#Estudoemcasa – Ensino Secundário

A partir de segunda-feira, dia 9 de novembro, o #EstudoEmCasa passa a disponibilizar conteúdos também para alunos e professores do ensino secundário, através da RTP Play e da app #EstudoEmCasa.

Quinze blocos pedagógicos temáticos são disponibilizados diariamente, num total de 75 por semana, à semelhança do que já acontece para o ensino básico, o qual tem também transmissão televisiva (através da RTP Memória). De segunda a sexta-feira, às 9h, o conjunto de conteúdos diário fica disponível, respondendo a diferentes vias de ensino (grelha no link em baixo).

Com a continuidade e o alargamento operados neste ano letivo, o #EstudoEmCasa tornar-se-á no conjunto mais completo de recursos educativos em língua portuguesa, acessível a todos, e em formato televisivo, sendo um apoio muito útil à aprendizagem dos alunos que, em determinados momentos, estejam impossibilitados de deslocar-se à escola, bem como um apoio às escolas para continuarem a trabalhar com estes alunos.

Independentemente do ensino presencial, este é um recurso ao dispor das comunidades educativas para reforço das práticas de ensino e aprendizagem, em qualquer momento e lugar (tendo simultaneamente um papel relevante na difusão de conteúdos pedagógicos, da língua e da cultura portuguesas, nos tempos atuais).

Assim, por se constituir como um valioso recurso ao dispor dos docentes e o desejável “Companheiro de Escola” de milhares de estudantes, o #EstudoEmCasa é uma ferramenta da qual não deverá prescindir-se. É, por isso, fundamental a sua divulgação, designadamente através do cartaz (que destaca a importância de descarregar a app #EstudoEmCasa) e outros materiais, junto de professores, alunos e famílias.

Neste sentido, pedimos todo o empenho dos senhores Diretores/Presidentes de CAP na divulgação do #EstudoEmCasa, podendo encontrar/descarregar todos os materiais aqui: https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/estudoemcasa/

Aproveitando a presente comunicação, e entendendo a que as mensagens de sensibilização são uma ferramenta de excelência para induzir mudanças comportamentais, damos ainda nota que:

Dando seguimento à campanha #EscolaEmSegurança, criámos a mensagem “Mais Vale  Mascarado do que Confinado” para que uma das mais eficazes medidas de autoproteção contra a COVID-19 jamais seja descurada pela comunidade educativa, quer dentro da escola, onde a sua utilização já era obrigatória, quer fora dela, lembrando que, desde o dia 28 de outubro, a obrigatoriedade se estendeu a outros espaços e vias públicas. Cartaz pode ser descarregado aqui:

https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/escolaemseguranca/

Com os melhores cumprimentos,

João Miguel Gonçalves

Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares

 

dgeste-resized

 

Praça de Alvalade, 12

1749-070 Lisboa, PORTUGAL

TEL + 351 218 433 900 FAX + 351 218 499 913

www.dgeste.mec.pt

www.facebook.com/dgeste

 

logo-me1