No âmbito do programa ERASMUS+, na modalidade de Job-shadowing, um grupo de professores do Agrupamento de Escolas de Resende, representando cada nível/ciclo de ensino, esteve na Polónia, entre os dias 20 e 27 de abril, num profícuo intercâmbio com a Escola Szkolno-Przedszkolny, de Konczycach Wielkich.
No dia 24 de abril, a comitiva visitou o campo de concentração e de extermínio alemão de Auschwitz-Birkenau. A experiência, apesar de marcante nas emoções, foi enriquecedora para todos, permitindo conhecer in loco, o martírio de quem aí permaneceu em cativeiro, entre 1940 e 1945. Mais de um milhão de pessoas morreu da forma mais atroz que se possa imaginar. Diversos crimes ali se cometeram. Gemidos e gritos de dor pareciam ainda ecoar nas paredes arranhadas das câmaras de gás.
Apesar da presença de centenas de pessoas que, simultaneamente, tal como os nossos professores, visitavam aquele local, o silêncio, duro e cru, reinava, repleto de emoções. Passo após passo a incredulidade sobre o que o Homem pode ter de mais cruel.
Conhecer Auschwitz… para não esquecer, para nunca mais repetir!