Erasmus+: Apresentação do Flipped Classroom e Wisemapping

No dia 7 de janeiro, através da plataforma Zoom, as escolas turcas de Diyrbakir e de Mersin procederem à…
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No dia 7 de janeiro, através da plataforma Zoom, as escolas turcas de Diyrbakir e de Mersin procederem à apresentação de mais duas ferramentas digitais, respetivamente, Flipped Classroom e Wisemapping, no âmbito do projeto Erasmus+ Next Generation Digital Learning.
A metodologia Flipped Classroom (adiante designada por “Sala de aula invertida”) é uma tentativa de fazer uso das infraestruturas tecnológicas, dos recursos digitais e do estilo de vida dos nossos alunos, para promover um ensino diferenciado e promotor de oportunidades e de aprendizagens significativas, procurando fomentar a autonomia e a flexibilidade ao ritmo de aprendizagem de cada um, de forma a alcançar o sucesso educativo e o desenvolvimento académico dos alunos (http://creative.eun.org/c/document_library/get_file?uuid=de69cfbe-32c9-40ab-ba05-f6a4e92c3151&groupId=96459). Esta metodologia procura envolver os professores e educadores na preparação de materiais de suporte à aprendizagem, estruturados de forma a poderem ser usados pelos alunos onde e quando quiserem – em qualquer lugar, em qualquer altura. No modelo de “Sala de aula invertida”, o professor planeia oportunidades de aprendizagem para os alunos, disponibilizando materiais num formato organizado para a autoaprendizagem, que acontecerá fora da sala de aula, por exemplo, em casa. Em sala de aula, são realizadas as tarefas de questionamento e aprofundamento de conhecimento, num ambiente de aprendizagem mais personalizada e entre pares. O professor propõe questões específicas que orientem a aprendizagem e, ao fazê-lo, pode antecipar onde é que os alunos precisarão de mais ajuda e, em consequência, proporcionar-lhes atividades e experiências práticas sobre o que for previsto que aprendam. Dessa forma, o feedback do professor pode ocorrer durante o estudo, ou seja, durante a aprendizagem, e não apenas posteriormente, possibilitando ainda que o processo seja redefinido, estabelecendo-se uma dialética de questionamento e aprendizagem.
O Wise Mapping é uma ferramenta de código aberto de mapeamento mental da web que aproveita o poder dos mapas mentais, misturando tecnologias de padrões abertos, como SVG e React: http://www.wisemapping.com.
Um mapa mental é um diagrama usado para representar palavras, ideias, tarefas ou outros itens vinculados e organizados radialmente em torno de uma palavra-chave ou ideia central. É usado para gerar, visualizar, estruturar e classificar ideias, e como auxílio no estudo, organização, resolução de problemas e tomada de decisões. É um diagrama centrado na imagem que representa conexões semânticas ou outras conexões entre porções de informação. Ao apresentar essas conexões de maneira gráfica radial e não linear, ele incentiva uma abordagem de brainstorming para qualquer tarefa organizacional, eliminando o obstáculo de estabelecer inicialmente uma estrutura conceitual intrinsecamente apropriada ou relevante para trabalhar. Um mapa mental é semelhante a uma rede semântica ou mapa cognitivo, mas não há restrições formais sobre os tipos de links usados. Os elementos são dispostos intuitivamente de acordo com a importância dos conceitos e são organizados em agrupamentos, ramificações ou áreas. A formulação gráfica uniforme da estrutura semântica da informação sobre o método de obtenção de conhecimento pode ajudar na recordação de memórias existentes.

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