No dia 8 de março do atual ano letivo decorreu a visita de estudo da Escola EB2 de Resende à cidade emblemática de Mirandela. No momento da partida, o dia encontrava-se bastante nublado e envergonhado, contrastando com o espírito de alegria e de curiosidade dos participantes.
Alunos, assistentes operacionais e professores percorreram um trajeto sinuoso ao longo da EN 222, mas muito belo até à cidade berço da Região Demarcada do Douro. O restante trajeto fez-se pela A24 até ao destino.
Pelas 10h30m, a cidade de Mirandela começou a vislumbrar-se ao longe, muito serena, tranquila e aconchegada pelo vale do rio Tua. Rio que reproduz, a cada instante, a sua beleza, a sua história e as tradições.
As turmas do 5.º ano de escolaridade iniciaram a visita de estudo, dirigindo-se para o Museu da Oliveira e do Azeite que se localiza nas antigas instalações da Moagem Mirandelense. Neste espaço, os vários grupos foram orientados por técnicos que com os alunos percorreram algumas salas que retratam a apanha da azeitona, a transformação do fruto em azeite, simultaneamente foi possível observar inúmeros utensílios inerentes à ancestralidade daquela atividade agrícola. Na sala de multimédia, todos tiveram oportunidade de visualizar um pequeno vídeo onde é retratado o trabalho árduo e precioso desenvolvido por homens e por mulheres da região de Trás-os-Montes, finalizando com uma degustação de torrada com azeite acompanhada por um quentinho chá de folhas de oliveira.
As turmas do 6.º ano de escolaridade, iniciaram a visita de estudo na ECOTECA. Trata-se de um espaço interativo de conhecimento e promoção local, onde está disponível informação sobre fauna, flora e património natural e cultural. Os alunos puderam descobrir o território, de uma forma atrativa, conhecendo a região na vertente da valorização e da preservação. Também assistiram a um workshop onde tiveram o privilégio de assistir a uma oficina de sabão.
Todos os participantes voltariam a juntar-se a Residência de Estudantes de Mirandela para o momento do almoço, onde houve patilha e muita conversa.
Pelas 14h30m, junto ao Paço dos Távoras, atual Câmara Municipal, iniciou-se uma visita à zona histórica da cidade, dirigida pelo Dr. Lécio Leal. Foram dados a conhecer vários espaços e monumentos históricos que desde tempos idos continuam a marcar presença forte até aos nossos dias. Durante duas horas, algumas ruas da cidade transformaram-se numa grandiosa Aula Magna. Os conhecimentos apreendidos foram monitorizados através de questionário fornecido aos alunos.
Pelas 16h30m, todos participantes despedem-se da cidade, atravessando a antiquíssima ponte medieval que atravessa o rio Tua, cientes de que os objetivos da visita de estudo foram amplamente cumpridos.
A Professora, Fátima Soledade