva”, em Aveiro

No passado dia 14 de março, Dia do Pi, as turmas do 9.º ano, acompanhadas por onze Professores e…
Partilhar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

No passado dia 14 de março, Dia do Pi, as turmas do 9.º ano, acompanhadas por onze Professores e uma Auxiliar de Ação Educativa, deslocaram-se à Fábrica “Centro de Ciência Viva”, em Aveiro, no âmbito das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais, Física e Química, Português, Geografia, História e EMRC, com o objetivo de adquirirem competências fora da sala de aula no âmbito da promoção da literacia e aprendizagem científica.
Durante o dia os alunos, distribuídos por turma, participaram ativamente com entusiasmo, curiosidade e motivação nos diversos espaços do Centro:
– Visitaram a exposição “Mãos na Massa” onde interagiram com experiências variadas no âmbito das ciências e puderam comprovar que a Física pode colocar os cabelos em pé, e com as devidas precauções colocaram as mãos num gerador de Van der Graaf.
– Na exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?!”, desenvolveram atividades relacionadas com a organização dos elementos e as propriedades periódicas, utilizando o percurso desenhado no chão, com os raios atómicos dos 118 elementos à escala, e a tabela periódica a três dimensões.
– Na atividade de laboratório “Sedimentos Marinhos”, os alunos viram à lupa alguns dos invertebrados que procuraram nos sedimentos marinhos existentes no fundo dos nossos oceanos.
– Participaram num Workshop de robótica com os “Ozobots”.
– Na atividade “Hologramas 3D” os alunos construíram um holograma 3D a partir de objetos que traziam com eles. O holograma construído foi oferecido à escola!
– Não poderia deixar de, neste Dia Internacional da Matemática, se competir saudavelmente em jogos matemáticos de Tabuleiro.
Durante o almoço, os alunos puderam caminhar nas margens da Ria de Aveiro, observaram os Moliceiros e toda a arquitetura e paisagem circundante, característica da cidade.
Foi um dia bem passado… o tempo ajudou e a boa disposição reinou!

O Professor de Matemática e Cidadania e Desenvolvimento, Luís Dias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Agrupamento