Documentos orientadores

Projeto Educativo de Agrupamento

O Projeto Educativo de Agrupamento (PEA) “está ligado à ideia de antecipação da ação e da operacionalização de um querer que se situa no futuro”, concretamente numa época em que se impõe uma transformação da escola no sentido de qualificar as crianças e jovens para as exigências da sociedade atual.
Pretende ser um projeto educativo comum e plural que evidencie o garante do direito de cada aluno a uma educação inclusiva e que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade, promovendo maiores níveis de coesão social, ao encontro do disposto no Decreto Lei n.º 54/2018 de 6 de julho.

Plano Plurianual de Atividades

O presente Plano Plurianual de Atividades pretende concretizar-se a partir da elaboração de planos anuais de atividades, durante o triénio 2018-2021, tendo em consideração a organização/funcionamento do Agrupamento definida no seu Regulamento Interno. Estes documentos pretendem orientar e concertar a ação educativa do Agrupamento definida no Projeto Educativo do Agrupamento (PEA)/Plano Plurianual de melhoria TEIP, operacionalizando os princípios, os valores, as metas e as estratégias neles consagrados. Anualmente, serão realizados relatórios trimestrais e anuais de atividades, no âmbito das práticas de monitorização, acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Resende.

Regulamento Interno

O presente regulamento interno (RI) define o regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas de Resende, (AER) de cada um dos órgãos de administração e gestão e das estruturas de orientação educativa, bem como os direitos e deveres da comunidade escolar, em conformidade com os princípios consignados no 21.º do Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na sua atual redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, definindo o regime jurídico de autonomia, administração e gestão escolar fazendo a apologia e valorizando o reforço da participação das famílias e comunidades na direção estratégica dos estabelecimentos de ensino, fortalecendo na liderança das escolas e reforçando também a sua autonomia.

Plano Plurianual de Melhoria TEIP

O presente Plano Plurianual de Melhoria TEIP (PPMTEIP), elaborado para o período compreendido entre os anos letivos 2018-2019/2020-2021, vai ao encontro do estipulado no atual Projeto Educativo do Agrupamento, recentemente aprovado pelo Conselho Geral e visa: garantir a inclusão de todos os alunos; melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem; operacionalizar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade; promover o exercício de uma cidadania ativa e informada; prevenir o abandono, absentismo e indisciplina dos alunos.