Secundária recebeu intercâmbio de alunos Erasmus+

Entre os dias seis e dez de dezembro, decorreu, em Resende, o quarto intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+…
Partilhar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Entre os dias seis e dez de dezembro, decorreu, em Resende, o quarto intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+ “EVA” (Igualdade, Variedade e Aceitação), uma parceria do Agrupamento de Escolas de Resende com estabelecimentos de ensino da Alemanha, França, Estónia, Turquia e Bulgária.
As delegações internacionais foram recebidas com performances de música e dança; participaram em atividades relacionadas coma temática do projeto (apresentação de dramatizações sobre igualdade, aceitação e variedade , workshops sobre “As Migrações em Portugal“ e “Valores comuns”, sessão de educação não formal baseada na metodologia do Compass, encontro com migrantes e visita ao Centro São Cirilo (uma comunidade de inserção da Companhia de Jesus, no Porto, que acolhe e capacita pessoas e famílias, migrantes e nacionais, a passar por fase temporária de fragilidade social). Houve também a realização de uma receção na Câmara Municipal de Resende, visitas guiadas aos centros históricos das cidades do Porto e de Guimarães, bem como ao Museu Municipal de Resende.
“Eu gostaria de agradecer às famílias de acolhimento, visto que todos os alunos mostraram felicidade por terem sido tão bem recebidos. Não houve quaisquer problemas ou reclamações por parte das delegações discentes dos países visitantes. A última noite em Resende foi maravilhosa, pois todos os participantes estavam muito felizes e o programa foi muito bem organizado. Divertimo-nos muito nessa noite. Nós trabalhámos muito em Portugal e todas as atividades foram muito interessantes: nós tivemos muitas atividades em que os participantes recorreram à internet e isso foi surpreendente para mim, pois nós não somos muito bons no uso dessa ferramenta nas nossas atividades letivas. Por isso, eu aprendi muito com o vosso programa”, referiu a coordenadora do projeto, Susanne Gründler, em resposta a uma curta entrevista para apreciação final do trabalho realizado.
O próximo intercâmbio da parceria Erasmus+ “EVA” será organizado pela escola francesa, no mês de fevereiro.

Agrupamento