“Os sonhos são a estrada real para o conhecimento da mente”, Carl Gustav Jung.
O poema de Sebastião da Gama, “Chegamos? Não chegamos/Haja ou não haja frutos/pelo sonho é que vamos“ (v. 3-5), foi o mote para este projeto de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com as disciplinas de Português e de Educação Visual.
A palavra “frutos” é uma metáfora de resultados, isto é, é a concretização/realização do sonho. O poema termina “– Partimos. Vamos.” (v. 14). “Partimos” e “Vamos” remetem para a concretização da ação; “Somos” sugere que o ser humano é aquilo que sonha.
Neste sentido, a atividade de construção da “Árvore dos sonhos” foi proposta para sensibilizar os alunos a expressarem os seus sonhos, através de uma atividade interativa e coletiva. Cada turma foi responsável pela criatividade, elaboração, exposição de sonhos, construção e finalização de uma simbólica árvore tridimensional, de material e tamanho variado. Seguidamente, cada aluno expressou, por meio de uma frase ou palavra, os seus sonhos, nas folhas ou frutos pendurados na árvore.
Este brainstorming incrementou o diálogo e debate, elementos centrais para a descoberta dos temas geradores de Cidadania!
Um agradecimento especial aos professores que fomentaram e participaram da atividade, por si mesmos facilitadores e incentivadores de sonhos.
O Professor de Cidadania e Desenvolvimento, Luís Dias