Entre os dias 24 e 28 de abril, a Escola Secundária de Resende acolheu o último encontro de formação docente no âmbito do projeto Erasmus+ Next Generation Digital Learning. Esta parceria conta com a participação do AER e de instituições educativas da Polinésia Francesa, Croácia e Turquia.
No primeiro dia, as atividades começaram com uma cerimónia de boas-vindas, abrilhantada por performances de música e dança. Em seguida, um grupo de estudantes do Clube Erasmus + acompanhou os visitantes numa visita guiada às instalações da organização de acolhimento. Da parte da tarde, realizou-se uma feira para apresentação dos resultados do projeto, através de recursos visuais, com destaque para um álbum digital, material impresso, pósteres, marcadores de livros e projeções em vídeo. O evento contou com a participação de alunos, professores, encarregados de educação e autoridades locais.
No segundo dia, os participantes visitaram a Biblioteca Joanina, a Capela de S. Miguel e o Paço Real da Universidade de Coimbra. No final da tarde, tiveram ainda a oportunidade de fazer uma breve visita ao centro histórico de Viseu.
No terceiro dia, as delegações da parceria procederam à apresentação de diferentes ferramentas de gestão e acompanhamento dos alunos em contexto de sala de aula digital: Google Classroom, Socrative, Microsoft Teams, Nearpod e FlipQuiz. Após as apresentações, foi feita uma avaliação da utilidade dessas ferramentas. De seguida, foi realizada uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende.
No quarto dia, a delegação da Croácia apresentou o produto intelectual Materiais e conteúdos inovadores de nova geração e um professor de TIC da Escola Secundária de Resende expôs algumas técnicas de avaliação online das aprendizagens dos alunos. Em seguida, os participantes do projeto assistiram a uma aula de Inglês para observarem como a avaliação interativa é utilizada nesta disciplina. Durante essa atividade letiva, a professora utilizou a ferramenta Kahoot. Após a aula de Inglês, os participantes assistiram a uma aula de História, marcada pela apresentação de um tour virtual, elaborado pelos alunos, com recurso ao editor de vídeo Movavi.
No último dia, foi feita uma visita ao centro histórico da cidade do Porto.
A análise das respostas aos questionários submetidos por amostras de professores e alunos evidencia uma familiarização e uso crescente de ferramentas digitais nas escolas da parceria do projeto + Next Generation Digital Learning.
Agrupamento recebeu encontro Erasmus+
Entre os dias 24 e 28 de abril, a Escola Secundária de Resende acolheu o último encontro de formação…