@Informações

O PO CH apresenta a “Máquina dos Sonhos” onde tudo é realidade!

Aceda através do site do PO CH – www.poch.portugal2020.pt

Exmas. e Exmos Senhores,

O PO CH propõe a todos uma visita à “Máquina dos Sonhos”, uma construção virtual, em 3D, de um projeto idealizado para os stands fisicos nas feiras de educação de 2020, Qualifica e Futurália, que este ano não se realizaram, em consequência da pandemia de COVID-19.  É um passeio pela realidade dos formandos e projetos, que um dia foram sonhos, e que o PO CH ajudou a concretizar.

Este ano, em ambas as feiras, teria existido um espaço físico inovador – a “Máquina dos Sonhos”.  Nas paredes da “Máquina”, interiores e exteriores, seriam exibidas as Histórias de Sucesso dos formandos e projetos apoiados pelo POCH, através do FSE. Também seria possível ver as histórias em formato vídeo, numa Ledwall que mostraria  os conteúdos a todos os visitantes que por lá passassem.  

Para minimizar o impacto negativo da ausência das feiras de ensino em 2020, e para que estes percursos continuem a servir de motivação a novos casos de sucesso, o PO CH sugere esta visita virtual. Navegue pelos vários “panoramas”, clicando nos 10 quadrados disponíveis na base do ecrã, utilize o rato para fazer “zoom” e clique nos pontos vermelhos para mudar de perspetiva. Veja os vídeos, leia as histórias e conheça tudo o que dizem dos apoios do FSE/PO CH. 

A máquina não pára, continua a trabalhar e a fazer a diferença.  Até 30 de junho, o PO CH já apoiou a (re)qualificação de 650 mil pessoas, com apoios que ascendiam aos 3 536 M€ de financiamento total elegível, dos quais 3 006 M€ provenientes do Fundo Social Europeu (FSE). Qualificar mais e melhor a população que reside em Portugal é um objetivo incontornável para o desenvolvimento social e económico, para a retoma do nosso país e para que consigamos acompanhar a bom passo as transições verde e digital em curso. Os apoios que aí vêm são muitos: a escola digital, com os apoios para aquisição de meios informáticos para alunos e docentes, a formação de docentes e outros agentes de educação, para uma plena utilização desses novos recursos, e os apoios de sempre à (re)qualificação dos jovens e adultos, reforçados e amplificados pelas novas vias de investimento europeu, para mais e melhor qualificação, adaptada aos novos desafios e capazes de construir muitas Histórias de Sucesso!

Boa visita e até breve.

 

PO CH

Programa Operacional Capital Humano

Human Capital Operational Programmme

 

@

poch@poch.portugal2020.pt

  

cid:image001.png@01D639C1.263FB8F0cid:image002.png@01D639C1.263FB8F0cid:image003.png@01D639C1.263FB8F0cid:image004.png@01D639C1.263FB8F0cid:image005.png@01D639C1.263FB8F0

 

 

Avenida João Crisóstomo nº 11, 1000-177 Lisboa

www.poch.portugal2020.pt | www.portugal2020.pt

Serviço de Call Center:

21 597 67 90

 

 

Pedido de Divulgação Anúncio da EDP Distribuição | Técnicos/as de Eletricidade (Norte/Centro/Sul)

Divulgação de uma oportunidade para a EDP Distribuição, destinada a candidatos com formação ao nível do 12.º Ano dos Cursos Tecnológicos e Profissionais das áreas de Instalações Elétricas, Eletrónica, Eletrotecnia, Eletromecânica, Mecatrónica, Manutenção Industrial e áreas afins.
Breve descrição do perfil pretendido aqui.

9 de Outubro de 2020 – Dia do Chapéu com aTTitude

Use um chapéu com ATTITUDE

A Associação aTTitude, aderiu à iniciativa da International Children´s Palliative Care Network (ICPCN) “Hats for Children Palliative Care” em 2016, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância dos CPP, e celebrar o trabalho das equipas de cuidados paliativos pediátricos em todo o mundo. Nesse âmbito desenvolveu um concurso escolar “Chapéu com aTTitude”, onde se convidam as escolas a promover ações de sensibilização local para a importância dos CPP, e as crianças e jovens a criarem um “Chapéu com aTTitude”. Desde o início desta iniciativa, contou-se com a participação de centenas de escolas, famílias e professores e mais de 10.000 alunos participaram. Foram parceiros nestas iniciativas a “Science4you”, Majora e a Worten. Este concurso regressará às escolas em 2021.
Neste ano tão especial, vamos celebrar de forma mais simbólica o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP). Sob a supervisão e orientação do Conselho Técnico Científico lançámos um convite às equipas Intra Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos, a vários profissionais, famílias em situação de CPP para nos ajudarem a transmitir uma mensagem de sensibilização à comunidade.
Não perca ! 9 de Outubro – no Facebook da aTTitude IPSS, assista ao lançamento do vídeo, feito por todos, para todos. Demostrações de muita generosidade por parte de várias famílias, momentos carinhosos, engraçados, emotivos. Visite e partilhe!

Mas a VOSSA participação é muito Importante ! 9 outubro 2020

Celebrar este dia, juntar-se a esta Causa, é fácil, seguindo estes passos:

1. Usar um chapéu para trabalhar, na faculdade ou na escola,

2. Publicar a sua foto individual ou em grupo, com o Chapéu nas redes sociais com #chapéucomattitude; na sexta-feira 9 outubro;

3. Partilhar essas fotos no Facebook da aTTitude IPSS!

Precisamos da participação de todos. Publique e partilhe!

A Associação aTTitude IPSS

A Associação aTTitude IPSS, surge em 2013 como entidade privada sem fins lucrativos, dedicada à Literacia em Causas de Saúde e Educação.

Pretende ser uma resposta contra a apatia e a indiferença, procurando criar uma mudança positiva no desenvolvimento, bem-estar, educação, saúde e inclusão social dos mais vulneráveis.

A Missão da aTTitude IPSS é Capacitar, Formar & Informar.

Escutar Causas. Desafiar Vontades. Potenciar Esforços

Com os melhores cumprimentos,

Rita Diniz

TDT

ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações)

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Direção-Geral do Ensino Superior

Altera o anexo do Despacho n.º 8035/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 160, de 18 de agosto de 2020, que aprovou o calendário da candidatura aos concur-sos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cur-sos artísticos especializados para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2020-2021 em instituições de ensino superior públicas.

Despacho n.º 8777-A/2020

IFA Training Viseu – Solicitação Divulgação de Open Day

Divulgação de um evento e consequente oferta formativa para realização posterior ao Ensino Secundário.

O IFA é um centro de formação autorizado com cursos de Piloto de Linha Aérea e Assistente de Bordo. Tem sede em Cascais e instalou-se, recentemente, em Viseu, de modo a fortificar o Norte e Centro de Portugal nesta área.

Estamos a divulgar um Open Day, para que todos nos possam conhecer e, se tiverem paixão pelo mundo da aviação, optem por realizar os seus sonhos connosco! Todos os interessados poderão participar neste evento, incluindo alunos de 10º, 11º e 12º ano.


Informação a ser partilhada com os alunos:


O mundo da aviação de portas abertas para ti, em Viseu!

Não percas a oportunidade de realizar uma experiência de voo

Link de inscrição:  

https://ifa-training.com/pt/ifa-open-day-setembro-de-2020/

Queres saber mais sobre o IFA? 

https://ifa-training.com/ 

 

Universidade Júnior | Das Pontes do Porto à Programação, uma semana de Ciência e Tecnologia, 7 a 11 de setembro (5.º ao 9.º ano)

 

Universidade Júnior

Uma Semana de Ciência e Tecnologia para alunos do 2.º e 3.º ciclos

7 a 11 de setembro 2020

Incrições

Vivemos na Era Digital!

Desde a 2.ª Guerra Mundial começamos a expandir o nosso conhecimento e as capacidades computacionais por exemplo, nos automóveis, equipamentos domésticos, computadores, smartphones, entre outros. Falar a linguagem dos computadores, saber programá-los e ensiná-los a fazer coisas que queremos, é uma habilidade muito importante para o futuro a que se chama programação. Nesta atividade de 5 dias, aprenderemos algumas noções básicas sobre como falar com um computador criando um videojogo em 2D, aprenderemos a comandar um robô e a usar um microcontrolador para controlar luzes e motores. Todos esses conhecimentos serão conjugados na criação de um protótipo automatizado complexo. As atividades também incluirão outras ciências e estruturas da Revolução Industrial. Descobriremos pormenores das pontes do Porto e das estruturas utilizadas e construiremos também algumas maquetes.

Local: Faculdade de Ciências – Departamento de Física e Astronomia
Horário: 9h30 às 17h30 (check-in a partir das 9h)
Ponto de encontro: junto à cantina da FCUP

Inscrições aqui.


VÍTOR SILVA
Reitoria / 
Rectorate
Comunicação e Imagem / Public Relations Department
Unidade de Divulgação Institucional / Outreach

Gestor de Projetos / Projects Manager
Mostra da Universidade do Porto / U.Porto Exhibition
Universidade Júnior / Junior University

Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto. Portugal
+351 220 408 275 (ext. 4019) | +351 933 435 702 | vsilva@reit.up.pt | http://universidadejunior.up.pt

Informações e incrições

Ensino Superior – WorkOnYourFuture

 

Uma vez que se aproxima o prazo de candidaturas ao ensino superior, vimos por este meio divulgar uma iniciativa que poderá ser bastante útil aos estudantes cujo percurso têm vindo a acompanhar até este derradeiro momento.

Foi criado um instagram de nome WorkOnYourFuture, que, como a descrição indica, pretende ajudar a esclarecer algumas dúvidas em relação aos vários cursos disponíveis no nosso país. Lá, poderão encontrar entrevistas a estudantes de diferentes áreas e faculdades.

Além desta plataforma, relembramos que os vários núcleos de estudantes do país se encontram muito entusiasmados por responder a questões de futuros colegas, pelo que não há razão para respostas ausentes. Em particular, o nosso está sempre disponível para atender aqueles que, por motivos vários, tenham interesse pelas áreas de física/engenharia física e astronomia (o nossoFacebook, o facebook do Outreach).

Assim sendo, resta apenas desejar muita força para os tempos que avizinham. Recordamos ainda que, porque a força é diretamente proporcional à massa e as nossas massas somadas são maiores que as isoladas (assumindo-nos com a mesma aceleração): juntos somos mais fortes.

Votos de uma excelente semana.

Atenciosamente,

Bruna Dias (Coordenadora do Departamento de Outreach)

  Departamento de OutReach
  outreach@physikup.pt

  Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia

  FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
  Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto, Portugal
  www.fc.up.pt

Informação sobre o curso de EBB na Faculdade de Ciência da ULisboa

Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica e Biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (NE2B2).

Enviamos esta informação no sentido de partilhar com os estudantes, o programa académico do nosso curso, através dos ficheiros em anexo (flyer e vídeo: Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica | Ciências na Hora H).

 

Com os melhores cumprimentos,

Ana M. Almeida

Tesoureira, DireçãoNE2B2

telemóvel 912677167

morada Rua Ernesto Vasconcelos, 1749-016 Lisboa

email ne2b2.fcul@gmail.com

website ne2b2.fc.ul.pt

Escola Amiga da Criança <escolaamigadacrianca@gmail.com>

 

Convite | Virtual Open Day Católica Braga

Estudantes do ensino secundário, pais e encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais. Estão todos convidados a entrar e a interagir, para podermos esclarecer virtualmente questões sobre temas como o acesso ao ensino superior privado e como conseguir uma bolsa de estudo. Além destas temáticas poderão encontrar-se com os coordenadores dos diversos cursos da nossa oferta formativa. ! Para tal, concebemos o Virtual Open Day na Católica em Braga, no próximo dia 15 de julho, a partir das 17h00, na plataforma ZOOM.
Para mais e melhor informação, segue o link onde poderão ser encontradas as diversas salas.
http://www.candidaturas.braga.ucp.pt/
http://www2.braga.ucp.pt/

GABRPCOM – Gabinete de Relações Públicas e Comunicação
Universidade Católica Portuguesa | Braga
Rua de Camões
4710-362 Braga – Portugal
Tel. + 351 253 206 100
Email: comunicacao@braga.ucp.pt
www.braga.ucp.pt

Dia Aberto do ICBAS da U.Porto

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto tem tido inúmeras solicitações de esclarecimento acerca da sua oferta formativa. Neste contexto, irá realizar um Dia Aberto, de modo a dar resposta acerca das características diferenciadoras de cada curso. Estarão presentes os Diretores e estudantes de cada curso do ICBAS. Será realizado através da plataforma Instagram, pelo que é recomendável seguirem as nossas páginas nas redes sociais.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos através dos seguintes contactos:

e-mail: ingressos@icbas.up.pt.
Telefone: 220428052/220428303

2ª Sessão Dias da UBI Online + Dia UBI Famílias | Esclarecimento | Universidade da Beira Interior

Devido à situação pandémica que se tem vivido nos últimos meses houve necessidade de nos readaptarmos ao novo paradigma e de redefinirmos a nossa estratégia de promoção. Nesse sentido, surgem os Dias da UBI Online. Tendo em conta o sucesso da 1ª Sessão decidimos avançar com uma 2ª Sessão de esclarecimentos.
A 2ª Sessão dos Dias da UBI Online irá decorrer entre 21 e 30 de julho, entre as 10h e as 17h. No cronograma abaixo é possível consultarem as sessões agendadas por curso e optar pela sessão (ou sessões) em que pretendem participar.
Para além destas sessões de esclarecimento preparámos um dia especial e inteiramente dedicado às questões dos familiares. O Dia da UBI Famílias irá decorrer no dia 18 de julho, pelas 18H.
Para que os vossos alunos possam participar nas sessões de esclarecimento que preparámos terão de aceder ao link que se segue e aguardar que o anfitrião da sessão dê permissão para entrarem.
Link para aceder às sessões (contém o Dia da UBI Famílias + 2ªSessão dos Dias da UBI Online)
https://linktr.ee/FuturoNaUBI
Link para a sessão do Dia da UBI Online | Famílias
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94126627306
ID da reunião: 941 2662 7306
Link para a 2ª Sessão dos Dias da UBI Online
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97813594310
ID da reunião: 978 1359 4310
Pretende-se que estas sessões de esclarecimento clarifiquem na plenitude as questões dos vossos os alunos, que desmistifiquem um pouco o ingresso no ensino superior, que deem a conhecer um pouco mais sobre a nossa Instituição e, sobretudo, sobre as ofertas e oportunidades que temos para lhes oferecer (Mobilidade de Estudos, Bolsas e Apoios Sociais, Alojamento, etc).

Campo de Férias Psicoeducativos: À conversa com os outros damos a volta ao mundo e a nós!

Caro(a) Encarregado(a) de Educação,


Contactamo-lo(a) com o intuito de lhe dar conhecimento de que vamos avançar com uma nova edição das Oficinas Psicoeducativas do Serviço de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes (SIPCA), do Serviço de Consultas da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). As medidas de combate ao COVID-19 trouxe forte impacto à vida de todos nós. Para muitas crianças, o isolamento ou a fragilidade das relações com os outros acentuou-se, ainda que de forma silenciosa. Comprometida com a promoção de um saudável desenvolvimento das crianças, e na necessidade forçosa de adaptação dos tempos atuais, a nossa equipa desafiou-se a continuar a chegar aos mais novos, recriando estratégias e dinâmicas, no que resultou a versão deste Workshop PsicoEducativo que partilhamos consigo!
Como podem ver no folheto anexo, apresentamos aos vossos filhos e filhas uma oficina destinada a crianças entre os 7-10 anos, orientada para o convívio com outras crianças que possam estar em qualquer local do planeta; pretendemos contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais. Durante uma semana repleta de surpresas, a criança será convidada a embarcar numa “viagem à volta do mundo”, onde as aventuras as levarão a desenvolver competências de comunicação, de expressão emocional e de resolução de problemas. Em equipa, vamos abrir o caminho da criatividade e da estimulação cognitiva, o que nos permitirá certamente regressar com a mala mais preenchida de boas experiências, nesta arte de bem gerir as nossas emoções e as relações com os outros!
Desafiados a embarcar connosco?

As nossas sessões funcionarão em formato on-line nas seguintes datas:

1ª edição: 13 a 17 de julho (inscrições preferencialmente até 8 de julho)
2ª edição: 20 a 24 de julho (inscrições preferencialmente até 14 de julho)
3ª edição: 27 a 31 de julho (inscrições preferencialmente até 21 de julho)

As vagas estão limitadas a 10 elementos. Esperamos contar com a Vossa participação!

Podem procurar saber mais ou fazer as Vossas reservas através dos contactos 914243954, pelo email oficina.descobertas@gmail.com e pelo seguinte FORMULÁRIO ONLINE. Em anexo segue também o Formulário de Inscrição em versão PDF.
Os procedimentos de pagamento serão enviados após a inscrição.

Esperando encontra-vos em breve,
P’la equipa
Alexandra Silva

Formulário

Despacho n.º 6906-B/2020

Determina a aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2020-2021, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário.

Versão pdf

Sessões de Esclarecimento – Alunos do Ensino Secundário – 6 de julho de 2020, 15h

Sessões de Esclarecimento – Alunos do Ensino Secundário – 6 de julho de 2020, 15h
Estão abertas as inscrições para as sessões de esclarecimento sobre a oferta formativa da Universidade do Porto. As sessões são gratuitas e estão abertas ao público em geral, mas destinam-se sobretudo aos alunos do 12.º ano. No entanto, caso existam outros alunos do secundário interessados, também se poderão inscrever.
15h00 – Apresentação genérica da U.Porto e Serviços de Ação Social (bolsas, alojamento, etc.)
16h30 – Sessões paralelas: Faculdades de Desporto, Engenharia, Farmácia e Letras
17h00 – Sessões paralelas: Faculdade de Economia

Mais informações sobre a oferta formativa da U.Porto e inscrições: https://www.mostra.up.pt/
Após a inscrição receberá um segundo email com os dados de acesso às salas Zoom.

VÍTOR SILVA
Reitoria / Rectorate
Comunicação e Imagem / Public Relations Department
Unidade de Divulgação Institucional

Gestor de Projetos / Projects Manager
Mostra da Universidade do Porto / U.Porto Exhibition
Universidade Júnior / Junior University
Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto. Portugal
+351 220 408 275 (ext. 4019) | +351 933 435 702 | vsilva@reit.up.pt | http://universidadejunior.up.pt

IFA Training Viseu – Solicitação Divulgação de Webina

O IFA é um centro de formação autorizado com cursos de Piloto de Linha Aérea e Assistente de Bordo. Tem sede em Cascais e instalou-se, recentemente, em Viseu, de modo a fortificar o Norte e Centro de Portugal nesta área. Estamos a divulgar um Webinar, para que todos nos possam conhecer e, se tiverem paixão pelo mundo da aviação, optem por realizar os seus sonhos connosco! Todos os interessados poderão participar neste evento.
Fico a aguardar um contacto em resposta ao pedido efetuado, agradecendo, desde já, a atenção disponibilizada e qualquer colaboração da vossa parte.
Estarei ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Deixo, de seguida, a informação a ser partilhada com os alunos.
Sonhas com o mundo da aviação? Então, este evento é para ti!

Link de inscrição:
http://ifaopenday.com
Queres saber mais sobre o IFA?
https://ifa-training.com/
Caso tenhas dúvidas, não hesites em contactar!

Workshop – “Encontra o teu emprego” | 06 julho

No âmbito do serviço piloto NEET, enquadrado no projeto AIIA – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa – vimos por este meio divulgar o terceiro workshop de um conjunto de três que foram organizados a pensar nos jovens e que consideramos poderem ser uma mais valia para os públicos com quem trabalham no terreno.  As inscrições estão abertas e o último é já dia 06 de julho:

Dia 6| julho – “Encontra o teu emprego

De referir que os nossos workshops são gratuitos mas sujeitos a inscrição. São em formato online através da plataforma teams e dirigidos a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 29. Poderão inscrever-se através do link: https://inscricao.eu/cdp/

Este serviço-piloto integra algum do trabalho já desenvolvido pela Cidade das Profissões (CdP) neste sentido, aproveitamos este email para enviar também as nossas próximas agendas CdP, que se poderão adequar a alguns dos vossos jovens e/ou utentes, solicitando também a sua divulgação. De salientar que o nosso objetivo é trabalhar com jovens em situação NEET mas também com aqueles que se encontram numa situação mais vulnerável numa vertente de prevenção.

Para qualquer dúvida também nos podem contatar através deste email (mariamatos@cm-porto.pt) ou cidadedasprofissoes@cm-porto.pt. Estamos à espera dos vossos jovens!!!

UMinho Portas Abertas | Programa da EEUM no UPA DIGITAL|

Professores, psicólogos, encarregados de educação e alunos,
Solicitamos a partilha do Programa do “UPA Digital” junto da vossa rede de contactos de candidatos ao ensino superior.
A Universidade do Minho abre as suas portas digitalmente nos dias 22, 25 e 30 de junho e 1 de julho, possibilitando a estudantes do secundário, encarregados de educação, docentes e orientadores vocacionais uma interação direta com a comunidade desta academia. A iniciativa, designada “UPA Digital”, decorre sempre das 17h30 às 19h15, com um conjunto de atividades diárias em simultâneo, nos espaços virtuais da plataforma Zoom.
Professores, investigadores, estudantes, alumni e técnicos da UMinho vão partilhar experiências e responder a dúvidas sobre a realidade académica e os desafios colocados ao longo de cada curso. Vai ser possível explorar planos curriculares, saídas profissionais, bem como conhecer melhor os recursos disponíveis, os laboratórios, as infraestruturas dos campi e o dia a dia nas cidades de Braga e Guimarães.
A “UPA Digital” inicia a cada dia com as boas-vindas do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e a mensagem inspiradora de um estudante-atleta, respetivamente André Coelho (Engenharia Civil, futsal), Ercília Machado (Engenharia Química e Biologia, atletismo), Diogo Branquinho (Engenharia Têxtil, andebol) e Rui Bragança (Medicina, taekwondo). Depois, basta escolher e entrar nas salas virtuais temáticas ao dispor. A primeira apresenta recursos de apoio disponíveis para os estudantes da UMinho em áreas variadas (por exemplo, desporto, transportes, ação social ou empreendedorismo) pela Associação Académica da UMinho. Na segunda pode esclarecer-se dúvidas sobre o acesso ao ensino superior ou sobre as bolsas de mérito. Já a terceira clarifica aspetos como alojamento, bolsas de estudo, alimentação, bibliotecas, apoio médico, desporto e programas de mobilidade.

Programa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho:

Participem através do canal Youtube da EEUM: https://bit.ly/EEUMyoutube

 

Exames Nacionais e a Ansiedade

Exmos. Pais e Encarregados de Educação e Alunos,

 

A época de exames é sempre, ou quase sempre sinónimo de nervosismo, stress ou ansiedade( este ano agravada com a pandemia) havendo uma ligação direta entre a capacidade de um aluno gerir as suas emoções e os seus resultados académicos.
A ansiedade em excesso pode interferir na preparação e no desempenho nos exames e, nem sempre os resultados das provas correspondem aos reais conhecimentos dos alunos.

 

As consequências da ansiedade em excesso na preparação do exame são:
-Adiamento consecutivo do início do estudo, mantendo a ilusão de que ainda há tempo
suficiente para estudar;
-Sentimento de que irá sair exatamente a matéria com a qual se sente menos à vontade;
-Trazer à memória, as provas já realizadas e cujos resultados não foram os pretendidos;
-Pôr em causa os conhecimento sobre a disciplina;
-Tentação de desistir do exame;
-Sentimentos de culpa;
-Alterações no sono; na alimentação e no comportamento.

 

A ansiedade excessiva durante o exame pode provocar:
-Sensações físicas desconfortáveis: suores, aumento do ritmo cardíaco, dores de cabeça,
dores de barriga, arrepios, vómitos…
-“Brancas”;
-Sensação de confusão;
-Alteração na concentração;
-Tentação de desistir.
Para diminuir a ansiedade é essencial programar e organizar o estudo atempadamente, pois aumenta a confiança relativamente ao exame.
É necessário também dormir as horas necessárias, ter uma alimentação saudável, fazer pausas durante o estudo e ocupar o tempo livre com atividades do seu interesse.
Oferecer aos Vossos Alunos,Filhos e Educandos, um método simples e complementar, com o objetivo de proporcionar-lhes a tranquilidade e confiança necessária para serem bem sucedidos, é uma excelente estratégia.
Assim, irei realizar no mês de junho, workshops online, cujos temas, datas e condições seguem em anexo.
Sou grata pela divulgação desta informação junto dos Pais, Encarregados de Educação e Alunos.

Agradeço a atenção, estando disponível para qualquer esclarecimento.
Júlia Ferreira

Concurso ABCovid

Visamos com esta iniciativa, envolver os alunos, de todas as idades, comunidades e escolas, de forma directa na partilha e consciencialização do vírus.
O nosso objectivo é incentivar os alunos a irem, eles próprios, à procura de informação correcta de fontes fidedignas sobre a pandemia.
Fazemo-lo na forma de um concurso, onde os alunos, sozinhos ou em grupo, submetem um vídeo até 60s expondo de forma criativa e original boas práticas na defesa contra o SARS-CoV-2.
Cada semana terá o seu vencedor que receberá um prémio de 350€.
Após 10 semanas os 100 melhores vídeos, escolhidos pela equipa ABC Covid-19, iram ser analisados por um júri de 5 pessoas composto de dois investigadores Portugueses, uma cientista da farmacêutica nacional Hovione e dois youtubers e criadores de conteúdo digital.
O vencedor será anunciado na cerimónia de entrega de prémios, marcada para dia 21 de Setembro de 2020, onde o mesmo receberá 3.000€. 1.500€ e 1.000€ serão entregues ao segundo e terceiro classificado respectivamente.
Convidamo-vos a visitarem o website do concurso em www.abcovid.pt ou através das nossas páginas nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/ABC-Covid-19-111202493928703/
Instagram: https://www.instagram.com/abccovid19/
Twitter: https://twitter.com/AbcCovid
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRpYruG7MklwGTMOawO7aEw
Website: https://www.abcovid.pt

Agradecemos desde já a vossa cooperação.

Melhores cumprimentos,
Santiago Villax Sampaio
Equipa ABC Covid-19

1589799281249
abc-cc19@hovione.com
www.hovione.com//covid-19-coronavirus

DIVULGAÇÃO | Academia Júnior Virtual | FCH-Católica | Inscrições abertas

A Academia Júnior da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa está de volta de 6 a 10 de julho para a sua 11.ª edição.
Destinada a alunos do 9.º ao 12.º ano, esta semana virtual na Universidade vai ser uma experiência única de descoberta da vocação profissional.
Através de ateliês temáticos online, os alunos poderão conhecer as cinco Licenciaturas da FCH – Comunicação Social e Cultural, Psicologia, Serviço Social, Línguas Estrangeiras Aplicadas e Filosofia – ao mesmo tempo que esclarecem todas as dúvidas sobre os cursos e o acesso ao ensino superior.
O programa já está disponível e as inscrições estão abertas.
A inscrição tem um custo de 20€.
Mais informações através do e-mail careeroffice.fch@ucp.pt ou telefone 217 214 018.
Agradecemos a divulgação juntos dos vossos alunos e estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Licenciaturas FCH
Gabinete de Comunicação e Marketing
Communication and Marketing Office

 

COMUNICADO À IMPRENSA | PRESS RELEASE – Instituto de Ciências Polícias e Segurança Interna – 2º Open Day virtual – 24 de junho, 11H00

Flyer

A Polícia de Segurança Pública (PSP), tem no Instituto Superior de Ciências Polícias e Segurança Interna (ISCPSI) o seu polo de formação e ensino, de nível universitário, dos seus futuros Oficiais e Comandantes.
Está a decorrer até ao próximo dia 03 de julho o período de candidatura ao próximo ano letivo.
A tradicional iniciativa de open day decorre este ano em ambiente virtual, tendo já contado com uma edição no passado dia 16, que permitiu que os jovens colocassem as suas dúvidas e conhecer o Instituto.
Como recebemos diversas solicitações para repetição da iniciativa, iremos organizar nova sessão virtual, via zoom, amanhã, 24 de junho, pelas 11H00, também transmitida nas redes sociais da PSP e do Instituto (Facebook e Instagram).
As inscrições podem ser já realizadas para admissao.iscpsi@psp.pt . No próprio dia será disponibilizado o link de acesso.
As condições de acesso ao curso e outra informação poderão ser encontradas em:
http://www.iscpsi.pt/Admissao/Paginas/default.aspx e na documentação que se anexa.
O presente comunicado irá ficar disponível em www.psp.pt

Lisboa, Direção Nacional da PSP, 23 de junho de 2020

Com os melhores cumprimentos,
GIRP PressSem título-2

GIRP

Divulgação Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas / Informação

Na sequência de email enviado a 2 de junho de 2020 referente à divulgação do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) ministrado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), vimos desta forma solicitar a vossa apreciação sobre o desdobrável interativo enviado.
De igual forma informamos que a FFUP se encontra disponível para, mediante marcação prévia, realizar uma visita virtual à faculdade de forma a responder a questões sobre a nossa oferta formativa, e esclarecer quaisquer dúvidas que os vossos estudantes possuam.
Para quaisquer questões ou marcação de visitas queiram contactar-nos através do email: comunica@ff.up.pt

IPVC Power – Dias Abertos – 24 a 26 de junho

IPVC Power UP é um projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que pretende informar os alunos do ensino secundário/profissional sobre as condições de Acesso ao Ensino Superior.
O evento on-line, que decorre de 24 a 26 de junho, vai colocar os jovens e respetivas famílias, a conversarem com professores e técnicos do IPVC sobre os cursos de Licenciatura e Cursos Técnicos Superiores Profissionais, assim como dar a conhecer os apoios sociais existentes e esclarecer dúvidas no acesso ao ensino superior.
A participação no IPVC Power UP é aberta a todos os interessados da vossa Instituição – Escola Secundária de Resende – mas requer inscrição, que deverá ser feita através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/cso1xLLzBYRaAhyx8.
Ao longo de três dias os candidatos podem não só conhecer as seis Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como os coordenadores de cada curso (Licenciatura ou CTeSP) e esclarecer todas as dúvidas relacionadas com a formação pretendida.
Familiares, professores, psicólogos e candidatos podem ainda ficar a conhecer todos os apoios e bolsas disponibilizados pelo IPVC aos seus estudantes assim como todas as valências e serviços disponíveis.
Ao longo dos três dias os candidatos podem ainda esclarecer com técnicos do gabinete de acesso e dos serviços académicos todas as questões relacionadas com a candidatura ao ensino superior.

A informação suplementar deste evento está presente em:

http://www.ipvc.pt/node/7848?id=2287
https://www.facebook.com/ipvc.oficial/

Qualquer dúvida, aqui fica o contacto para os demais esclarecimentos.

Daniel Basílio
Gabinete de Comunicação e Imagem
919580080
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Rua Escola Industrial e Comercial de Nun’Álvares, n.º 34
Viana do Castelo • PORTUGAL
Tel. +351 258 809 610 • Ext. 26148
www.ipvc.ptdbasilio@ipvc.pt

Centro Cultural de Amarante

Divulgação dos cursos da Escola Profissional de Música do Centro Cultural de Amarante para o ano letivo de 2020/21.

Escola em Casa – Pedido de Colaboração

Caro/a Encarregado/a de Educação,

Para perceber de que modo crianças, adolescentes e os seus pais estão a viver este período de pandemia da Covid-19, e de que modo isso se relaciona com os valores humanos de cada um, queremos convidá-lo a si e ao seu filho/a (6 a 14 anos de idade) a responder a um questionário online (organizado em duas partes; a primeira dirigida a si a segunda ao seu filho/filha).
Este questionário faz parte de um estudo que está a ser realizado por uma equipa de investigadores do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa e do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
No final do estudo ficará a conhecer quais os valores mais importantes para si e para o seu filho/a. Ao responder, estará, também, a ajudar o agrupamento de escolas do seu filho/filha a conhecer melhor a realidade dos alunos e famílias.
O questionário é anónimo e cada parte demora, aproximadamente, 15 minutos a responder. Pode responder clicando AQUI.
Preparámos um pequeno vídeo informativo, que pode ver clicando AQUI.
Agradecemos desde já a sua colaboração. Estamos disponíveis para esclarecer eventuais questões relativamente ao estudo, no endereço de email iva.tendais@ics.ulisboa.pt.

Com os melhores cumprimentos e votos de uma boa semana,

A Equipa do CLAVE

 

(https://aps.pt/pt/st_educacao/)

Escola em Casa – Pedido de Colaboração

Vimos por este meio apelar à sua preciosa colaboração na divulgação, junto dos pais e encarregados de educação dos alunos da Escola/Agrupamento que V. Exa. dirige, do questionário cujo preenchimento pode ser feito através da ligação: https://forms.gle/PiwCi4EbPskAhoaR8
O questionário tem como objetivo conhecer a opinião dos pais sobre a escola em casa durante este período de confinamento provocado pela pandemia. Colegas nossos de várias universidades europeias estão a fazer o mesmo inquérito aos pais de alunos de outros países, nomeadamente de França, Espanha e Itália, o que possibilitará comparar os resultados internacionalmente. Estamos a contactar todas as direções de escolas portuguesas dos ensinos básico e secundário, públicas e privadas, pelo que o apoio de V. Exa. é fundamental para conseguirmos chegar aos pais e alcançar um número de respostas significativo.
O questionário é totalmente anónimo, sem quaisquer fins comerciais e os dados destinam-se a uso exclusivamente académico. Estaremos ao vosso dispor para esclarecer quaisquer dúvidas ou questões através do e-mail do projeto: escolaemcasapt@gmail.com
Comprometemo-nos a fazer chegar às escolas, por esta via, os resultados deste estudo, os quais serão igualmente publicitados na nossa página da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (https://aps.pt/pt/st_educacao/).


Muito obrigado pela sua colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Leonor Lima Torres (Universidade do Minho)
Mariana Gaio Alves (Universidade de Lisboa)
Bruno Dionísio (Universidade de Évora)

Coordenadores da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia

Dias da UBI Online | Esclarecimento (alunos do 12º ano)

 

Os Dias da UBI Online irão decorrer entre 15 e 23 de junho, entre as 10h e as 17h. No cronograma abaixo é possível consultarem as sessões agendadas por curso e onde cada estudante poderá optar pela sessão (ou sessões) em que pretende participar.
Para que os vossos alunos possam participar nas sessões de esclarecimento que preparámos terão de aceder ao link que se segue e aguardar que o anfitrião da sessão dê permissão para entrarem.
Link da reunião Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95610446672

ID da reunião: 956 1044 6672

Pretende-se que estas sessões de esclarecimento clarifiquem na plenitude as questões dos vossos os alunos, que desmistifiquem um pouco o ingresso no ensino superior, que deem a conhecer um pouco mais sobre a nossa Instituição e, sobretudo, sobre as ofertas e oportunidades que temos para lhes oferecer (Mobilidade de Estudos, Bolsas e Apoios Sociais, Alojamento, etc).

Convite Feira Virtual UÉ / 23 junho

No âmbito da apresentação da oferta formativa da Universidade de Évora (UÉ) para o ano lectivo de 2020-2021, informamos que no dia 23 de Junho será realizada a Feira Virtual UÉ Licenciaturas e Mestrados Integrados (https://www.uevora.pt/viver/Conhecer-a-UEvora/Feira-Virtual), dirigida a todos os estudantes do ensino básico e secundário. Aqueles familiares envolvidos no processo educativo dos jovens são, também, convidados a participar.
A Feira decorrerá online, através da plataforma Zoom e de um Link de sessão específico para cada curso, a partir do qual todos os participantes poderão conhecer, colocar e aprofundar questões relativas às 34 licenciaturas que a UÉ dispõe.
Cada sessão, de 40 minutos, será composta por docentes e, sempre que possível, por alunos e ex-alunos dos cursos, visando momentos de exposição de informação, de partilha de vivências académicas e experiências profissionais.
Conforme o programa anexado, existem 4 blocos de sessões, gratuitas, cada uma com cursos de várias áreas do conhecimento, possibilitando aos participantes selecionarem e explorarem quatro licenciaturas numa mesma tarde, em horários diferentes – das 14.40H às 17.10H.
Adicionalmente, entre as 14H e as 14H30 decorrerá uma sessão de apresentação, “Ser estudante universitário em Évora. Uma experiência única”, conduzida pelos dirigentes da Associação Académica da UÉ; e existirá uma sessão disponível para esclarecimento de dúvidas de candidaturas ao longo da tarde.
A participação é gratuita, mas cada estudante terá de efectuar a sua inscrição em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-feira-virtual-ue-2020-58849729124, recebendo, posteriormente, um contacto com os links Zoom para as sessões.

Programa

Cartaz de divulgação_ Atletismo_ ACD _Treino em circuito

Divulga-se o cartaz de mais uma ação de Atletismo _ACD_ “Treino em Circuito”, a realizar online, no dia 3 de julho.

Cartaz

Dia Mundial dos Oceanos

Dia Mundial dos Oceanos

Os oceanos fornecem não só o maior habitat do Planeta como também o auxiliam a regular o clima global. Mergulhe neste vídeo e descubra mais sobre os nossos oceanos.  https://www.facebook.com/NatGeoPortugal/videos/2629163937339647

Dia Mundial dos Oceanos

Os oceanos fornecem não só o maior habitat do Planeta como também o auxiliam a regular o clima global. Mergulhe neste vídeo e descubra mais sobre os nossos oceanos.

Publicado por National Geographic em Segunda-feira, 8 de junho de 2020

Psic.ON | Apoio Psicológico online e gratuito

Psic.ON é uma plataforma de apoio psicológico online e gratuita, destinada a todos os membros da comunidade académica da Universidade do Porto – estudantes, docentes, colaboradores e investigadores – e os seus familiares, incluindo crianças.
Cientes dos desafios que este período desencadeou, pretendemos ajudá-lo a superar o isolamento social e as ansiedades da retoma de atividades “fora de casa”, assegurando um suporte psicológico no formato que for mais confortável para si: videochamada, livechat ou e-mail. Disponibilizámos ainda grupos de apoio, apoio ao teletrabalho, consultoria a pais de bebés e crianças pequenas e recursos de autoajuda.
Os nossos serviços encontram-se à distância de um link: https://up.pt/suporte-psicologico-online/.

Em contexto de pandemia, #MovimentoViverIntensamente devolve tempo de recreio às crianças

A pandemia por Covid-19 trouxe-nos inúmeros desafios e colocou-nos, a todos, incluindo crianças, numa situação nunca antes vivida. Os mais pequenos viram-se confinados em casa, longe da escola, dos amigos e do recreio e a gestão familiar passou a ser mais desafiante. Para tornar a vida em confinamento mais fácil e mais lúdica, o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a AstraZeneca, a Metacriações e a GuessWhat, criaram o #MovimentoViverIntensamente, lançado no Dia Mundial do Brincar, assinalado a 28 de maio e celebrado já em mais de 40 países de todo o mundo. O objetivo passa por devolver às crianças, dentro do possível, o tempo de recreio, um momento fundamental no seu desenvolvimento pessoal e social. Para Melanie Tavares, Coordenadora dos Setores da Atividade Lúdica e da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança do IAC, este movimento “chega numa altura crucial, permitindo relembrar que, estarmos juntos todos os dias, pode ser sinónimo de momentos divertidos em família e de novas oportunidades de interação familiar”. (…)
O espírito do #MovimentoViverIntensamente é também este e passa pelo lançamento de desafios semanais. As famílias deverão registar-se no site para receberem diretamente no seu email, as atividades, sendo depois desafiadas a partilharem os resultados nas redes sociais, criando assim uma onda de partilha positiva, sustentando a ideia de um movimento. Os primeiros 1000 registos receberão em casa uma semente para plantar. Esta é uma iniciativa de destaque, já que pretende deixar uma mensagem de esperança para o futuro. Rosário Trindade explica que “a criança, com a ajuda da família, deverá cuidar dela até que chegue o momento em que possa sair à rua para a plantar num local público. A semente representa a esperança de que mesmo num contexto adverso, em família, em comunidade e em união é possível criar/educar as crianças, fazer nascer vida e levar o novo normal até ao coração das nossas cidades”.
O #MovimentoViverIntensamente conta com uma série de parceiros, entre sociedades médicas, ordens profissionais, associações de doentes, entre outras. Além do site, www.viverintensamente.com, o movimento conta com uma página de Facebook e Instagram.

Com os melhores cumprimentos, Melanie Tavares

Dias da UBI Online | Esclarecimento | Universidade da Beira Interior

Os Dias da UBI Online irão decorrer entre 15 e 23 de junho, entre as 10h e as 17h. No cronograma abaixo é possível consultarem as sessões agendadas por curso e onde cada estudante poderá optar pela sessão (ou sessões) em que pretende participar.

Para que os vossos alunos possam participar nas sessões de esclarecimento que preparámos terão de aceder ao link que se segue e aguardar que o anfitrião da sessão dê permissão para entrarem.

Link da reunião Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95610446672

ID da reunião: 956 1044 6672

Pretende-se que estas sessões de esclarecimento clarifiquem na plenitude as questões dos vossos os alunos, que desmistifiquem um pouco o ingresso no ensino superior, que deem a conhecer um pouco mais sobre a nossa Instituição e, sobretudo, sobre as ofertas e oportunidades que temos para lhes oferecer (Mobilidade de Estudos, Bolsas e Apoios Sociais, Alojamento, etc).

MUSEU EM LINHA COM A ESCOLA | Descubra a nova oferta educativa do MHNC-UP

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) faz questão de estar presente para ajudar os Professores na adaptação aos novos desafios de ensino impostos pelo contexto atual. Nesse sentido, apresentamos o Museu em Linha com a Escola, um projeto criado em resposta às necessidades que decorrem da interrupção das atividades letivas presenciais como resultado da implementação das medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia de COVID-19, com o objetivo de apoiar a atuação dos profissionais de educação que se encontram a lecionar ao nível dos ensinos básico e secundário.
O Museu em Linha com a Escola surge como uma ferramenta de apoio ao ensino à distância, que pode também ser explorada em contexto presencial, estruturada com vista a apresentar conteúdos científicos alinhados com os conteúdos programáticos nacionais.
Através do Museu em Linha com a Escola, o MHNC-UP torna acessíveis conteúdos científicos relacionados com as suas coleções e exposições. Esta oferta educativa, descrita no seu website, será disponibilizada gratuitamente até ao final da época de exames referentes ao ano letivo de 2019/2020, mediante contacto estabelecido através de correio eletrónico com o Serviço Educativo do MHNC-UP.
Apelando ao pluralismo metodológico, o Museu em Linha com a Escola, disponibiliza os seguintes conjuntos de conteúdos:

· EM LINHA COM O CONHECIMENTO – Vídeos com descrição áudio cientifico-didática de conteúdos específicos;

· EM LINHA COM UM CURADOR – Palestras temáticas em streaming.

Neste momento em que todas as suas unidades já reabriram ao público, o MHNC-UP aguarda pela sua visita e dos seus alunos. Não obstante, até que tenha oportunidade de agendar uma visita física, convidamo-lo(a) a participar num conjunto de visitas virtuais aos nossos espaços, onde a arte se cruza com a ciência e a história natural.
O MHNC-UP está sempre consigo e o nosso Serviço Educativo encontra-se à sua inteira disposição para todas as questões ou desafios que nos queira apresentar.

INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES: t +351 220 408 760 | e s.educativo@mhnc.up.pt

EscolaEmCasa-PedidoColaboração para os pais e encarregados de educação

Pedido de colaboração aos pais e encarregados de educação dos alunos da Escola/Agrupamento para a realização de um questionário cujo preenchimento pode ser feito através da ligação: https://forms.gle/PiwCi4EbPskAhoaR8
O questionário tem como objetivo conhecer a opinião dos pais sobre a escola em casa durante este período de confinamento provocado pela pandemia. Colegas nossos de várias universidades europeias estão a fazer o mesmo inquérito aos pais de alunos de outros países, nomeadamente de França, Espanha e Itália, o que possibilitará comparar os resultados internacionalmente. Estamos a contactar todas as direções de escolas portuguesas dos ensinos básico e secundário, públicas e privadas, pelo que o apoio de V. Exa. é fundamental para conseguirmos chegar aos pais e alcançar um número de respostas significativo.
O questionário é totalmente anónimo, sem quaisquer fins comerciais e os dados destinam-se a uso exclusivamente académico. Estaremos ao vosso dispor para esclarecer quaisquer dúvidas ou questões através do e-mail do projeto: escolaemcasapt@gmail.com
Comprometemo-nos a fazer chegar às escolas, por esta via, os resultados deste estudo, os quais serão igualmente publicitados na nossa página da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (https://aps.pt/pt/st_educacao/).
Muito obrigado pela sua colaboração.

Com os melhores cumprimentos,
Leonor Lima Torres (Universidade do Minho)
Mariana Gaio Alves (Universidade de Lisboa)
Bruno Dionísio (Universidade de Évora)


Coordenadores da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (https://aps.pt/pt/st_educacao/)

O estudo, “Relatos do Confinamento e do Desconfinamento: A Perspetiva das Crianças”

O projecto de investigação CRiCity “As Crianças e o seu Direito à Cidade. Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças” (PTDC/SOC-SOC/30415/2017), acolhido pelo SOCIUS/CSG (ISEG), convida crianças e pais de crianças entre 8 e 12 anos a contribuírem para os «Relatos do Confinamento e do Desconfinamento: A Perspetiva das Crianças», com vista a conhecer melhor como viveram o confinamento e o desconfinamento.

Os Investigadores, Eunice Castro Seixas (SOCIUS/CSG-ISEG, Ulisboa), Paulo Castro Seixas (CAPP, ISCSP, Ulisboa) e Maria Fernandes-Jesus (ISCTE-IUL, CIS-IUL) solicitam a sua participação, para isso basta aceder ao questionário, que pode ser respondido até ao final do mês de Junho de 2020.
A primeira parte do questionário é destinada aos pais/encarregados de educação que devem dar o consentimento.

https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/2020/05/22/estudo-projecto-crity-as-criancas-e-o-seu-direito-a-cidade-combater-a-desigualdade-urbana-atraves-do-desenho-participativo-de-cidades-amigas-das-criancas/

https://socius.rc.iseg.ulisboa.pt/

Dia Mundial da Criança e 🌍 Dia Mundial do Ambiente

Está a chegar uma semana que junta duas datas muito especiais: dia 1 de Junho, o Dia Mundial da Criança e dia 5 de Junho o Dia Mundial do Ambiente.
Por isso convide os seus alunos a assinalar estas duas datas refletindo sobre a importância de preservarmos o planeta hoje para que os jovens tenham um futuro amanhã.
A reciclagem é uma das ações positivas que ajudam a poupar os recursos do planeta.
Mandem um vídeo, um texto ou fotografias e enviem-nos para o espaço Faz e Partilha da www.academiapontoverde.pt.

Entre 1 e 5 de Junho, vamos premiar todos os trabalhos recebidos, oferecendo Ecobags às escolas participantes.
Vamos comemorar juntos esta semana!

Veja aqui os trabalhos já partilhados na Academia Ponto Verde

 

O ANO ZERO VOLTA A ABRIR EM 2020/2021

As candidaturas para o Curso Ano Zero do ano académico 2020/2021 da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto vão abrir brevemente!
O Ano Zero caracteriza-se por oferecer uma formação especializada a alunos que tenham frequentado ou concluído o 12º ano e que, por razões diversas, não ingressaram no Ensino Superior.
O curso visa estimular a aquisição e o desenvolvimento de competências transversais tais como a autonomia, a comunicação, o espírito crítico e a persistência, num ambiente de Ensino Superior!
Oportunamente, serão divulgadas mais informações sobre as candidaturas no seguinte link: https://www.esmad.ipp.pt/cursos/cursos
Até lá, para eventual sensibilização e divulgação junto dos interessados segue flyer informativo em anexo, respeitante ao ano letivo 2019/2020.
Para mais informação:
https://www.esmad.ipp.pt/cursos/sem-grau/400001735

Folheto 1 / Folheto 2

8.ª Edição do Mark’it este ano é online

A 8.ª Edição do Mark’it, que é já no próximo dia 1 de junho, este ano irá realizar-se online.

Como sabe, este evento pretende dar a conhecer os projetos que os alunos do 2.º ano da licenciatura em Marketing do Politécnico de Viseu desenvolveram ao longo do ano, num ensino por projeto – Projeto Mark’it. Cada equipa de alunos desenvolve um produto ou serviço inovador, desde a fase de conceção até à sua colocação no mercado, enquadrado num tema que é alterado anualmente. Este ano o tema escolhido foi: “Futuro Sustentável”.

Nas edições anteriores, o Mark’it tem contado com a presença de 400 participantes, sendo direcionado não só para os alunos de Marketing, mas também para alunos das escolas secundárias e profissionais da região, professores e demais interessados no Marketing. Para além das apresentações dos projetos dos alunos da nossa Licenciatura em Marketing, contamos ainda com o orador Tim Vieira, um dos tubarões do programa Shark Tank Portugal, e que será também um dos elementos do júri.

Neste sentido, teríamos todo o gosto em convidar todos os alunos e professores dos Cursos Científico-Humanísticos e de Cursos Profissionais integrados na área do Marketing, Empreendedorismo e Gestão da vossa Escola a assistirem a este evento. Consideramos que é uma oportunidade de conhecerem um pouco o que fazemos na nossa Licenciatura e é, também, uma oportunidade de aprendizagem para todos.

Para assistirem ao evento, que começa às 14.30, basta entrarem no seguinte link, um pouco antes das 14:30:
https://bit.ly/eMarkit

Pode acompanhar as novidades nas nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/projeto.markit/

https://www.instagram.com/projetomarkit/

Link vídeo – Regresso às aulas do Pré-Escolar

Procede-se à divulgação do link abaixo, com um vídeo referente à sensibilização para o regresso às atividades educativas da educação pré-escolar.

 

 

Sensibilização no regresso às aulas do pré-escolar

Cuidados a ter no regresso às aulas do pré-escolar no dia 1 de junho de 2020.

youtu.be

 

Projeto Ciclismo BTT promove sessões online, de indoor cycling para alunos e comunidade escolar

Ordem dos psicólogos

 

Informações

Instituto de Apoio à Criança – Estudos em Curso