Secundária de Resende em intercâmbio Erasmus+ na Bulgária

Entre os dias 9 e 13 de maio, a vila búlgara de Kubrat acolheu o sexto intercâmbio de alunos…
Partilhar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Entre os dias 9 e 13 de maio, a vila búlgara de Kubrat acolheu o sexto intercâmbio de alunos do projeto EVA (Igualdade, Variedade e Aceitação), uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Alemanha, França, Estónia, Turquia e Bulgária. A delegação resendense fez-se representar por quatro estudantes e dois professores.
Na segunda-feira, o programa começou com uma cerimónia de boas-vindas, que se destacou pela performance de uma dança tradicional búlgara e pela representação de uma peça de teatro sobre a lenda de Khan Kubrat, o fundador do Grande Reino Búlgaro. Seguiu-se uma apresentação sobre os sessenta e cinco anos de história da União Europeia, uma aula de búlgaro para iniciantes e um workshop de artes visuais. Após o almoço, efetuou-se uma visita guiada aos lugares mais emblemáticos de Kubrat. De volta à escola, realizou-se um concurso de ciclismo escolar para promoção de um estilo de vida ativo entre os jovens.
A terça-feira iniciou-se com uma visita a sepulturas dos reis trácios e a uma fonte sagrada. De seguida, houve uma receção oficial na Câmara Municipal de Kubrat e a visita a uma aldeia de quatrocentos habitantes, onde um grupo de senhoras idosas apresentaram as suas danças e canções tradicionais.
Na quarta-feira, realizou-se uma viagem às cidades de Veliko Tarnovo e de Ruse. A primeira é famosa por ter sido a antiga capital da Bulgária e a segunda, por se situar na margem direita no rio Danúbio.
Na quinta-feira, foi relembrado o texto que deverá constar nos preâmbulos dos regulamentos internos das escolas envolvidas no projeto e foram debatidas diferentes possibilidades de implementação artística para a apresentação desse produto final nas respetivas comunidades escolares.
No último dia, realizou-se uma visita à cidade de Razgrad, que teve como momentos mais relevantes a receção oficial pelo governador da região a que pertence Kubrat e a visita guiada às instalações do clube de futebol Ludogorets. Durante a tarde, foi representada uma peça de teatro sobre diferentes formas de discriminação. Ao início da noite, realizou-se a festa de despedida. Para além do buffet com especialidades partilhadas pelas delegações da parceria, houve ainda apresentações musicais e de dança dos seis países envolvidos no projeto.

Agrupamento