No dia 20 de maio das 9h às 16h as alunas dos cursos Profissionais Técnico Comercial (3G) e Técnico Administrativo (3H) realizaram a DAC – Preenchimento da declaração de IRS (Modelo 3) na Junta de freguesia de Resende.
Os domínios de autonomia curricular (DAC) constituem uma opção curricular de trabalho interdisciplinar e ou articulação curricular, cuja planificação envolveu três disciplinas: EMR, Organização e Gestão e técnicas Administrativas.O trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Destacam-se:
– Enumerar e caracterizar as principais qualidades de um atendedor profissional, reconhecendo a sua relevância no desempenho da função.
– Identificar a diferença entre os conceitos de atendimento / venda e attitude / comportamento.
– Identificar e aferir as motivações / necessidades de cada cliente.
– Estruturar o processo de atendimento, aplicando as atitudes / comportamentos associados a cada etapa.
Na Educação Moral e Religiosa (EMR) pretendia-se desenvolver as competências associadas ao Relacionamento interpessoal que implicam que os alunos sejam capazes de:
– adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição;
– trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede;
– interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.
Nas duas disciplinas da área Técnica pretendia-se:
– estabelecer relações entre conhecimentos, emoções e comportamentos;
– identificar áreas de interesse e de necessidade de aquisição de novas competências;
– consolidar e aprofundar as competências que já possuem, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
– estabelecer objetivos, traçar planos e concretizar projetos, com sentido de responsabilidade e autonomia.
Os Objetivos foram plenamente atingidos. As alunas mostraram-se interessadas em realizar as tarefas propostas com sigilo, competência, responsabilidade e autonomia.
A Diretora dos Cursos, Cristina Martins