A senha online é basicamente uma password que te permite ter acesso à plataforma da DGES para a candidatura ao Ensino Superior quando chegar a altura! Para que nada te passe ao lado, vamos explicar-te como funciona o processo.
Se no ano passado fizeste este pedido e já tens uma senha para o a candidatura online, a mesma não será válida para a candidatura deste ano. Portanto, tens de fazer um novo pedido de senha.
A senha online é basicamente uma password que te permite ter acesso à plataforma da DGES para a candidatura ao Ensino Superior quando chegar a altura! Para que nada te passe ao lado, vamos explicar-te como funciona o processo.
Se no ano passado fizeste este pedido e já tens uma senha para o a candidatura online, a mesma não será válida para a candidatura deste ano. Portanto tens de fazer um novo pedido de senha. Ver vídeo.
O pedido de senha é feito através do site da DGES e pode ser feito até ao momento da tua candidatura. Mas não deixes passar muito tempo – uma pessoa prevenida vale por duas!
1. Preenchimento – Aqui basta introduzires as informações pedidas:
– Número de Identificação: Cartão de Cidadão para portugueses e o Número Interno para os restantes – no caso de ser o número interno, a opção dos dígitos de controlo deixas em branco;
– Nome completo e e-mail;
– Entrega do pedido: Se já fizeste a inscrição nos exames, vais ter de entregar na escola. Se ainda não o fizeste, podes e deves entregar através da plataforma de inscrição nos exames – basta anexares o recibo assinado no final, antes de submeteres;
– Distrito e Escola: Basta selecionares o distrito a que pertences e a escola que estás a frequentar e/ou onde vais tratar do processo.
Se neste momento não tens Cartão de Cidadão, nem número interno, deves esperar até maio, fazer o Pedido de Atribuição de Senha e Número de Identificação e selecionar a entrega em GAES.
2. Documento no e-mail: Depois de concluíres o pedido de senha receberás um e-mail com um documento com as informações submetidas.
3. Impressão e Assinatura: Deves imprimir o documento do e-mail e assinar, se és maior de idade. Se fores menor de idade, é o teu Encarregado de Educação que o deve fazer.
4. Submissão: De seguida, tens de submeter esse documento assinado, juntamente com a inscrição para os exames. Ou através da plataforma PIEPE, ou entregando em mãos na escola como dissemos antes (para quem já fez a inscrição).
A senha só chegará ao teu e-mail a partir do final de maio, nessa altura deverás estar atento à tua caixa de entrada (inclusive ao SPAM). Podes ir vendo como é que está o teu pedido, carregando no link Consultar o Estado do Pedido no site da DGES.
Qualquer problema que tenhas relativo a este processo, deves tratar junto de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior. Se só pedires a senha depois de elas já terem sido entregues (em junho ou mais tarde) terás de ir a um destes gabinetes, presencialmente.
É também nos GAES que poderás resolver alguns problemas associados à senha – caso a percas, por exemplo.
In Inspiring Future