Acesso ao Ensino Superior

Eis-te no 12.º ano e, neste momento, outra etapa se inicia no acesso ao Ensino Superior. Tens de decidir…
Partilhar
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Eis-te no 12.º ano e, neste momento, outra etapa se inicia no acesso ao Ensino Superior. Tens de decidir com tempo! É, por isso, importante estares atento às informações e às etapas definidas.
Já podes efetuar o pedido de senha através do site da DGES. Vais precisar deste para te inscreveres nos exames.

https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx

É altura de te inscreveres (de 25 de março a 4 de abril) nos exames da 1.ª Fase. Pensa se queres realizar algum exame como aluno externo, melhoria de nota ou prova de ingresso.

https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login

Para te candidatares a alguns cursos podes ter que validar aptidões de natureza física, funcional ou vocacional. Se quiseres entrar num desses cursos terás de te inscrever nos pré-requisitos, de 4 a 22 de abril.

https://www.dges.gov.pt/guias/preq.asp?plid=593

Para obteres informação mais detalhada sobre o acesso ao Ensino Superior, elaborou-se um documento com as informações mais relevantes, que poderás aceder aqui.

Deves, também, consultar o seguinte Despacho Normativo e as seguintes Deliberações sobre a temática.

Despacho Normativo n.º 7-A/2022: Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2021-2022.

Deliberação n.º 379/2022: Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2022-2023.

Deliberação n.º 380/2022: Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2022-2023.

Estão disponíveis outras informações na página do Agrupamento, no separador “Alunos&Pais” / “Provas, Exames e Ensino Superior”.

Agrupamento