Cumprindo a máxima «ora et labora» do padroeiro da Europa, no último dia de aulas do 2.º período celebrou-se festivamente a Comunhão Pascal. Oração e trabalho caracterizam também a prática existencial da comunidade escolar de Resende.
Movidos pelo Espírito de Deus, em direção ao encontro, com Ele marcado na Igreja para a celebração do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, partiam da Escola Básica e Secundária, pelas 10:30h do dia 31 de março, várias centenas de alunos devidamente acompanhados por professores e assistentes operacionais.
Era caminhada festiva para a celebração do amor do Pai em louvor e confraternização n’Aquele que se torna presente sempre que dois ou mais estão reunidos em Seu nome e O invocam. A serena alegria que se sentia e transmitia nos leves passos e airosos rostos juvenis que à comunidade irmanava em pequena peregrinação permitia antecipar a esperança de que o Senhor já acompanha aqueles que O procuram.
Como em família em que as diversas funções dos seus membros se harmonizam para o bem de todos, assim na cerimónia da Comunhão Pascal do Agrupamento se fazia sentir o mesmo espírito. Para glória e louvor de Deus e ao serviço de toda a comunidade, cada um a seu jeito e executando funções específicas, realizou-se a Eucaristia (sempre pascal), muito animada pelo grupo coral que a todos, logo no início, convidava a entoar a saudação «Bom dia, Pai!», presidida pelo Sr. Bispo da diocese, D. António Couto e concelebrada pelos diversos párocos do Concelho e pelos professores sacerdotes da escola. A primeira leitura foi proclamada pelo Sr. Diretor, o salmo cantado pelo grupo coral de alunos, a segunda leitura proclamada pela Sra. Subdiretora e a oração dos fiéis, proposta por um aluno de cada ano de escolaridade.
Foi bem patente o entusiasmo, de todos os participantes na tomada de consciência da imprescindível missão individual de construir comunhão com Deus e com os outros em Igreja.
Ao terminar a celebração da Eucaristia, o Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, fez os habituais agradecimentos e formulou votos de Santa Páscoa a todos os que lotaram a Igreja de Resende.
Tal como a quantidade o vai demonstrando ao longo dos anos, cada vez mais, a comunhão pascal anual do agrupamento de escolas dá visibilidade à profissão dos valores que marcam a matriz cultural cristã dos detentores da capacidade de crescer no processo de ensino/aprendizagem nesta porção da sociedade portuguesa e europeia que em Resende também se constrói.
Não podia terminar sem agradecer publicamente, à Direção da Escola por nos proporcionar a continuidade desta celebração ao longo dos anos, a todos os professores “músicos” que demonstraram desde o início, vontade de ajudar o Grupo de EMRC na animação desta celebração, mas principalmente, a todos os alunos que se predispuseram a fazer parte do maravilhoso grupo coral que construímos, tantas vezes nos seus tempos livres, por vontade e com vontade.
O nosso muito obrigado a todos.
Pelo Professor de EMRC, Simão Pedro