Na última semana, durante o tempo de DTAAT, tivemos uma atividade especial dedicada à recolha de lixo. Essa atividade, que durou cerca de 50 minutos, contou com a participação dos alunos de educação especial, tornando-se um momento enriquecedor para todos nós.
À tarde, reunimo-nos no pátio da escola, onde nosso Diretor de Turma explicou a importância da iniciativa. Equipados com luvas e sacos de lixo, formámos grupos, integrando os alunos de educação especial, e saímos para limpar os arredores da escola.
Durante esses 50 minutos, percorremos as áreas próximas, recolhendo papéis, plásticos e outros resíduos que encontrámos pelo caminho. A colaboração e interação com os alunos de educação especial foram momentos de aprendizagem e troca de experiências. O empenho e a dedicação de todos foram evidentes, e a atividade terminou com um sentimento de dever cumprido. Voltamos para a sala de aula com um maior senso de responsabilidade ambiental e uma compreensão mais profunda da inclusão e da importância de trabalhar em conjunto para o bem comum.
Esta simples atividade demonstrou que, mesmo num curto período, podemos fazer a diferença, tanto no cuidado com o ambiente quanto na construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e solidária. [Pedro Fontão, 10.º B]
No dia 28 de maio, durante o tempo de DTAAT, foi realizada a atividade das “Brigadas verdes”. A turma do 10.º B, juntamente com os alunos do ensino especial, foram recolher o lixo na escola secundária. Com esta atividade, percebemos a imensa quantidade de polução presente na escola. Deste modo, fizemos a nossa parte deixando a escola num lugar mais limpo e bonito também. Com a situação atual do nosso planeta, não nos podemos descuidar, tendo que fazer os possíveis para preservá-lo.
Para concluir, gostei desta atividade, pois sou sensibilizado a fazer a minha parte, não podendo esperar que sejam os outros a fazê-lo. [Santiago Sequeira, 10.º B]
Na passada terça-feira, 28 de maio, participamos numa atividade de recolha de lixo com a colaboração dos alunos de educação especial. Tudo consistia em fazer uma recolha do lixo que os alunos da escola secundária deixam espalhado no exterior do edifício. Com a ajuda dos alunos de educação especial, da professora Sílvia Oliveira e do diretor de turma Luís Dias, recolhemos o máximo de lixo que conseguimos e que encontramos. Esta atividade contribuiu muito para reconhecer o quão mal os alunos tratam o ambiente, atirando tudo para o chão sem se importar com quem vai apanhar ou se alguém o fará.
Cada um deveria fazer a sua parte para não ser necessário recorrer a estas atividades! Fizemos a nossa parte e a de muitos alunos da escola. Que sirva de exemplo para nós e para todos os outros! [Inês Silveira, 10.º B]
Na passada terça feira, dia 28 de maio, em conjunto com os alunos da educação especial, a nossa turma, 10.º B, realizou uma atividade de modo a contribuir para uma melhoria ecológica do nosso ambiente escolar. Esta atividade foi muito interessante, pois transmitiu-nos a importância de reciclarmos e consciencializou-nos para não deitarmos lixo para o chão de modo a obter um ambiente escolar muito mais limpo. O nosso planeta não é um caixote do lixo e temos de nos lembrar que se acabarmos com este não temos uma opção B. [Ana Pinto e Leonor Almeida, 10.º B]
No dia 28 de maio de 2024, a turma de 10.º B participou numa atividade muito interessante em que consistia apanhar lixo em volta da escola com os alunos da educação especial.
Foi uma atividade em que ajudamos a limpar a nossa escola, mesmo tendo sido pouco tempo ajudamos na limpeza do nosso planeta, pois é com estas atitudes que ajudamos a combater os vários problemas causados pela poluição.
Foi uma atividade muito interessante, acolhedora, e que mesmo em pouco tempo retribuímos para ajudar a combater a poluição! [Emanuel Xavier, 10.º B]
No dia 28 de maio juntamos nos com os alunos da educação especial operamos a iniciativa de recolha de lixo ao redor da escola de modo a sensibilizarmos a sociedade para um mundo mais limpo. Ficamos surpresos visto que a quantidade de lixo era menor em relação aos outros anos em que realizamos iniciativas parecidas, o que mostra que estas iniciativas têm tido impacto positivo. [José Rua e António Dinis, 10.º B]
No dia 28 de maio os alunos do 10.º B em colaboração com a turma de educação especial realizaram uma atividade que tinha como intuito recolher o lixo. Esta atividade realizou se da parte da tarde desse mesmo dia, os alunos calçaram umas luvas e começaram então com a recolha. Está atividade realizou se para que a escola seja um local mais limpo e civilizado.
Na minha opinião esta atividade foi muito importante pois com a ajuda de todos podemos tornar tudo melhor. [Emanuel Xavier, 10.º B]
No dia 28 de maio, a turma do 10.º B juntamente com a turma de educação especial, uniram-se em prol de tornar a escola um espaço mais limpo e agradável. Os alunos das turmas em causa, calçaram umas luvas e puseram mãos à obra. A atividade correu como de esperar com uma quantidade significativa de lixo apanhado e com um conjunto de pessoas mais sensibilizadas no que toca à importância da recolha do lixo. [Miguel Cardoso, 10.º B]
No dia 28 de maio os alunos do 10.º B juntamente com os alunos da educação especial realizamos uma recolha de lixo ao redor da escola. Os alunos calçaram umas luvas, pegaram em sacos do lixo e foram a caça de lixo ao redor da nossa escola.
Esta atividade decorreu como esperado ajudando a compreensão da importância da recolha de lixo e proteção do meio ambiente. [Rodrigo Pinheiro, 10.º B]