Prevenção e promoção da saúde mental foi o mote para uma conversa, entre Jorge Pereira, Psicólogo, e Eduardo Carqueja, Diretor do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de S. João, que ocorreu no dia 9 de novembro, na Biblioteca da Escola Secundária de Resende.
A iniciativa, promovida pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), foi direcionada a professores, técnicos, assistentes técnicos, assistentes operacionais e alunos (no âmbito da temática “saúde mental nos jovens” do Parlamento dos Jovens).
Eduardo Carqueja referiu que a realização desta atividade é o “reconhecimento da Escola de uma problemática atual e mostra a sua preocupação com o bem-estar da comunidade escolar, com enfase no bem-estar psicológico. De louvar, apesar do horário tardio da ação, a grande participação dos variados atores da comunidade escolar nesta iniciativa”.
Jorge Pereira fez um balanço muito positivo da ação, destacando a grande adesão dos vários elementos da Comunidade Educativa, o que demonstra “as boas práticas que o Agrupamento de Escolas de Resende tem vindo a adotar no âmbito da prevenção e promoção da saúde mental”.
António Marques, Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, lembrou que “numa organização como a nossa é imprescindível que se tomem medidas para assegurar que todos os alunos, docentes e não docentes se sintam realizados e felizes, na frequência dos seus estabelecimentos de ensino”.
“Começamos por ser distinguidos com o “selo escola saudavelmente 2022-2024” – boas práticas em saúde psicológica, bem-estar, sucesso educativo e inclusão, uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Hoje, demos mais um passo na promoção da saúde psicológica com a realização de uma conversa/palestra sobre a prevenção e promoção da saúde mental, superiormente dinamizada pelos Doutores Eduardo Carqueja e Jorge Pereira. Foi um momento de partilha e com certeza que ficámos mais preparados para lidar com as questões da saúde psicológica”, concluiu.