No passado dia 14 de março, Dia do Pi, as turmas do 9.º ano, acompanhadas por onze Professores e uma Auxiliar de Ação Educativa, deslocaram-se à Fábrica “Centro de Ciência Viva”, em Aveiro, no âmbito das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais, Física e Química, Português, Geografia, História e EMRC, com o objetivo de adquirirem competências fora da sala de aula no âmbito da promoção da literacia e aprendizagem científica.
Durante o dia os alunos, distribuídos por turma, participaram ativamente com entusiasmo, curiosidade e motivação nos diversos espaços do Centro:
– Visitaram a exposição “Mãos na Massa” onde interagiram com experiências variadas no âmbito das ciências e puderam comprovar que a Física pode colocar os cabelos em pé, e com as devidas precauções colocaram as mãos num gerador de Van der Graaf.
– Na exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?!”, desenvolveram atividades relacionadas com a organização dos elementos e as propriedades periódicas, utilizando o percurso desenhado no chão, com os raios atómicos dos 118 elementos à escala, e a tabela periódica a três dimensões.
– Na atividade de laboratório “Sedimentos Marinhos”, os alunos viram à lupa alguns dos invertebrados que procuraram nos sedimentos marinhos existentes no fundo dos nossos oceanos.
– Participaram num Workshop de robótica com os “Ozobots”.
– Na atividade “Hologramas 3D” os alunos construíram um holograma 3D a partir de objetos que traziam com eles. O holograma construído foi oferecido à escola!
– Não poderia deixar de, neste Dia Internacional da Matemática, se competir saudavelmente em jogos matemáticos de Tabuleiro.
Durante o almoço, os alunos puderam caminhar nas margens da Ria de Aveiro, observaram os Moliceiros e toda a arquitetura e paisagem circundante, característica da cidade.
Foi um dia bem passado… o tempo ajudou e a boa disposição reinou!
O Professor de Matemática e Cidadania e Desenvolvimento, Luís Dias