No dia 5 de junho, as turmas 3G e 3F realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto. O destino escolhido foi o Museu Interativo “World of Discoveries”, onde os alunos mergulharam nas façanhas dos navegadores portugueses que deixaram uma marca indelével no curso da história mundial.
Durante a visita, dinamizada pelo professor de Português, os estudantes tiveram a oportunidade única de explorar artefactos históricos e observar exposições interativas que ofereceram uma visão envolvente das grandes descobertas marítimas portuguesas. Paralelamente, estabeleceram-se conexões com a obra literária “Mensagem”, de Fernando Pessoa, caracterizada por conter poemas que abordam temas como a descoberta e a identidade nacional. O único livro em português que o poeta publicou em vida retrata Portugal como uma nação destinada a um papel especial na história, um tema que ressoa fortemente no Museu “World of Discoveries”. Alguns poemas de Pessoa, como “O Infante”, “O Mostrengo”, “Mar Português” e “Padrão”, foram relembrados durante a visita, destacando-se por conter referências aos líderes e símbolos das explorações marítimas lusitanas.
Antes de se despedirem da cidade do Porto, os alunos visitaram Casa do Infante, lugar onde, presumivelmente, terá nascido Henrique, o Navegador, que Fernando Pessoa retrata, em “Mensagem”, como um símbolo do espírito de descoberta e exploração característicos da época dos Descobrimentos.
Ao regressarem à escola, os alunos trouxeram consigo um tesouro de novos conhecimentos sobre a história das navegações portuguesas e uma apreciação mais profunda da riqueza cultural e literária do seu país. Esta visita de estudo não só enriqueceu o seu entendimento do passado mas também os inspirou a explorar ainda mais os laços entre a história e a literatura.
O Professor, Dionísio Ferreira