Visita de estudo a Vila do Conde

No dia 9 de março, nós, alunos das turmas do 5.º C, 5.º D, 6.º C e 6.º E,…
Partilhar
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

No dia 9 de março, nós, alunos das turmas do 5.º C, 5.º D, 6.º C e 6.º E, acompanhados pelos nossos professores, fizemos uma visita de estudo a Vila do Conde para visitar a Nau Quinhentista e a Alfândega Régia.
Fizemos a viagem de autocarro. Estava um dia chuvoso, mas durante o tempo em que estivemos lá a chuva deixou-nos aproveitar o momento de exploração à nau. Nesta réplica de uma embarcação do século XVI, pudemos descobrir como era a vida dos marinheiros a bordo. Os quartos onde dormiam, o compartimento do boticário onde ele tratava os marinheiros doentes, a sala do capitão, a do escrivão com os seus registos ao longo das viagens fascinaram-nos e, ao mesmo tempo, fizeram-nos refletir sobre as más condições que eles viviam nessa época. À partida para a viagem eles iam com o cabelo e a barba rapados e bastante gordinhos. À chegada, vinham cabeludos e muito magros. Achámos interessante a coberta onde os navegantes guardavam os mantimentos para a longa viagem e, de volta, traziam riquezas, como canela, pimenta, ouro, prata, algodão ou sedas finas.
Na Alfândega Régia, o pesador junto a uma enorme balança de madeira, o juiz da alfândega, os comerciantes ou o escrivão eram algumas das figuras que representavam o que se fazia numa alfândega. Ainda nesta sala, tivemos oportunidade de observar, ali expostos, amostras de muitos dos produtos que se comercializavam na época.
A seguir, através de maquetes, soubemos como se construía uma nau, tendo assistido à explicação pormenorizada de uma guia.
Achámos esta visita muito interessante e viemos mais ricos em conhecimento.

Agrupamento