Entre 28 de abril e 4 de maio de 2024, uma professora do Agrupamento de Escolas de Resende participou, através do programa Erasmus+, no curso “Effective Group Management in education: building Teamwork among students” (Gestão eficaz de grupos na educação: construindo o trabalho em equipa entre os alunos), que decorreu em Bolonha, Itália.
Trabalhar em equipa é um processo que envolve diversas personalidades, diferentes funções e diferentes estilos de comunicação. Reconhecendo estes desafios, o curso teve como objetivo dotar os participantes de competências essenciais, a fim de aumentar a eficiência da equipa e promover ambientes de trabalho positivos. Os participantes receberam formação sobre como melhorar as suas competências como líderes e membros de equipa, tanto em sala de aula quanto entre pares.
Durante o curso foram aprofundados vários aspetos do trabalho em equipa e liderança. Inicialmente, explorou-se a distinção entre grupos e equipas, enfatizando a importância de um objetivo comum como força motriz por trás do trabalho em equipa eficaz. Os participantes refletiram sobre os diferentes estágios de crescimento da equipa e as características que definem cada estágio, ficando a conhecer estratégias para enfrentar os desafios e promover sinergias dentro da equipa.
Foi dado foco, também, à importância dos papéis da equipa. Através de atividades interativas em grupo, os participantes experimentaram em primeira mão as consequências da ambiguidade de papéis. Esta experiência destacou a necessidade de uma definição clara de funções, a fim de evitar confusões e promover a produtividade na equipa.
No terceiro dia debateu-se a liderança eficaz da equipa. Os participantes aprenderam sobre a importância da adaptabilidade e da compreensão dos pontos fortes individuais e da dinâmica de grupo. Foram analisados diferentes estilos de liderança, cada um com seus prós e contras, e estudado como adaptar a sua abordagem a cada equipa e situação. Além disso, foram trabalhadas competências básicas de coaching e reconhecido o valor de utilizar uma mentalidade construtiva para manter a atitude positiva e a motivação da equipa.
Explorou-se a importância da Inteligência Emocional e da Gestão de Conflitos como duas competências importantes para o líder e membro da equipa. Através de vários exercícios práticos, os participantes analisaram as suas emoções e discutiram as oportunidades que podem surgir de conflitos em equipas.
Por último, foi abordada a importância do feedback como estratégia de avaliação formativa.
No geral foi uma semana gratificante, repleta de experiências valiosas, partilha de conhecimento e momentos agradáveis! Ao concluir o curso, os participantes saíram munidos de um novo conjunto de ferramentas e estratégias, motivados para implementá-las de forma eficaz nas suas salas de aula.
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A Professora, Sandra Silva