Árvore(s) dos sonhos na Secundária

“Os sonhos são a estrada real para o conhecimento da mente”, Carl Gustav Jung. O poema de Sebastião da…
Partilhar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Os sonhos são a estrada real para o conhecimento da mente”, Carl Gustav Jung.

O poema de Sebastião da Gama, “Chegamos? Não chegamos/Haja ou não haja frutos/pelo sonho é que vamos“ (v. 3-5), foi o mote para este projeto de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com as disciplinas de Português e de Educação Visual.
A palavra “frutos” é uma metáfora de resultados, isto é, é a concretização/realização do sonho. O poema termina “– Partimos. Vamos.” (v. 14). “Partimos” e “Vamos” remetem para a concretização da ação; “Somos” sugere que o ser humano é aquilo que sonha.

Neste sentido, a atividade de construção da “Árvore dos sonhos” foi proposta para sensibilizar os alunos a expressarem os seus sonhos, através de uma atividade interativa e coletiva. Cada turma foi responsável pela criatividade, elaboração, exposição de sonhos, construção e finalização de uma simbólica árvore tridimensional, de material e tamanho variado. Seguidamente, cada aluno expressou, por meio de uma frase ou palavra, os seus sonhos, nas folhas ou frutos pendurados na árvore.
Este brainstorming incrementou o diálogo e debate, elementos centrais para a descoberta dos temas geradores de Cidadania!
Um agradecimento especial aos professores que fomentaram e participaram da atividade, por si mesmos facilitadores e incentivadores de sonhos.

O Professor de Cidadania e Desenvolvimento, Luís Dias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Agrupamento