Entre 20 e 27 de abril, cinco professores do Agrupamento de Escolas de Resende, representando cada nível/ciclo de ensino, participaram, através do programa Erasmus+, num “Job shadowing” com a Escola Szkolno-Przedszkolny, de Konczycach Wielkich, da Polónia.
Nos dias 20 e 21 efetuaram um meeting pelas ruas e lugares históricos de Cracóvia, visitaram as minas de sal, em Wieliczka, e algumas ruas de Wadowice, a terra natal de João Paulo II.
De 22 a 26, já em Cieszyn, conheceram a escola anfitriã, o seu modo de funcionamento, presenciaram aulas, confraternizaram com alunos e professores, participando e assistindo a atividades pedagógicas diversificadas, como passeios e jogos pedagógicos. Tiveram, ainda, a oportunidade de realizar visitas de caráter cultural a Cieszyn, Wisla/Istebna e ao jardim botânico de Pszczyna.
O dia 24 foi dedicado à visita ao campo de concentração e de extermínio alemão de Auschwitz-Birknau, um símbolo do genocídio, do terror e do Holocausto da 2.ª Guerra Mundial.
No dia 26, após a certificação de todos os participantes partiram para Cracóvia, com o objetivo de regressar a Portugal, sem antes visitar a cidade de Katowice.
O “Job shadowing” teve por objetivos a apreensão e partilha de boas práticas e novas aprendizagens através da observação e da interação com os pares polacos, os quais se revelaram anfitriões muito acolhedores. Para além disso, promoveu-se o conhecimento sobre o património europeu comum e a sua diversidade. Tratou-se de uma experiência enriquecedora a nível pedagógico, cultural e social, fazendo valer a máxima do programa Erasmus+, “Changing lives and opening minds” (“Mudando vidas e abrindo mentes”).