Secundária de Resende em Intercâmbio Escolar na Estónia

Entre os dias dois e oito de fevereiro, decorreu, em Pärnu, na Estónia, o segundo intercâmbio de alunos do projeto ” EVA” (Igualdade, Variedade e Aceitação), uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Alemanha, França (Reunião), Estónia, Turquia e Bulgária.
Acompanhadas por três professores, as cinco estudantes resendenses visitaram as instalações da escola de acolhimento e participaram em workshops sobre “Arte e Valores“, “Argumentação e Debate”, “ Discurso de Ódio”, “Radicalização no Mundo e na Europa“ e “Problemas Relacionados com a Emigração na Estónia“. Realizaram também visitas guiadas às cidades de Talin, Tartu e Parnu. O festival “Canções de Várias Nações”, organizado pela escola anfitriã, foi outra das atividades em que estiveram envolvidas: as estudantes portuguesas interpretaram “Chuva”, de Jorge Fernando, e “Ai se eu te pego“, de Michel Teló.
“Eu gostei muito das visitas: aprendi muito com elas. A que fizemos a Tartu foi a minha preferida, por causa do museu, que era muito bonito. As famílias de acolhimento eram muito simpáticas e acolheram-nos muito bem. A que me foi atribuída fez-me sentir como se estivesse em casa. O festival da canção foi magnífico! Eu vou sentir muitas saudades das pessoas que conheci lá e dos amigos que fiz“, referiu a aluna Ana Pereira, uma das participantes neste intercâmbio escolar.