No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento e da temática do Desenvolvimento Sustentável, as turmas do 11.º B e 11.º C/D realizaram um conjunto de atividades contra o desperdício alimentar, tendo as mesmas culminado num vídeo que já se encontra a ser transmitido em circuito interno da Escola Secundária de Resende e em panfletos de alerta e sensibilização que serão depois divulgados junto das turmas.
O desperdício alimentar é uma preocupação crescente a nível mundial, sobretudo se pensarmos nos milhões de pessoas em todo o mundo em estado de subnutrição. Não se resumindo apenas a um problema social, o seu impacto no ambiente é enorme, desde a produção até à eliminação dos resíduos resultantes. No que toca ao uso de água, o desperdício alimentar tem uma pegada maior que a de qualquer País!
Face ao exposto, os alunos das turmas envolvidas estão alerta, querendo dar o seu contributo para que se cumpra o Objetivo 12.3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unida: “Até 2030, reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível mundial, de retalho e do consumidor, e reduzir os desperdícios de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo os que ocorrem pós-colheita”.
Assim, preveem-se outras iniciativas para o 2.º Período. Como sábios pensadores afirmaram em tempos distantes “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo”!
Os Professores, Paula Pereira e Vasco Alves