Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas / Direitos Humanos online

No âmbito do projeto Internet Segura e dando continuidade às ações do Movimento Contra o Discurso de Ódio, o IPDJ tem vindo a implementar várias ações de formação e sensibilização, nomeadamente sobre o Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas/Direitos Humanos online.

O discurso de ódio online tornou-se viral à escala global e constitui um dos principais problemas sociais atuais: incita à violência, destrói vidas e mina a coesão social. Além de ser muito prejudicial e ofensivo a nível pessoal, também tem um forte impacto na representação social de comunidades e grupos. Visa, especificamente, grupos marginalizados na sociedade, pessoas de grupos étnicos minoritários, ou pessoas da comunidade LGBTQ +, por exemplo. A identidade destas comunidades constitui um alvo preferencial do ódio online. Lidar com o discurso de ódio pode ser uma tarefa difícil. Ignorar, denunciar ou envolver-se? Qual deve ser a nossa mensagem, a quem se dirigir e como?

À medida que os/as jovens usam cada vez mais o espaço digital, torna-se urgente aprender a lidar com o discurso de ódio e promover os direitos humanos online, através de ações educativas. É neste contexto que o IPDJ dinamiza esta ação de formação online, gratuita, de 1 a 5 outubro de 2021, em colaboração com a Amnistia Internacional Portugal.