Secundária de Resende em intercâmbio escolar na Alemanha

Entre os dias um e sete de dezembro, decorreu, em Mönchengladbach, na Alemanha, o primeiro intercâmbio de alunos do projeto ” EVA” (Igualdade, Variedade e Aceitação),  uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Alemanha, França ( Reunião ), Estónia, Turquia e Bulgária.
Acompanhados por três professores, os cinco participantes visitaram as instalações do estabelecimento de ensino de acolhimento, procederam à apresentação da nossa escola e concelho e participaram num workshop sobre o tema “Identidade”, que consistiu na elaboração de bandeiras e explicação oral do seu significado. Realizaram também visitas ao Parlamentarium, em Bruxelas, e ao projeto “ Orbit, em Düsseldorf.  Na cidade de Colónia, tiveram uma visita guiada a uma mesquita central, à catedral e ao Rautenstrauch-JoestMuseum. Por sua vez, os professores que acompanharam os alunos participaram em reuniões relativas ao desenvolvimento do projeto, procederam à apresentação dos problemas de integração discente nas respetivas escolas e participaram num workshop sobre “Comunicação Intercultural“.  Em Düsseldorf, tiveram visitas guiadas a uma sinagoga e a supermercados de comunidades oriundas das mais variadas regiões do mundo. As delegações das várias escolas da parceria foram ainda brindadas com uma receção oficial na Câmara Municipal de Mönchengladbach.
“ Foi uma semana cheia de novas experiências e uma maneira de ficarmos sensibilizados para as diferenças culturais e religiosas dos outros países. Na minha opinião, as ideias apresentadas no projeto não devem circunscrever-se apenas ao universo Erasmus+, mas antes ser praticadas na nossa vida diária “, referiu a aluna Mara Ferreira, uma das participantes neste intercâmbio escolar.