Testemunhos
“No passado dia 21 de março de 2024, a pedido do nosso Professor de Matemática, Prof. Luís Dias, os consultores pedagógicos da empresa “Numworks” compareceram na sala do 10.º B com o propósito de realizar uma sessão de apresentação sobre a calculadora gráfica. Durante esta atividade, foram transmitidos aos presentes os conhecimentos necessários para operar com a referida calculadora, explorando de forma meticulosa e esclarecedora todas as suas funcionalidades. Adicionalmente, após cada explicação, procedemos à realização de exercícios práticos, visando validar a informação adquirida e, indiretamente, aprofundar a nossa familiaridade com o dispositivo. Em termos globais, considerei esta iniciativa altamente dinâmica e estimulante, facultando-nos uma compreensão mais abrangente da calculadora que nos acompanhará ao longo do ensino secundário”. (Simão Macedo, 10.º B)
“Na passada quinta feira tivemos o privilégio de receber dois representantes da “NumWorks”, que amavelmente nos elucidaram sobre as fantásticas funcionalidades da calculadora gráfica da empresa. Com entusiasmo e conhecimento, eles conduziram-nos através das diversas capacidades da calculadora, realçando a sua interface intuitiva e as ferramentas poderosas que facilitam a resolução de problemas matemáticos e científicos. Desde gráficos de funções até programação, ficamos impressionados com a versatilidade do dispositivo. Além disso, a oportunidade de colocar questões e experimentar as funcionalidades em primeira mão enriqueceu ainda mais a nossa compreensão. Agradecemos aos representantes da NumWorks por partilharem connosco esta experiência educativa e inspiradora, que certamente contribuirá para o nosso sucesso académico e profissional”. (Pedro Fontão, 10.º B)
“Na passada quinta-feira, o Diretor de Turma presenteou-nos com uma atividade de matemática diferente. A atividade consistia numa espécie de palestra em que dois consultores pedagógicos da “NumWorks” nos ensinavam e auxiliavam a trabalhar com as respetivas calculadoras. Realizamos vários exercícios que envolviam as diferentes aplicações da calculadora e recebemos algumas dicas úteis para um melhor funcionamento e manuseamento. Esta atividade foi bastante enriquecedora, uma vez que nos ajuda a compreender melhor como funcionam os objetos que passamos muito do nosso tempo a utilizar. Além disso, é sempre benéfico ser alguém experiente a falar sobre os assuntos”. (Inês Silveira, 10.º B)
“No dia 21 de março a turma 10.º B, de Ciências e Tecnologias, tiveram o privilégio de estarem na presença de dois colaboradores na “Numworks”, onde explicaram todo o processo de trabalhar com a calculadora gráfica, sempre com muita atenção e cuidado para que tudo ficasse entendido! Esta atividade foi de grande importância uma vez que, sendo a calculadora recente não há explicação nos manuais! Desta forma, os alunos ficaram mais entendidos sobre a calculadora, ajudando na agilidade de trabalhar com a mesma nas aulas, testes e exames!” (Liliana Moreira 10.º B)
“A apresentação foi interessante, e sobretudo cativante. Fomos ensinados a usar as várias funcionalidades da calculadora, ficando a saber mais sobre ela. Com os “desafios” ficamos a ter mais controlo sobre a calculadora, sabendo o que fazer em cada atividade escolar relacionada com a matemática e não só. Os apresentadores, que nos prenderam a atenção desde o início das suas apresentações, ensinaram-nos diversos atalhos, que nos facilitarão a vida académica. Inclusive, aprendemos funcionalidades práticas da calculadora que nem conhecíamos. Ficamos também a saber mais sobre o site da “NumWorks”, aprendendo mais sobre o seu desempenho no modo de exame e como desativá-lo. A calculadora recorre a atualizações facilmente aderentes, que melhoram e ampliam os seus recursos, em prol da educação. Em suma, gostei desta atividade pois achei-a enriquecedora e divertida”. (Santiago Sequeira, 10.º B)