Semana da Leitura nos Centros Escolares com obras infantis em Língua Inglesa

Nos Centros Escolares do 1.º Ciclo ouvem-se risos baixinhos, meios envergonhados, mas com determinação em vencer o desafio que foi colocado a docentes, assistentes operacionais e estagiários para a semana da leitura: Ler aos alunos dos 3.º e 4.º anos From Head to Toe de Eric Carle e Go Away Big Green Monster de Ed Emberly, a fim de se mostrar aos alunos que não é só a professora de Inglês que sabe contar histórias em Inglês.
Assim, no dia 1 e 3 de abril no Centro Escolar de Resende as assistentes operacionais D. Laura Pereira e D. Maria Anunciação leram em conjunto com a docente de Inglês a história From Head to Toe de Eric Carle aos 3.º anos de escolaridade. No Centro Escolar de São Martinho, no dia 2 de abril, no átrio do centro reuniram-se as docentes Maria Eduarda Macedo, Maria de Lurdes Ramos, a técnica superior Fátima Silva e o assistente operacional Marcos Antunes para encenar a história aos 3.º e 4.º anos de escolaridade. No mesmo dia da parte da tarde a história foi apresentada na biblioteca pela docente de Inglês em conjunto com as estagiárias Diana Madureira e Daniela Monteiro turma SC3 no Centro Escolar de são Cipriano.
Mas a leitura por prazer não parou por aqui, pois Go Away Big Green Monster invadiu no Centro Escolar de Resende as salas dos alunos de 4.º ano que tiveram de usar a sua criatividade e imaginação para construir a imagem do monstro da história durante a leitura dos professores titulares em conjunto com a docente de Inglês sem visionamento das ilustrações da história com o objetivo de ser elaborado um cartaz com monstros construídos pelos alunos aquando da audição da história a fim de poderem comparar a sua criação com a ilustração do monstro da história.
Em São Martinho de Mouros o monstro adquiriu dimensões XXL com a estreita colaboração da docente Eduarda Macedo para os alunos poderem interagir com ele e com a história, montando e desmontando as partes da face do monstro à medida que ia ser lida.
No Centro Escolar de São Cipriano a história foi lida pela docente Avelina Ferraz aos alunos do 4.º ano para depois estes em grupos recontarem a história com descrições de cores distintas às da história.
Assim, foi com a boa vontade de todos que foi possível haver uma interação divertida e uma aprendizagem significativa da língua inglesa, ao mesmo tempo que se pretendeu também incentivar os alunos para a leitura de livros em Inglês e desenvolver a literacia.
Prof. Sandra Rodrigues