Entre 23 e 26 de novembro, dois professores da Escola Secundária de Resende participaram numa reunião transnacional de coordenadores do projeto Erasmus+ From “Waste” to “Art” for a Sustainanable World (wAs’R’Te), em Saint Paul, na ilha da Reunião, juntamente com representantes locais e de organizações educativas da Letónia, Turquia, Macedónia do Norte e Roménia.
Ao longo da semana, realizaram-se diversas atividades, com destaque para a visita guiada às instalações da escola de acolhimento e reuniões de trabalho relacionadas com o desenvolvimento do projeto. Os participantes estabeleceram a base de cooperação de longo prazo; abordaram todos os aspetos relacionados com a gestão, divulgação e implementação do projeto e determinaram a forma de comunicação entre os parceiros. Houve também a oportunidade para uma visita a uma empresa que processa 170.000 toneladas de resíduos domésticos e comerciais por ano. Quase 30% dos resíduos são transformados em matérias-primas secundárias e 48% são usados para produzir um combustível sólido que permite alimentar a produção de eletricidade.
Os representantes das várias delegações internacionais tiveram ainda a oportunidade de realizar visitas de carácter cultural ao museu Stella Matutina e ao centro histórico de Saint-Denis. A primeira permitiu a aquisição de informação sobre a história do açúcar na ilha de Bourbon e a segunda, sobre particularidades arquitetónicas da cidade com maior concentração populacional desta ilha no Oceano Índico, com preponderância do estilo crioulo e marcas de uma herança colonial.
O próximo intercâmbio do projeto realizar-se-á no próximo mês de janeiro, em Iasi, na Roménia, e envolverá a participação de alunos.