Pelo fim de outubro… (Turma do 10.º C)

As celebrações e práticas rituais para honrar os mortos são uma realidade há muito tempo. Acredita-se que essas práticas…
Partilhar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

As celebrações e práticas rituais para honrar os mortos são uma realidade há muito tempo. Acredita-se que essas práticas tenham começado na Antiguidade, como consequência da crença de que os espíritos dos mortos regressavam para visitar o mundo dos vivos. Essa tradição varia entre os diferentes países, incluindo Portugal, Espanha, países hispânicos e Inglaterra.
Em Portugal, no dia 1 de novembro, celebra-se o Dia de Todos os Santos. Nesta data, a população recorda os seus entes queridos por meio de visitas ao cemitério, a fim de honrar e homenagear aqueles que já partiram, sejam eles conhecidos ou desconhecidos. Para tal, são colocadas flores, velas e outros objetos simbólicos para os recordar. Após esse feriado, comemora-se, no dia 2 de novembro, o Dia dos Fiéis Defuntos.
Na Inglaterra, o Dia de Todos os Santos (All Saints’ Day) não é amplamente celebrado como em outros países. A data é marcada principalmente por eventos religiosos em igrejas católicas e anglicanas, que homenageiam os santos e mártires; no entanto, este dia não é enfatizado como um feriado.
Na Espanha, o Dia de Todos os Santos (Día de los Muertos) é um feriado religioso dedicado também a recordar os mortos. No entanto, os espanhóis atribuem maior importância a esta data do que os portugueses e os ingleses. Além disso, a celebração varia conforme as tradições de cada região. Por exemplo, na Catalunha, assam-se castanhas para este dia; na Galícia, celebra-se com o “Samaín”, semelhante ao Halloween, com fantasias e doces; e na Extremadura, as refeições em família são a prioridade. Na Espanha, esta data assume um grande significado cultural, promovendo um clima de respeito e memória.
Em suma, apesar das diferenças culturais, os três países realizam celebrações semelhantes com o objetivo de demonstrar afeto, saudade e reverência pelas pessoas que permanecem em nossa memória.

Os alunos da Turma do 10.º C

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Agrupamento