@Informações

Dia 11 de fevereiro marca o arranque do Ciclo de Workshops Raparigas nas Engenharias e Tecnologias, em formato webinar, no âmbito do Projeto Engenheiras Por Um Dia, que preparámos para os/as estudantes do ensino básico e secundário e no qual iremos contar com a participação de várias entidades e instituições de ensino superior parceiras para a sua concretização.
O Projeto Engenheiras por um Dia, com coordenação da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Carta da Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros envolve uma rede de 56 empresas, 23 escolas e 13 instituições de ensino superior. Desde a sua criação, em 2017, já chegou a 7975 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, em mais de 350 atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
Este Ciclo de Workshops irá decorrer entre fevereiro e maio, assinalando várias datas importantes para o projeto.

Passatempo «Sexo, Riscos e Internet» – Combate o cyberbullying e os abusos de carácter sexual, promovendo o uso responsável da Internet

CONVITE | Seminário Os desafios do Parlamento dos Jovens na idade adulta | 01-02-2021 | 14h30-18h30

No âmbito da comemoração do 25.º aniversário do Programa Parlamento dos Jovens, a Assembleia da República organiza, no dia 1 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, por videoconferência, o Seminário | Os desafios do Parlamento dos Jovens na idade adulta.

Este Seminário insere-se num conjunto de iniciativas que pretendem assinalar a história e a evolução do Programa e visa, sobretudo, conhecer a visão de vários intervenientes que, ao longo dos 25 anos, construíram a história do Programa. Será uma ocasião privilegiada para avaliar a importância da participação dos jovens e o seu impacto no exercício de uma cidadania ativa, bem como refletir sobre o futuro do Parlamento dos Jovens, perspetivando novos caminhos e formas alternativas de enfrentar os desafios.

Neste contexto, remetemos o convite e o programa do Seminário, na expectativa de que possa participar. Mais agradecemos a sua divulgação junto dos alunos dessa escola. As inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 28 de janeiro, através do seguinte formulário eletrónico: http://app.parlamento.pt/s?i=idadea. Oportunamente, enviaremos a todos os inscritos no seminário a ligação para poderem aceder ao mesmo.

UM CICLO QUE NÃO É UM CICLO :: A CASA DO FUTURO :: 28 DE JANEIRO

Informações importantes para os alunos finalistas do ensino secundário.

Documento

Esta semana vamos promover mais uma sessão de “Um Ciclo que não é um Ciclo”,  UCQNEUC, que é um conjunto de conversas sobre alguns dos temas fraturantes que abordam a relação entre a Humanidade e a Tecnologia. Na quinta-feira, 28 de janeiro, às 15h00, iremos debater sobre “A casa do futuro”. Será uma casa com muitos robôs? De que materiais será construída a casa do futuro? Terá mais tecnologia.

À semelhança das outras edições de UCQNEUC, contamos com a presença de dois convidados moderados por Joana Rita Sousa, filósofa e intermediária das perguntas que a audiência coloca, participando no debate. Os convidados desta sessão serão a Arqª Sofia Salema e o Engº Turrion Leite.

Estas sessões têm tido um sucesso assinalável, junto da comunidade escolar, com uma participação exuberante de muitas turmas, espalhadas um pouco por todo o país – vantagens das sessões digitais que nos permitem chegar mais perto de quem está geograficamente mais distante.

Com o inesperado período de interrupção letiva, hesitámos entre manter esta sessão ou adiá-la. Optámos por manter, tentando desta forma produzir um conteúdo de qualidade, com o qual os alunos podem interagir a partir de casa e através de ferramentas com que estão muitíssimo familiarizados.

Junte-se a nós e convide os seus alunos a estarem presentes.

Dia / hora: 28 de janeiro, pelas 15h00

Tema: A casa do futuro

               Destinatários: Professores e alunos do ensino secundário e profissional

Link para a sessão: https://www.youtube.com/user/FPComunicacoes

 

 

Até breve

Patrícia Candeias

Diretora do Museu das Comunicações

patricia.candeias@fpc.pt

  

 

Dia Europeu da Informação aos jovens | Campanha #Mindmymind – inquérito jovens e técnicos de informação para jovens

Informações importantes para os alunos finalistas do ensino secundário.

Documento

Informações importantes para os alunos finalistas do ensino secundário.

Documento

Seminário: os desafios do Parlamento dos jovens na idade adulta

CONVITE | Seminário Os desafios do Parlamento dos Jovens na idade adulta | 01-02-2021 | 14h30-18h30

PROGRAMA

Webinar ” 4 formas de prevenir o cancro e combater a covid “

Numa época de esperança e confiança num 2021 mais saudável, o Departamento de Educação para a Saúde tem a honra de convidar todos os seus amigos e parceiros a participar no 4º Webinário “Prevenção a dobrar”, desta vez sobre o mote “4 formas de prevenir o cancro e combater a covid“.

 

O webinário acontecerá dia 10 de Janeiro (domingo) pelas 18h30 e como habitual a inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do link:

 

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=kE8kodIsfkGEvP0X3L6IiCljgNq8jTBAiAGI75iZQ8lUNDdGSVE0MlEzU01JN0RLWUxGSjhGRUpQQSQlQCN0PWcu

 

 

Para além de uma contextualização teórica da temática, neste webinário será abordada a metodologia coaching em saúde e por conseguinte, não faltarão as dicas eficazes para colocar em prática as 4 recomendações base da Organização Mundial de Saúde.

 

Por isto e muito mais, contamos com a sua inscrição e com a divulgação da iniciativa pelos seus contactos.

Com os melhores cumprimentos,

Cristiana Fonseca

Coordenadora

Departamento de Educação para a Saúde

Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN

Estrada Interior da Circunvalação, 6657

4200-172 PORTO

Contatos Telefónicos : +351 22 5420 680 /+351 91 035 08 10

[@] educacaosaude.nrnorte@ligacontracancro.pt 
[w] www.ligacontracancro.pt
[f] Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Altera o apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial e clarifica o regime excecional e temporário de faltas justificadas motivadas por assistência à família.

Documento (Decreto-Lei n.º 101-A-2020)

Campanha #EUSOBREVIVI |25 de novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

No dia 25 de novembro, assinalamos o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Para marcar a efeméride preparámos, em parceria com várias ONGs do setor, uma campanha de sensibilização que este ano tem como mote #EUSOBREVIVI.
Para além de divulgarmos a campanha nos órgãos de comunicação social, nas redes sociais e junto das demais entidades parceiras, gostávamos de contar com a vossa colaboração na difusão dos materiais junto dos vossos serviços, nomeadamente nas redes sociais, sites e em locais de passagem e atendimento ao público (exemplos: Lojas e espaços do cidadão, escolas, universidades, esquadras da PSP e postos da GNR, centros de saúde e hospitais ou ainda todos e quaisquer locais de atendimento ao público onde os conteúdos possam ser disponibilizados).
Aqui fica o acesso ao download dos materiais (vídeo, cartões digitais e cartazes para impressão): https://we.tl/t-0MglSMJUbB e aqui podem visualizar o vídeo: https://youtu.be/tGHE9WbELaA

Hashtag da campanha: #EUSOBREVIVI  

Com os melhores cumprimentos,

Florbela da Cruz Valente
Subdiretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares

 

Mais informações disponíveis aqui

Semana da ciência e tecnologia

 #Estudoemcasa – Ensino Secundário

A partir de segunda-feira, dia 9 de novembro, o #EstudoEmCasa passa a disponibilizar conteúdos também para alunos e professores do ensino secundário, através da RTP Play e da app #EstudoEmCasa.

Quinze blocos pedagógicos temáticos são disponibilizados diariamente, num total de 75 por semana, à semelhança do que já acontece para o ensino básico, o qual tem também transmissão televisiva (através da RTP Memória). De segunda a sexta-feira, às 9h, o conjunto de conteúdos diário fica disponível, respondendo a diferentes vias de ensino (grelha no link em baixo).

Com a continuidade e o alargamento operados neste ano letivo, o #EstudoEmCasa tornar-se-á no conjunto mais completo de recursos educativos em língua portuguesa, acessível a todos, e em formato televisivo, sendo um apoio muito útil à aprendizagem dos alunos que, em determinados momentos, estejam impossibilitados de deslocar-se à escola, bem como um apoio às escolas para continuarem a trabalhar com estes alunos.

Independentemente do ensino presencial, este é um recurso ao dispor das comunidades educativas para reforço das práticas de ensino e aprendizagem, em qualquer momento e lugar (tendo simultaneamente um papel relevante na difusão de conteúdos pedagógicos, da língua e da cultura portuguesas, nos tempos atuais).

Assim, por se constituir como um valioso recurso ao dispor dos docentes e o desejável “Companheiro de Escola” de milhares de estudantes, o #EstudoEmCasa é uma ferramenta da qual não deverá prescindir-se. É, por isso, fundamental a sua divulgação, designadamente através do cartaz (que destaca a importância de descarregar a app #EstudoEmCasa) e outros materiais, junto de professores, alunos e famílias.

Neste sentido, pedimos todo o empenho dos senhores Diretores/Presidentes de CAP na divulgação do #EstudoEmCasa, podendo encontrar/descarregar todos os materiais aqui: https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/estudoemcasa/

Aproveitando a presente comunicação, e entendendo a que as mensagens de sensibilização são uma ferramenta de excelência para induzir mudanças comportamentais, damos ainda nota que:

Dando seguimento à campanha #EscolaEmSegurança, criámos a mensagem “Mais Vale  Mascarado do que Confinado” para que uma das mais eficazes medidas de autoproteção contra a COVID-19 jamais seja descurada pela comunidade educativa, quer dentro da escola, onde a sua utilização já era obrigatória, quer fora dela, lembrando que, desde o dia 28 de outubro, a obrigatoriedade se estendeu a outros espaços e vias públicas. Cartaz pode ser descarregado aqui:

https://www.dgeste.mec.pt/index.php/destaque_1/escolaemseguranca/

Com os melhores cumprimentos,

João Miguel Gonçalves

Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares

 

dgeste-resized

 

Praça de Alvalade, 12

1749-070 Lisboa, PORTUGAL

TEL + 351 218 433 900 FAX + 351 218 499 913

www.dgeste.mec.pt

www.facebook.com/dgeste

 

logo-me1

Concurso de presépios do Vale do Cabrum 2020

Este ano, que tanto nos pede resiliência e coragem, celebramos o Natal de forma diferente.
Assim sendo, e como o vírus não pode acabar com as tradições, iremos assinalar a data de uma forma mais segura premiando um presépio do Vale do Cabrum.
Só tem que fazer um presépio de exterior, caso resida numa das freguesias do Vale do Cabrum, tirar uma foto e enviar por mensagem no Facebook junto com a sua morada e nome até ao dia 15 de dezembro.
O vencedor será o presépio que tiver o maior número de gostos às 23h50 do dia 24 de dezembro.

Mais informações pode consultar o regulamento.

Junte-se a nós 🎄


Tiago Colaço
Presidente da Direção

Tel. 918 346 256

Diário da República, 1.ª série – Decreto-Lei n.º 94-A/2020 de 3 de novembro

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID -19.

Desde março do corrente ano que, no âmbito da pandemia da doença COVID -19, o Governo
tem vindo a adotar uma série de medidas que, em termos gerais, incidem, por um lado, em matéria
de combate àquela pandemia — numa perspetiva epidemiológica — e, por outro, numa ótica de
apoio social e económico às famílias e às empresas.
A evolução da situação epidemiológica justifica que sejam feitas, com regularidade, alterações
e ajustes aos vários diplomas legais que têm vindo a ser aprovados desde março de 2020, de forma
a manter estes atos devidamente atualizados e a assegurar a sua pertinência. Deste modo, pelo
presente decreto -lei alteram -se alguns dos normativos vigentes no âmbito do combate à pandemia
da doença COVID -19 e da atribuição de apoios sociais e económicos.
Destaque -se, desde logo, a extensão do limite máximo de duração do serviço efetivo em regime
de contrato no âmbito militar até 30 de junho de 2021.
Para saber mais clique aqui.

Escola de Astronomia – Edição de Inverno [Posters Gratuitos]

O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico – Secção ASTRO – vem por este meio dar a conhecer a Escola de Verão de Astronomia – EVA – Edição de Inverno! Esta irá decorrer de dia 21 a 23 de dezembro!Destinada a alunos do secundário – 10º, 11º e 12º, principalmente aqueles com motivação para aprender sobre o universo e os seusmistérios.Irá, dadas as situações atuais e da segunda vaga do COVID-19,mais grave do que a primeira, ser feita em regime remoto!
Ao longo de três dias, vários cientistas e investigadores irão
falar sobre os seguintes assuntos:

Gravitação;
– Evolução Estelar;
– Cosmologia e
– Estrutura e História do Universo.

Para além destas palestras, haverá:

– Sessões de Resolução de Problemas,
onde os estudantes podem aplicar-se ativamente na consolidação
dos tópicos mencionados!

– Workshops, onde os estudantes poderão aceder a problemas mais
atuais, discuti-los com os cientistas e dessa forma introduzirem-se aos paradigmas mais atuais da Física e da Astronomia e de todas as
áreas que estas acarretam.

Todas as atividades serão moderadas e dinamizadas por alunos de Física, mais especialmente do curso MEFT.
Para se proceder à inscrição, basta clicar no seguinte link:
https://sites.google.com/view/eva2020-edicaodeinverno/candidaturas
E esta está disponível até ao dia 11 de dezembro, às 23h59.
Estamos também a proceder ao envio gratuito de posters, para ajudar na divulgação do evento. No seguinte link poderão indicar quantos posters (gratuitos)
desejam receber para poderem fazer publicidade a este evento junto dos vossos alunos.
https://forms.gle/GW5ked7YwP22z1r36

Com os melhores comprimentos,
Direção da Secção ASTRO
Tânia Machado, Alexandre Santos, João Dinis Álvares

O PO CH apresenta a “Máquina dos Sonhos” onde tudo é realidade!

Aceda através do site do PO CH – www.poch.portugal2020.pt

Exmas. e Exmos Senhores,

O PO CH propõe a todos uma visita à “Máquina dos Sonhos”, uma construção virtual, em 3D, de um projeto idealizado para os stands fisicos nas feiras de educação de 2020, Qualifica e Futurália, que este ano não se realizaram, em consequência da pandemia de COVID-19.  É um passeio pela realidade dos formandos e projetos, que um dia foram sonhos, e que o PO CH ajudou a concretizar.

Este ano, em ambas as feiras, teria existido um espaço físico inovador – a “Máquina dos Sonhos”.  Nas paredes da “Máquina”, interiores e exteriores, seriam exibidas as Histórias de Sucesso dos formandos e projetos apoiados pelo POCH, através do FSE. Também seria possível ver as histórias em formato vídeo, numa Ledwall que mostraria  os conteúdos a todos os visitantes que por lá passassem.  

Para minimizar o impacto negativo da ausência das feiras de ensino em 2020, e para que estes percursos continuem a servir de motivação a novos casos de sucesso, o PO CH sugere esta visita virtual. Navegue pelos vários “panoramas”, clicando nos 10 quadrados disponíveis na base do ecrã, utilize o rato para fazer “zoom” e clique nos pontos vermelhos para mudar de perspetiva. Veja os vídeos, leia as histórias e conheça tudo o que dizem dos apoios do FSE/PO CH. 

A máquina não pára, continua a trabalhar e a fazer a diferença.  Até 30 de junho, o PO CH já apoiou a (re)qualificação de 650 mil pessoas, com apoios que ascendiam aos 3 536 M€ de financiamento total elegível, dos quais 3 006 M€ provenientes do Fundo Social Europeu (FSE). Qualificar mais e melhor a população que reside em Portugal é um objetivo incontornável para o desenvolvimento social e económico, para a retoma do nosso país e para que consigamos acompanhar a bom passo as transições verde e digital em curso. Os apoios que aí vêm são muitos: a escola digital, com os apoios para aquisição de meios informáticos para alunos e docentes, a formação de docentes e outros agentes de educação, para uma plena utilização desses novos recursos, e os apoios de sempre à (re)qualificação dos jovens e adultos, reforçados e amplificados pelas novas vias de investimento europeu, para mais e melhor qualificação, adaptada aos novos desafios e capazes de construir muitas Histórias de Sucesso!

Boa visita e até breve.

 

PO CH

Programa Operacional Capital Humano

Human Capital Operational Programmme

 

@

poch@poch.portugal2020.pt

  

cid:image001.png@01D639C1.263FB8F0cid:image002.png@01D639C1.263FB8F0cid:image003.png@01D639C1.263FB8F0cid:image004.png@01D639C1.263FB8F0cid:image005.png@01D639C1.263FB8F0

 

 

Avenida João Crisóstomo nº 11, 1000-177 Lisboa

www.poch.portugal2020.pt | www.portugal2020.pt

Serviço de Call Center:

21 597 67 90

 

 

Pedido de Divulgação Anúncio da EDP Distribuição | Técnicos/as de Eletricidade (Norte/Centro/Sul)

Divulgação de uma oportunidade para a EDP Distribuição, destinada a candidatos com formação ao nível do 12.º Ano dos Cursos Tecnológicos e Profissionais das áreas de Instalações Elétricas, Eletrónica, Eletrotecnia, Eletromecânica, Mecatrónica, Manutenção Industrial e áreas afins.
Breve descrição do perfil pretendido aqui.

9 de Outubro de 2020 – Dia do Chapéu com aTTitude

Use um chapéu com ATTITUDE

A Associação aTTitude, aderiu à iniciativa da International Children´s Palliative Care Network (ICPCN) “Hats for Children Palliative Care” em 2016, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância dos CPP, e celebrar o trabalho das equipas de cuidados paliativos pediátricos em todo o mundo. Nesse âmbito desenvolveu um concurso escolar “Chapéu com aTTitude”, onde se convidam as escolas a promover ações de sensibilização local para a importância dos CPP, e as crianças e jovens a criarem um “Chapéu com aTTitude”. Desde o início desta iniciativa, contou-se com a participação de centenas de escolas, famílias e professores e mais de 10.000 alunos participaram. Foram parceiros nestas iniciativas a “Science4you”, Majora e a Worten. Este concurso regressará às escolas em 2021.
Neste ano tão especial, vamos celebrar de forma mais simbólica o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP). Sob a supervisão e orientação do Conselho Técnico Científico lançámos um convite às equipas Intra Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos, a vários profissionais, famílias em situação de CPP para nos ajudarem a transmitir uma mensagem de sensibilização à comunidade.
Não perca ! 9 de Outubro – no Facebook da aTTitude IPSS, assista ao lançamento do vídeo, feito por todos, para todos. Demostrações de muita generosidade por parte de várias famílias, momentos carinhosos, engraçados, emotivos. Visite e partilhe!

Mas a VOSSA participação é muito Importante ! 9 outubro 2020

Celebrar este dia, juntar-se a esta Causa, é fácil, seguindo estes passos:

1. Usar um chapéu para trabalhar, na faculdade ou na escola,

2. Publicar a sua foto individual ou em grupo, com o Chapéu nas redes sociais com #chapéucomattitude; na sexta-feira 9 outubro;

3. Partilhar essas fotos no Facebook da aTTitude IPSS!

Precisamos da participação de todos. Publique e partilhe!

A Associação aTTitude IPSS

A Associação aTTitude IPSS, surge em 2013 como entidade privada sem fins lucrativos, dedicada à Literacia em Causas de Saúde e Educação.

Pretende ser uma resposta contra a apatia e a indiferença, procurando criar uma mudança positiva no desenvolvimento, bem-estar, educação, saúde e inclusão social dos mais vulneráveis.

A Missão da aTTitude IPSS é Capacitar, Formar & Informar.

Escutar Causas. Desafiar Vontades. Potenciar Esforços

Com os melhores cumprimentos,

Rita Diniz

TDT

ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações)

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Direção-Geral do Ensino Superior

Altera o anexo do Despacho n.º 8035/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 160, de 18 de agosto de 2020, que aprovou o calendário da candidatura aos concur-sos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cur-sos artísticos especializados para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2020-2021 em instituições de ensino superior públicas.

Despacho n.º 8777-A/2020

IFA Training Viseu – Solicitação Divulgação de Open Day

Divulgação de um evento e consequente oferta formativa para realização posterior ao Ensino Secundário.

O IFA é um centro de formação autorizado com cursos de Piloto de Linha Aérea e Assistente de Bordo. Tem sede em Cascais e instalou-se, recentemente, em Viseu, de modo a fortificar o Norte e Centro de Portugal nesta área.

Estamos a divulgar um Open Day, para que todos nos possam conhecer e, se tiverem paixão pelo mundo da aviação, optem por realizar os seus sonhos connosco! Todos os interessados poderão participar neste evento, incluindo alunos de 10º, 11º e 12º ano.


Informação a ser partilhada com os alunos:


O mundo da aviação de portas abertas para ti, em Viseu!

Não percas a oportunidade de realizar uma experiência de voo

Link de inscrição:  

https://ifa-training.com/pt/ifa-open-day-setembro-de-2020/

Queres saber mais sobre o IFA? 

https://ifa-training.com/ 

 

Universidade Júnior | Das Pontes do Porto à Programação, uma semana de Ciência e Tecnologia, 7 a 11 de setembro (5.º ao 9.º ano)

 

Universidade Júnior

Uma Semana de Ciência e Tecnologia para alunos do 2.º e 3.º ciclos

7 a 11 de setembro 2020

Incrições

Vivemos na Era Digital!

Desde a 2.ª Guerra Mundial começamos a expandir o nosso conhecimento e as capacidades computacionais por exemplo, nos automóveis, equipamentos domésticos, computadores, smartphones, entre outros. Falar a linguagem dos computadores, saber programá-los e ensiná-los a fazer coisas que queremos, é uma habilidade muito importante para o futuro a que se chama programação. Nesta atividade de 5 dias, aprenderemos algumas noções básicas sobre como falar com um computador criando um videojogo em 2D, aprenderemos a comandar um robô e a usar um microcontrolador para controlar luzes e motores. Todos esses conhecimentos serão conjugados na criação de um protótipo automatizado complexo. As atividades também incluirão outras ciências e estruturas da Revolução Industrial. Descobriremos pormenores das pontes do Porto e das estruturas utilizadas e construiremos também algumas maquetes.

Local: Faculdade de Ciências – Departamento de Física e Astronomia
Horário: 9h30 às 17h30 (check-in a partir das 9h)
Ponto de encontro: junto à cantina da FCUP

Inscrições aqui.


VÍTOR SILVA
Reitoria / 
Rectorate
Comunicação e Imagem / Public Relations Department
Unidade de Divulgação Institucional / Outreach

Gestor de Projetos / Projects Manager
Mostra da Universidade do Porto / U.Porto Exhibition
Universidade Júnior / Junior University

Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto. Portugal
+351 220 408 275 (ext. 4019) | +351 933 435 702 | vsilva@reit.up.pt | http://universidadejunior.up.pt

Informações e incrições

Ensino Superior – WorkOnYourFuture

 

Uma vez que se aproxima o prazo de candidaturas ao ensino superior, vimos por este meio divulgar uma iniciativa que poderá ser bastante útil aos estudantes cujo percurso têm vindo a acompanhar até este derradeiro momento.

Foi criado um instagram de nome WorkOnYourFuture, que, como a descrição indica, pretende ajudar a esclarecer algumas dúvidas em relação aos vários cursos disponíveis no nosso país. Lá, poderão encontrar entrevistas a estudantes de diferentes áreas e faculdades.

Além desta plataforma, relembramos que os vários núcleos de estudantes do país se encontram muito entusiasmados por responder a questões de futuros colegas, pelo que não há razão para respostas ausentes. Em particular, o nosso está sempre disponível para atender aqueles que, por motivos vários, tenham interesse pelas áreas de física/engenharia física e astronomia (o nossoFacebook, o facebook do Outreach).

Assim sendo, resta apenas desejar muita força para os tempos que avizinham. Recordamos ainda que, porque a força é diretamente proporcional à massa e as nossas massas somadas são maiores que as isoladas (assumindo-nos com a mesma aceleração): juntos somos mais fortes.

Votos de uma excelente semana.

Atenciosamente,

Bruna Dias (Coordenadora do Departamento de Outreach)

  Departamento de OutReach
  outreach@physikup.pt

  Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia

  FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
  Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto, Portugal
  www.fc.up.pt

Informação sobre o curso de EBB na Faculdade de Ciência da ULisboa

Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica e Biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (NE2B2).

Enviamos esta informação no sentido de partilhar com os estudantes, o programa académico do nosso curso, através dos ficheiros em anexo (flyer e vídeo: Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica | Ciências na Hora H).

 

Com os melhores cumprimentos,

Ana M. Almeida

Tesoureira, DireçãoNE2B2

telemóvel 912677167

morada Rua Ernesto Vasconcelos, 1749-016 Lisboa

email ne2b2.fcul@gmail.com

website ne2b2.fc.ul.pt

Escola Amiga da Criança <escolaamigadacrianca@gmail.com>

 

Convite | Virtual Open Day Católica Braga

Estudantes do ensino secundário, pais e encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais. Estão todos convidados a entrar e a interagir, para podermos esclarecer virtualmente questões sobre temas como o acesso ao ensino superior privado e como conseguir uma bolsa de estudo. Além destas temáticas poderão encontrar-se com os coordenadores dos diversos cursos da nossa oferta formativa. ! Para tal, concebemos o Virtual Open Day na Católica em Braga, no próximo dia 15 de julho, a partir das 17h00, na plataforma ZOOM.
Para mais e melhor informação, segue o link onde poderão ser encontradas as diversas salas.
http://www.candidaturas.braga.ucp.pt/
http://www2.braga.ucp.pt/

GABRPCOM – Gabinete de Relações Públicas e Comunicação
Universidade Católica Portuguesa | Braga
Rua de Camões
4710-362 Braga – Portugal
Tel. + 351 253 206 100
Email: comunicacao@braga.ucp.pt
www.braga.ucp.pt

Dia Aberto do ICBAS da U.Porto

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto tem tido inúmeras solicitações de esclarecimento acerca da sua oferta formativa. Neste contexto, irá realizar um Dia Aberto, de modo a dar resposta acerca das características diferenciadoras de cada curso. Estarão presentes os Diretores e estudantes de cada curso do ICBAS. Será realizado através da plataforma Instagram, pelo que é recomendável seguirem as nossas páginas nas redes sociais.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos através dos seguintes contactos:

e-mail: ingressos@icbas.up.pt.
Telefone: 220428052/220428303

2ª Sessão Dias da UBI Online + Dia UBI Famílias | Esclarecimento | Universidade da Beira Interior

Devido à situação pandémica que se tem vivido nos últimos meses houve necessidade de nos readaptarmos ao novo paradigma e de redefinirmos a nossa estratégia de promoção. Nesse sentido, surgem os Dias da UBI Online. Tendo em conta o sucesso da 1ª Sessão decidimos avançar com uma 2ª Sessão de esclarecimentos.
A 2ª Sessão dos Dias da UBI Online irá decorrer entre 21 e 30 de julho, entre as 10h e as 17h. No cronograma abaixo é possível consultarem as sessões agendadas por curso e optar pela sessão (ou sessões) em que pretendem participar.
Para além destas sessões de esclarecimento preparámos um dia especial e inteiramente dedicado às questões dos familiares. O Dia da UBI Famílias irá decorrer no dia 18 de julho, pelas 18H.
Para que os vossos alunos possam participar nas sessões de esclarecimento que preparámos terão de aceder ao link que se segue e aguardar que o anfitrião da sessão dê permissão para entrarem.
Link para aceder às sessões (contém o Dia da UBI Famílias + 2ªSessão dos Dias da UBI Online)
https://linktr.ee/FuturoNaUBI
Link para a sessão do Dia da UBI Online | Famílias
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94126627306
ID da reunião: 941 2662 7306
Link para a 2ª Sessão dos Dias da UBI Online
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97813594310
ID da reunião: 978 1359 4310
Pretende-se que estas sessões de esclarecimento clarifiquem na plenitude as questões dos vossos os alunos, que desmistifiquem um pouco o ingresso no ensino superior, que deem a conhecer um pouco mais sobre a nossa Instituição e, sobretudo, sobre as ofertas e oportunidades que temos para lhes oferecer (Mobilidade de Estudos, Bolsas e Apoios Sociais, Alojamento, etc).

Campo de Férias Psicoeducativos: À conversa com os outros damos a volta ao mundo e a nós!

Caro(a) Encarregado(a) de Educação,


Contactamo-lo(a) com o intuito de lhe dar conhecimento de que vamos avançar com uma nova edição das Oficinas Psicoeducativas do Serviço de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes (SIPCA), do Serviço de Consultas da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). As medidas de combate ao COVID-19 trouxe forte impacto à vida de todos nós. Para muitas crianças, o isolamento ou a fragilidade das relações com os outros acentuou-se, ainda que de forma silenciosa. Comprometida com a promoção de um saudável desenvolvimento das crianças, e na necessidade forçosa de adaptação dos tempos atuais, a nossa equipa desafiou-se a continuar a chegar aos mais novos, recriando estratégias e dinâmicas, no que resultou a versão deste Workshop PsicoEducativo que partilhamos consigo!
Como podem ver no folheto anexo, apresentamos aos vossos filhos e filhas uma oficina destinada a crianças entre os 7-10 anos, orientada para o convívio com outras crianças que possam estar em qualquer local do planeta; pretendemos contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais. Durante uma semana repleta de surpresas, a criança será convidada a embarcar numa “viagem à volta do mundo”, onde as aventuras as levarão a desenvolver competências de comunicação, de expressão emocional e de resolução de problemas. Em equipa, vamos abrir o caminho da criatividade e da estimulação cognitiva, o que nos permitirá certamente regressar com a mala mais preenchida de boas experiências, nesta arte de bem gerir as nossas emoções e as relações com os outros!
Desafiados a embarcar connosco?

As nossas sessões funcionarão em formato on-line nas seguintes datas:

1ª edição: 13 a 17 de julho (inscrições preferencialmente até 8 de julho)
2ª edição: 20 a 24 de julho (inscrições preferencialmente até 14 de julho)
3ª edição: 27 a 31 de julho (inscrições preferencialmente até 21 de julho)

As vagas estão limitadas a 10 elementos. Esperamos contar com a Vossa participação!

Podem procurar saber mais ou fazer as Vossas reservas através dos contactos 914243954, pelo email oficina.descobertas@gmail.com e pelo seguinte FORMULÁRIO ONLINE. Em anexo segue também o Formulário de Inscrição em versão PDF.
Os procedimentos de pagamento serão enviados após a inscrição.

Esperando encontra-vos em breve,
P’la equipa
Alexandra Silva

Formulário

Despacho n.º 6906-B/2020

Determina a aprovação dos calendários, para o ano letivo de 2020-2021, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário.

Versão pdf

Sessões de Esclarecimento – Alunos do Ensino Secundário – 6 de julho de 2020, 15h

Sessões de Esclarecimento – Alunos do Ensino Secundário – 6 de julho de 2020, 15h
Estão abertas as inscrições para as sessões de esclarecimento sobre a oferta formativa da Universidade do Porto. As sessões são gratuitas e estão abertas ao público em geral, mas destinam-se sobretudo aos alunos do 12.º ano. No entanto, caso existam outros alunos do secundário interessados, também se poderão inscrever.
15h00 – Apresentação genérica da U.Porto e Serviços de Ação Social (bolsas, alojamento, etc.)
16h30 – Sessões paralelas: Faculdades de Desporto, Engenharia, Farmácia e Letras
17h00 – Sessões paralelas: Faculdade de Economia

Mais informações sobre a oferta formativa da U.Porto e inscrições: https://www.mostra.up.pt/
Após a inscrição receberá um segundo email com os dados de acesso às salas Zoom.

VÍTOR SILVA
Reitoria / Rectorate
Comunicação e Imagem / Public Relations Department
Unidade de Divulgação Institucional

Gestor de Projetos / Projects Manager
Mostra da Universidade do Porto / U.Porto Exhibition
Universidade Júnior / Junior University
Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto. Portugal
+351 220 408 275 (ext. 4019) | +351 933 435 702 | vsilva@reit.up.pt | http://universidadejunior.up.pt

IFA Training Viseu – Solicitação Divulgação de Webina

O IFA é um centro de formação autorizado com cursos de Piloto de Linha Aérea e Assistente de Bordo. Tem sede em Cascais e instalou-se, recentemente, em Viseu, de modo a fortificar o Norte e Centro de Portugal nesta área. Estamos a divulgar um Webinar, para que todos nos possam conhecer e, se tiverem paixão pelo mundo da aviação, optem por realizar os seus sonhos connosco! Todos os interessados poderão participar neste evento.
Fico a aguardar um contacto em resposta ao pedido efetuado, agradecendo, desde já, a atenção disponibilizada e qualquer colaboração da vossa parte.
Estarei ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Deixo, de seguida, a informação a ser partilhada com os alunos.
Sonhas com o mundo da aviação? Então, este evento é para ti!

Link de inscrição:
http://ifaopenday.com
Queres saber mais sobre o IFA?
https://ifa-training.com/
Caso tenhas dúvidas, não hesites em contactar!

Workshop – “Encontra o teu emprego” | 06 julho

No âmbito do serviço piloto NEET, enquadrado no projeto AIIA – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa – vimos por este meio divulgar o terceiro workshop de um conjunto de três que foram organizados a pensar nos jovens e que consideramos poderem ser uma mais valia para os públicos com quem trabalham no terreno.  As inscrições estão abertas e o último é já dia 06 de julho:

Dia 6| julho – “Encontra o teu emprego

De referir que os nossos workshops são gratuitos mas sujeitos a inscrição. São em formato online através da plataforma teams e dirigidos a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 29. Poderão inscrever-se através do link: https://inscricao.eu/cdp/

Este serviço-piloto integra algum do trabalho já desenvolvido pela Cidade das Profissões (CdP) neste sentido, aproveitamos este email para enviar também as nossas próximas agendas CdP, que se poderão adequar a alguns dos vossos jovens e/ou utentes, solicitando também a sua divulgação. De salientar que o nosso objetivo é trabalhar com jovens em situação NEET mas também com aqueles que se encontram numa situação mais vulnerável numa vertente de prevenção.

Para qualquer dúvida também nos podem contatar através deste email (mariamatos@cm-porto.pt) ou cidadedasprofissoes@cm-porto.pt. Estamos à espera dos vossos jovens!!!

UMinho Portas Abertas | Programa da EEUM no UPA DIGITAL|

Professores, psicólogos, encarregados de educação e alunos,
Solicitamos a partilha do Programa do “UPA Digital” junto da vossa rede de contactos de candidatos ao ensino superior.
A Universidade do Minho abre as suas portas digitalmente nos dias 22, 25 e 30 de junho e 1 de julho, possibilitando a estudantes do secundário, encarregados de educação, docentes e orientadores vocacionais uma interação direta com a comunidade desta academia. A iniciativa, designada “UPA Digital”, decorre sempre das 17h30 às 19h15, com um conjunto de atividades diárias em simultâneo, nos espaços virtuais da plataforma Zoom.
Professores, investigadores, estudantes, alumni e técnicos da UMinho vão partilhar experiências e responder a dúvidas sobre a realidade académica e os desafios colocados ao longo de cada curso. Vai ser possível explorar planos curriculares, saídas profissionais, bem como conhecer melhor os recursos disponíveis, os laboratórios, as infraestruturas dos campi e o dia a dia nas cidades de Braga e Guimarães.
A “UPA Digital” inicia a cada dia com as boas-vindas do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e a mensagem inspiradora de um estudante-atleta, respetivamente André Coelho (Engenharia Civil, futsal), Ercília Machado (Engenharia Química e Biologia, atletismo), Diogo Branquinho (Engenharia Têxtil, andebol) e Rui Bragança (Medicina, taekwondo). Depois, basta escolher e entrar nas salas virtuais temáticas ao dispor. A primeira apresenta recursos de apoio disponíveis para os estudantes da UMinho em áreas variadas (por exemplo, desporto, transportes, ação social ou empreendedorismo) pela Associação Académica da UMinho. Na segunda pode esclarecer-se dúvidas sobre o acesso ao ensino superior ou sobre as bolsas de mérito. Já a terceira clarifica aspetos como alojamento, bolsas de estudo, alimentação, bibliotecas, apoio médico, desporto e programas de mobilidade.

Programa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho:

Participem através do canal Youtube da EEUM: https://bit.ly/EEUMyoutube

 

Exames Nacionais e a Ansiedade

Exmos. Pais e Encarregados de Educação e Alunos,

 

A época de exames é sempre, ou quase sempre sinónimo de nervosismo, stress ou ansiedade( este ano agravada com a pandemia) havendo uma ligação direta entre a capacidade de um aluno gerir as suas emoções e os seus resultados académicos.
A ansiedade em excesso pode interferir na preparação e no desempenho nos exames e, nem sempre os resultados das provas correspondem aos reais conhecimentos dos alunos.

 

As consequências da ansiedade em excesso na preparação do exame são:
-Adiamento consecutivo do início do estudo, mantendo a ilusão de que ainda há tempo
suficiente para estudar;
-Sentimento de que irá sair exatamente a matéria com a qual se sente menos à vontade;
-Trazer à memória, as provas já realizadas e cujos resultados não foram os pretendidos;
-Pôr em causa os conhecimento sobre a disciplina;
-Tentação de desistir do exame;
-Sentimentos de culpa;
-Alterações no sono; na alimentação e no comportamento.

 

A ansiedade excessiva durante o exame pode provocar:
-Sensações físicas desconfortáveis: suores, aumento do ritmo cardíaco, dores de cabeça,
dores de barriga, arrepios, vómitos…
-“Brancas”;
-Sensação de confusão;
-Alteração na concentração;
-Tentação de desistir.
Para diminuir a ansiedade é essencial programar e organizar o estudo atempadamente, pois aumenta a confiança relativamente ao exame.
É necessário também dormir as horas necessárias, ter uma alimentação saudável, fazer pausas durante o estudo e ocupar o tempo livre com atividades do seu interesse.
Oferecer aos Vossos Alunos,Filhos e Educandos, um método simples e complementar, com o objetivo de proporcionar-lhes a tranquilidade e confiança necessária para serem bem sucedidos, é uma excelente estratégia.
Assim, irei realizar no mês de junho, workshops online, cujos temas, datas e condições seguem em anexo.
Sou grata pela divulgação desta informação junto dos Pais, Encarregados de Educação e Alunos.

Agradeço a atenção, estando disponível para qualquer esclarecimento.
Júlia Ferreira

Concurso ABCovid

Visamos com esta iniciativa, envolver os alunos, de todas as idades, comunidades e escolas, de forma directa na partilha e consciencialização do vírus.
O nosso objectivo é incentivar os alunos a irem, eles próprios, à procura de informação correcta de fontes fidedignas sobre a pandemia.
Fazemo-lo na forma de um concurso, onde os alunos, sozinhos ou em grupo, submetem um vídeo até 60s expondo de forma criativa e original boas práticas na defesa contra o SARS-CoV-2.
Cada semana terá o seu vencedor que receberá um prémio de 350€.
Após 10 semanas os 100 melhores vídeos, escolhidos pela equipa ABC Covid-19, iram ser analisados por um júri de 5 pessoas composto de dois investigadores Portugueses, uma cientista da farmacêutica nacional Hovione e dois youtubers e criadores de conteúdo digital.
O vencedor será anunciado na cerimónia de entrega de prémios, marcada para dia 21 de Setembro de 2020, onde o mesmo receberá 3.000€. 1.500€ e 1.000€ serão entregues ao segundo e terceiro classificado respectivamente.
Convidamo-vos a visitarem o website do concurso em www.abcovid.pt ou através das nossas páginas nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/ABC-Covid-19-111202493928703/
Instagram: https://www.instagram.com/abccovid19/
Twitter: https://twitter.com/AbcCovid
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRpYruG7MklwGTMOawO7aEw
Website: https://www.abcovid.pt

Agradecemos desde já a vossa cooperação.

Melhores cumprimentos,
Santiago Villax Sampaio
Equipa ABC Covid-19

1589799281249
abc-cc19@hovione.com
www.hovione.com//covid-19-coronavirus

DIVULGAÇÃO | Academia Júnior Virtual | FCH-Católica | Inscrições abertas

A Academia Júnior da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa está de volta de 6 a 10 de julho para a sua 11.ª edição.
Destinada a alunos do 9.º ao 12.º ano, esta semana virtual na Universidade vai ser uma experiência única de descoberta da vocação profissional.
Através de ateliês temáticos online, os alunos poderão conhecer as cinco Licenciaturas da FCH – Comunicação Social e Cultural, Psicologia, Serviço Social, Línguas Estrangeiras Aplicadas e Filosofia – ao mesmo tempo que esclarecem todas as dúvidas sobre os cursos e o acesso ao ensino superior.
O programa já está disponível e as inscrições estão abertas.
A inscrição tem um custo de 20€.
Mais informações através do e-mail careeroffice.fch@ucp.pt ou telefone 217 214 018.
Agradecemos a divulgação juntos dos vossos alunos e estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Licenciaturas FCH
Gabinete de Comunicação e Marketing
Communication and Marketing Office

 

COMUNICADO À IMPRENSA | PRESS RELEASE – Instituto de Ciências Polícias e Segurança Interna – 2º Open Day virtual – 24 de junho, 11H00

Flyer

A Polícia de Segurança Pública (PSP), tem no Instituto Superior de Ciências Polícias e Segurança Interna (ISCPSI) o seu polo de formação e ensino, de nível universitário, dos seus futuros Oficiais e Comandantes.
Está a decorrer até ao próximo dia 03 de julho o período de candidatura ao próximo ano letivo.
A tradicional iniciativa de open day decorre este ano em ambiente virtual, tendo já contado com uma edição no passado dia 16, que permitiu que os jovens colocassem as suas dúvidas e conhecer o Instituto.
Como recebemos diversas solicitações para repetição da iniciativa, iremos organizar nova sessão virtual, via zoom, amanhã, 24 de junho, pelas 11H00, também transmitida nas redes sociais da PSP e do Instituto (Facebook e Instagram).
As inscrições podem ser já realizadas para admissao.iscpsi@psp.pt . No próprio dia será disponibilizado o link de acesso.
As condições de acesso ao curso e outra informação poderão ser encontradas em:
http://www.iscpsi.pt/Admissao/Paginas/default.aspx e na documentação que se anexa.
O presente comunicado irá ficar disponível em www.psp.pt

Lisboa, Direção Nacional da PSP, 23 de junho de 2020

Com os melhores cumprimentos,
GIRP PressSem título-2

GIRP