E… mais uma aventura relacionada com o Projeto Europeu Erasmus+ (MADS – Music, Art, Dance and Song) foi proporcionada de 20 a 27 de fevereiro, na qual três professores do Agrupamento de Escolas de Resende, partiram, novamente, de malas e bagagens em direção a Salamanca.
Desta feita, a primeira paragem foi em Madrid onde fomos receber de braços abertos, juntamente com “nuestros hermanos” Espanhóis, os nossos companheiros de viagem vindos da República Checa e Eslováquia.
No primeiro dia de mobilidade, fomos conduzidos pelos nossos anfitriões Espanhóis a uma fantástica viagem de descoberta de Madrid.
No dia 22 de fevereiro, foi a abertura oficial do nosso encontro, bem como visita à escola de acolhimento – Colégio Siervas de San José, onde fomos surpreendidos com uma fantástica receção de dança, canto e música típica de Salamanca (flauta e bombos), assim como dança de folclore Salamanquino e indumentária típica. Durante este percurso, assistimos à dança de “Las Panaderas”, de “La Botella” (os alunos interpretaram o hino Europeu), preparadas pelos alunos e coreografadas pelos professores da escola.
Durante esta passagem por Salamanca, fomos recebidos pela vice-presidente da Câmara Municipal de Salamanca, Maria Victoria Bermejo, professora de profissão, que nos agradeceu e abriu as portas de Salamanca para todos nós.
No terceiro dia de mobilidade estivemos reunidos na escola para fazermos a avaliação e organização das atividades 2021-2022, e, de seguida, fomos visitar as diferentes salas de aula, desde o pré-escolar até ao 6 ano de escolaridade.
Ao longo desta semana, tivemos o privilégio de visitar uma quinta de touros (Matilla de los Caños) onde nos foi proporcionado um workshop de dança Sevilhana; e fomos visitar Ávila, município de Espanha e Património da Humanidade – UNESCO.
Visitámos, também, uma adega típica em Toro uma província de Zamora e fomos entrevistados para a rádio (La Campana Radio) e para a televisão Castilla e León. Tivemos também, o privilégio de podermos cozinhar alguns pratos típicos de Espanha (Tortilla de batata, hornazo e torrijas) na Escola Gastronómica R-evolution.
Mais uma vez, trabalhámos, planificámos e coordenámos em conjunto atividades diversificadas e enriquecedoras junto dos nossos companheiros e amigos da Espanha, Eslováquia e República Checa, onde foi apresentado o projeto MADS entwining.
Terminámos assim mais uma aventura agradecendo aos nossos companheiros de Espanha por nos terem acolhido, pelo seu trabalho, ajuda e amizade que nos uniram a todos.
Muitas aprendizagens, partilha e entreajuda. Venham muitas mais… Gratos por tudo!
Por Paula Elêz
Erasmus+ exchange student in Salamanca
And… another adventure related to the European Erasmus+ Project (MADS – Music, Art, Dance and Song) was provided from the 20th to the 27th of February.
The Resende School Group, and within the scope of the Erasmus Programme, 3 teachers left, again, with suitcases and luggage towards Salamanca.
This time, the first stop was in Madrid where we were to receive, together with Spanish hosts “nuestros hermanos” with open arms our traveling companions from the Czech Republic and Slovakia.
On the first day of mobility, we were taken by our Spanish hosts on a fantastic journey of discovery of Madrid.
On the 22nd of February, our meeting officially opened, as well as a visit to the host school – Colégio Siervas de San José, where we were surprised by a fantastic reception of dance, singing and typical Salamancan music (flute and bass drums), as well as Charro folklore dancing and typical clothing. During this tour we also watched the dance of “Las Panaderas”, by “La Botella” and the students interpreted the European anthem prepared by the students and choreographed by the school teachers.
During our visit to Salamanca, we were welcomed by the vice president of the Salamanca City Council and professional teacher Maria Victoria Bermejo, where she thanked us and opened the doors of Salamanca to all of us.
On the third day of mobility, we were gathered at the school to evaluate and organize the 2021-2022 activities, then we went to visit the different classrooms, from preschool to 6th grade.
During this week, we had the privilege of visiting a bull farm (Matilla de los Caños) where we were given a Seville dance workshop; we went to visit Ávila, municipality of Spain and World Heritage Site – UNESCO.
We also visited a typical winery in Toro, a province of Zamora and were interviewed for the radio (La Campana Radio) and for the Castilla y León television. We also had the privilege of being able to cook some typical Spanish dishes (potato tortilla, hornazo and torrijas) at the R-evolution Gastronomic School.
Once again, we worked together, planned and coordinated diverse and enriching activities with our colleagues and friends from Spain, Slovakia and the Czech Republic, where the MADS entwining project was presented.
This is how we ended another adventure by thanking our companions in Spain for having welcomed us, for their work, help and friendship that brought us all together.
Lots of learning, sharing and helping each other. Many more to come… Grateful for everything.
Por Paula Elêz